Início » Topo de Funil: formatos de conteúdo ToFu, como criar e como aplicar
topo de funil

Topo de Funil: formatos de conteúdo ToFu, como criar e como aplicar

O Topo de Funil é o primeiro contato que o seu cliente terá com você. Nesse momento, a sua responsabilidade é conscientizar o cliente sobre uma possível demanda que ele precisa resolver.

No entanto, é preciso ter cuidado com algumas ações, como divulgar demais a sua marca nessa primeira etapa, pois isso pode afastar a possibilidade de compra desse consumidor.

Quer saber mais sobre o Topo de Funil? Continue a leitura!

O que é Topo de Funil?

Sabe quando temos a necessidade de buscar alguma solução para um problema, a fim de resolvê-lo? Essa é a primeira etapa do Topo de Funil (ou ToFU) de vendas. É através dele que clientes vão ter o primeiro contato com a sua marca.

Nessa primeira etapa, o objetivo central é conscientizar o seu cliente acerca da sua marca. Isso é feito através da elaboração de conteúdos educativos, com a finalidade de apresentar algumas soluções aos compradores.

Sendo assim, podemos definir o topo de funil como um pontapé inicial para despertar a curiosidade de novos compradores, almejando a conversão como objetivo final. Além disso, é uma oportunidade de despertar a sensação de que a sua marca é justamente a solução que o cliente precisava.

Como criar conteúdo para essa etapa?

Para criar conteúdo nessa primeira etapa de conscientização do seu cliente, você deverá levar em consideração:

1- Facilidade de acesso

Nessa etapa, a sua persona já está definida. Isso te ajudará a conduzir o seu público-alvo a encontrar a solução dentro da sua marca.

Sendo assim, é crucial que este conteúdo seja fácil e objetivo para atrair um grande público curioso.

Por último, lembre-se: o seu cliente ainda não conhece as especificidades do conteúdo, por isso a necessidade de fácil acesso e clareza.

2- Objetividade

Objetividade é construir uma comunicação clara e com objetivos bem definidos.

O consumidor é uma espécie de público que busca informação e não gosta de propagandas estereotipadas. Portanto, evite a divulgação direta em seus conteúdos e valorize a teoria e a informação.

3- Cuidado com a informação direta

Essa dica está relacionada com o cuidado com o conteúdo de propaganda. Ou seja, você deve evitar citar o nome da sua empresa nessa primeira etapa.

Ao mencionar toda hora a sua empresa, o usuário vai concluir que o seu conteúdo é mera propaganda e vai desistir de interagir. E você não deseja isso, né?

Vale lembrar que, nesta etapa, o importante é despertar a curiosidade com conteúdo de valor, a fim de gerar leads qualificados.

Quais conteúdos produzir para topo de funil?

Já sabemos um pouco mais sobre como criar conteúdos para essa etapa. Então, que tal saber quais conteúdos produzir no ToFu? Veja abaixo:

Nas redes sociais

A criação de consciência no público do topo de funil precisa ser efetivada nas redes sociais.

O fato de possuírem versatilidade natural e transparência dá a oportunidade de realizar uma comunicação mais próxima e humanizada. Ou seja, é mais difícil nas redes sociais cairmos em propostas muito mecanizadas.

Sendo assim, uma boa estratégia é usar recursos visuais impactantes, tendo em vista que as redes sociais giram em torno dessa premissa.

Nas newsletter

Funcionam como um excelente meio para divulgar conteúdos.

Portanto, essa é uma estratégia que envolve o direcionamento para conteúdos mais específicos, objetivando avançar para as próximas etapas do funil.

Em blogs

Ao acessar um conteúdo novo, o usuário pode ter sua curiosidade estimulada. Futuramente, isso pode se tornar uma demanda para ir mais afundo no conhecimento.

Por isso, esse primeiro contato deve contar com uma facilidade de acesso. Além disso, devem direcionar esforços para aguçar a curiosidade do leitor para que ele busque mais informações, a exemplo das CTAs que podem impulsionar ações para que eles busquem informações que você produziu sobre o mesmo tema.

Em webinários

Webinários costumam contar com menos esforços quando comparado com a elaboração de e-books.  Por esse motivo, webnários ajudam a realizar a conversão de clientes com uma facilidade bem maior.

Sendo assim, você pode fazer parcerias com pessoas de outras áreas, a fim de promover mais visibilidade.

Em e-books

Essa técnica é muito eficiente para gerar leads. É uma estratégia que coloca à disposição conteúdos de interesse do seu cliente .

Você pode elaborar um e-book e solicitar dados de contato para enviá-lo ao seu consumidor. É uma forma de você ter autorização para enviar e-mails, por exemplo, sobre outros tópicos que podem interessar.

Como planejar esses conteúdos?

Para que você possa planejar bem esses conteúdos, siga as nossas dicas abaixo:

1- Google Suggest

É uma ferramenta gratuita para você saber um pouco mais sobre os anseios do seu público, e ajuda muito a encontrar conteúdos para essa etapa do ToFU.

Você digitará perguntas sobre o seu ramo e o Google Suggest fará todo o resto, completando os termos da pesquisa. Legal, né?

Essa ferramenta vai te mostrar algumas pesquisas mais populares, o que vai te ajudar com a escolha de palavras-chave.

Você pode também usar perguntas, a exemplo de: o quê, quando, onde por quê etc. Isso vai te ajudar a concluir quais serão os primeiros tópicos do topo de funil.

2- Faça uma pesquisa com os seus clientes

Realize uma pesquisa de satisfação com os seus clientes, a fim de entender quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa. É importante investir nessa estratégia com clientes recentes, tá?

Com as respostas, você vai ver que há uma tendência de pensamento e comportamento, e essa tendência será fundamental para você construir o seu topo de funil.

3- Foque nas dores dos seus clientes

Você ficou sabendo sobre as principais necessidades dos seus clientes ao realizar a pesquisa diretamente com eles. Então, por que não investir em conteúdos que tratam justamente disso? É uma forma de “relembrar a ferida”.

Sendo assim, você poderá investir em conteúdos que apresentam uma espécie de solução, o que pode chamar a atenção do consumidor.

Algumas sugestões para você abordar as dores são com informações sobre:

  • Problemas isolados
  • Explicar conceitos
  • Lista de erros

4- Fale sobre os problemas

Você poderá produzir conteúdos que tratem de fatores bem específicos.

Sendo assim, uma forma de realizar essa abordagem é com a conscientização sobre possíveis consequências caso o problema em questão não seja solucionado. Daí, você poderá aproveitar o espaço para explorar soluções.

5- Explore os espaços

Estimule o consumidor para que o espaço que existe entre o problema e sua possível solução seja desconstruído.

Dessa forma, você pode influenciar o cliente com a estratégia de comparação de duas situações, além de, também, investir em possíveis sintomas causadores desse empecilho.

As 6 melhores práticas para criar conteúdo de topo de funil

As 6 melhores práticas para criar conteúdo de topo de funil são:

1- Clareza e objetividade

Clareza e objetividade vai bem em todos as situações da vida, não é? Isso se aplica aos negócios também.

Por isso, você deve elaborar um material estrategicamente, sem exagerar ou extrapolar muito as informações.

Um último ponto importante, e que você precisa ter em mente, é que nessa etapa as pessoas buscam apenas sanar a sua curiosidade, o que quer dizer que você deve evitar propagandas nessa etapa do funil.

2- Jamais cite a sua empresa

Isso porque não sabemos se o cliente que acessou o seu site, por exemplo, está interessado nos seus serviços.

O ato de mencionar a sua empresa nessa primeira etapa funciona como uma espécie de propaganda, o que pode gerar um desinteresse em quem acessou o seu conteúdo.

Portanto, essa, com certeza, é uma estratégia que deve estar bem longe do topo de funil. Tá?

3- Conteúdo de fácil acesso

O conteúdo de fácil acesso é o que fará com que seu cliente veja que ele tem um problema pendente para buscar uma solução.

Por isso, essa primeira etapa deseja conquistar a atenção desses curiosos que, de alguma maneira, sabem pouco do problema e desejam saber mais. Por isso, as informações devem ser dispostas estrategicamente para manter esse usuário com você.

4- Use as redes sociais

As redes sociais revolucionaram a nossa percepção de mundo, tendo em vista que podemos encontrar uma grande diversidade de produtos em um simples toque.

Dessa forma, você pode usar esse meio para a elaboração de dicas, e também investir em postagens patrocinadas para que o seu alcance seja ainda maior.

5- Crie landing pages

Você vai oferecer recompensas em função de uma troca de dados. Alguns exemplos são:

  • E-books
  • Webinars
  • Aulas
  • E muito mais

6- Direcione para outros conteúdos

O uso de CTAs pode te ajudar muito a direcionar os clientes para outros conteúdos dentro do seu site.

Dessa forma, você poderá colocar links no texto, os quais fazem parte do mesmo assunto, a fim de que o usuário realize a ação de consumir mais sobre o tema.

Qual é a importância do topo de funil?

Alguns fatores justificam a importância do topo de funil. São eles:

Primeiro contato

Aqui, é literalmente o primeiro contato do seu cliente em potencial com a sua empresa. Portanto, é importante investir em estratégias efetivas de criação de conteúdo, por exemplo, a fim de garantir uma boa primeira impressão ao seu cliente.

Realização de descobertas

É um tipo de gatilho que você vai acionar nessas pessoas, fazendo com que elas percebam a necessidade de um produto ou serviço que não tinham sequer imaginado antes.

Sendo assim, é um importante gatilho para gerar interesse e promover a solução.

Educa os usuários

É uma forma de as pessoas buscarem novas informações sobre um problema do qual não tinham conhecimento.

Sendo assim, invista em conteúdos de qualidade para educar o seu público.

Exemplos de conteúdos de topo de funil de grandes empresas

Mais do que saber sobre dicas e boas práticas dentro do ToFu, é importante ver grandes exemplos na vida real. Né?

Alguns exemplos de topo de funil de grandes empresas são:

CJ Automotiva

Essa empresa do ramo automobilístico utiliza uma estratégia interessante no topo de funil: ela elaborou uma tabela para a troca de óleo, levando em consideração o ano e modelo do carro. Para ter acesso, o cliente precisará fornecer alguns dados.

Sallve

Essa é uma empresa do ramo de cosméticos que usa um formulário para saber o tipo de pele, entre outros dados, para depois recomendar produtos para o seu cliente.

Ao responder esse formulário, os clientes fornecem de forma voluntária dados como idade, sexo, e-mail. Sendo assim, a estratégia utilizada pela Sallve para captar clientes é justamente através das respostas no formulário elaborado pela empresa.

XP Educação

Ela oferece cursos de, graduação, pós-graduação e MBA. Além disso, a empresa usa postagens em blog para responder algumas dúvidas e garantir mais visibilidade e autoridade no mercado.

Zendesk

Essa plataforma elabora seminários on-line como uma forma de conseguir a atenção dos seus clientes. Ao disponibilizar conteúdos, para o cliente ter acesso ele precisa oferecer alguns dados.

Pluga

Produz conteúdos nas redes sociais com o objetivo de gerar mais visibilidade e engajamento para a sua empresa. Tudo isso com a finalidade de gerar novos leads.

Essas foram algumas informações importantes que compilamos para você saber mais sobre o topo de funil. Agora, é a sua vez de colocar a mão na massa!

Gostou do nosso conteúdo? Continue com a gente!

Referências: Nuvem shop, Rock Content, Resultados Digitais, Hubspot, Leadster, Surfe, Ead Plataforma, Serasa Experian

Selecionadas para você

3 thoughts on “Topo de Funil: formatos de conteúdo ToFu, como criar e como aplicar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *