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Marketing digital: o que é, como fazer, estratégias e TUDO sobre

Quem tem uma empresa, seja um negócio online ou presencial, precisa investir em estratégias de marketing digital. Isso porque, com a presença online cada vez mais forte, esse se tornou um meio de ficar mais perto ainda do público consumidor.

O marketing digital pode ser definido como o conjunto de atividades que uma empresa põe em prática. O principal objetivo é divulgar a sua marca.

Assim, quando uma empresa quer desenvolver a sua identidade visual, e se tornar forte em seu segmento, ela precisa traçar um plano estratégico para garantir a sua consolidação no mercado.

Deseja saber um pouco mais sobre marketing digital? Continue a leitura!

O que é marketing digital?

O marketing está presente nas nossas vidas há muito tempo, desde o século XX. Esse conceito envolve práticas que visam despertar o interesse e a curiosidade de clientes, apresentando soluções ao mercado por meio de produtos.

O marketing apareceu como uma forma de agregar valor, o que pode ser percebido tanto pelo consumidor, quanto pelo empreendedor. É uma forma de estreitar um relacionamento lucrativo.

Algum tempo depois, com as dinâmicas sociais mudando, também houve mudanças na forma como se fazia marketing, foi quando surgiu o conceito de marketing digital.

O marketing digital é todo o processo de promoção de um produto ou serviço por meios digitais. Para que essa estratégias aconteçam, é preciso envolver as técnicas do SEO, marketing de conteúdo e inbound marketing, por exemplo. O conceito de marketing digital se consolidou mais precisamente na década de 90, quando as pessoas começaram a utilizar equipamentos tecnológicos.

Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing, já mostrava as suas ideias em 1963. Segundo ele, o marketing é um processo social no qual as pessoas satisfazem desejos e necessidades com três qualidades dos produtos e serviços: criação, oferta e livre negociação.

Porém, atualmente, é fato que este conceito de marketing se estendeu aos meios digitais. Logo, é impossível imaginar estratégias de marketing que não usem os meios digitais. Isso fica evidente no quanto a empresa pode perder ao não investir seus esforços nas mídias sociais para ampliar ainda mais o seu público.

Sendo assim, é muito importante investir em marketing digital, sobretudo conhecer bem esse contexto e como as ferramentas podem ajudar a ganhar ainda mais visibilidade e se sobrepor a concorrência.

Os 8 Ps do marketing

Os 8Ps do marketing surgiram como uma forma de melhorar a experiência do público consumidor, através de ações que podem garantir o sucesso na estratégia de marketing. Os 8Ps são:

  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção;
  • Produtos;
  • Pessoas;
  • Processos;
  • Posicionamento;
  • Performance;

Os três últimos, Processos, Posicionamento e Performance, são fundamentais para verificar se, de fato, as estratégias traçadas estavam alcançando os resultados desejados. A partir dessas experiência, o empreendedor pode tomar decisões, a fim de melhorar ainda mais a experiência do consumidor. Afinal, essa é uma das grandes vantagens do marketing digital, um relacionamento muito próximo com o público consumidor.

Como o marketing digital surgiu?

O marketing digital surgiu próximo da década de 90, e a internet foi uma grande impulsionadora dessa ferramenta, muito embora outros meios, como rádio, também contribuíram, mesmo que timidamente, para a consolidação dessa estratégia.

Foi nessa época que alguns modelos de redes sociais surgiram, e a partir de então ferramentas de pesquisa como Yahoo e MSN. Esses elementos viraram a chave dos empreendedores, fazendo que o conceito de marketing, como era conhecido antes, fosse levado a um outro patamar: ao do digital.

Quando os e-mails surgiram foi mais do que decisivo: tornou-se um ótimo recurso para promover produtos e serviços de uma marca. Mas, na verdade, a grande ascensão do marketing digital ocorreu nos anos 2000, com o surgimento da ferramenta Google.

Sendo assim, com o aprimoramento da tecnologia, as estratégias de marketing digital também estão em constante mudança, exceto uma caracterítica que permanece a mesma: os clientes que devem ir até a marca, não o contrário.

Quais são os principais conceitos do marketing digital? 

Agora que já sabemos um pouco sobre marketing digital, que tal conhecer alguns dos seus principais conceitos? Confira abaixo:

Persona

A persona é o seu perfil de clientes, os quais apresentam características que precisam ser analisadas. Você identificará a persona por meio da idade, sexo, estilo de vida.

A definição desse público se dará dentro de uma própria análise interna na empresa.

Lead

O lead é o que chamamos de cliente em potencial. Isso porque em algum momento ele demonstrou alguma espécie de interesse pelos seus produtos.

Dentro da estratégia de marketing digital, ele vai surgir como alguém que demonstrou interesse ao acessar a sua página e fornecer dados para saber a respeito de produtos e promoções.

Customer Relashionship Management (CRM)

É um software responsável por realizar a gestão entre empresa e consumidor.

Algumas das funcionalidades presentes nessa ferramenta são cadastro de clientes, controle de follow-up e muitos mais.

SEO

SEO, ou Search Engine Optimizacion, compreende um conjunto de estratégias para uma empresa estar bem posicionada nos mecanismos de busca.

Essa ferramenta é responsável por garantir uma maior visibilidade e autoridade dentro dos mecanismos de busca.

Landing page

As landing Pages são páginas que têm o objetivo de fazer com que as pessoas se tornem visitantes ou clientes, os leads.
Geralmente, oferecem e-books, ou ainda venda de produtos.

Funil de vendas

O funil de vendas compreende as etapas que levam até a ação final, dizendo de modo bem resumido. Isso compreende o momento em que o cliente toma conhecimento da sua marca, até o momento em que ele adquirir um produto.

Essa ferramenta é importante para que o empreendedor direcione os seus investimentos, pois é uma forma, também, de conhecer o seu público-alvo.

Call to action (CTA)

As CTAs funcionam como uma estratégia para incentivar o consumo por parte do visitante. É traduzida como “Convite para a ação”.

Sendo assim, o seu objetivo é guiar o seu cliente ao próximo passo, a exemplo da finalização de uma compra.

Content Management System (CMS)

É uma ferramenta que possibilita produção e edição de conteúdos em ambiente online, isso sem que haja conhecimentos técnicos sobre essa etapa. Com esse recurso você pode criar, por exemplo, sites e blogs.

Fluxo de nutrição

São e-mails programados pela empresa, os quais têm a finalidade de estreitar laços entre empreendedor e clientes.

Esses são alguns conceitos principais do marketing digital. Eles vão te ajudar a definir a melhor estratégia para o seu modelo de negócio. 

Referência: Rock Content, Resultados Digitais, Hotmart, Neil Patel

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