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Marketing humanizado: o que é e por que implementá-lo?

O marketing humanizado compreende um conjunto de estratégias menos robóticas em conteúdos, atendimento e divulgação. Contudo, mesmo que você utilize inteligência artificial em propostas empresariais que requerem automação, é preciso sempre o trabalho humano. Ou seja, o recurso humano é utilizado para criar proximidade com o público.

Neste sentido, a criação de conteúdo aproxima a marca do consumidor, pois parte de uma mente humana. Assim, com a ajuda de algoritmos e palavras-chave, criam-se conexões mais próximas e humanizadas. Quer saber mais sobre o que é marketing humanizado e por que implementá-lo? Continue com a gente!

O que é o marketing humanizado?

O marketing humanizado é uma estratégia que tem como objetivo construir uma aproximação afetiva com os seus consumidores. Ou seja, é uma forma de construir um relacionamento mais humano, distante da ideia de que essas pessoas são apenas clientes.

Logo, para que esse relacionamento seja construído pela empresa, é importante se atentar para todas as etapas que fazem parte do funil de vendas, observando bem quais são os desejos e soluções que o seu cliente busca.

Essa estratégia, firmada através do marketing digital, surgiu a partir de uma necessidade: as pessoas não buscam apenas produtos, buscam também ligações, conexões com as empresas. Sendo assim, essa necessidade pode impactar, e muito, na experiência positiva do consumidor.

Por último, vale a pena mencionar que não existe uma receita pronta para implementar o marketing humanizado na sua empresa. Na verdade, o que você deve fazer é explorar a sua criatividade e as ferramentas disponíveis, como as redes sociais, para se aproximar do seu público.  Abuse de três pilares essenciais na sua abordagem: ética, emoção e empatia.

Por que implementar essa estratégia em sua empresa?

Ao construir uma relação mais estreita e humana com o seu público, você pode alcançar ligações mais próximas e permanentes.

Lembre-se: o consumidor sempre vai em busca de conforto, e essa necessidade também é projetada quando ele deseja consumir com uma marca em específico. Sendo assim, ao investir em um bom relacionamento, pode ser que se tenha uma grande chance de ele voltar a comprar com você.

Algumas das vantagens para implementar essa estratégia são:

  • Fidelização;
  • Custo baixo para aquisição de clientes;
  • Melhor valor do produto;
  • Novas ideias;
  • Fortalecimento da marca;

Tá vendo só o quanto pode ser vantajoso investir nessa estratégia?

Como implementar o marketing humanizado na sua empresa?

Separamos algumas dicas para você implementar o marketing humanizado na sua empresa. Acompanhe:

1- Tenha empatia

Em toda ação de marketing, a empatia vale ouro. Ou seja, vendo a empatia como um sentimento que vai além de se colocar no lugar do outro, podemos obter bastante sucesso. Assim, a empatia é fazer uma identificação com o outro sobre o olhar do consumidor, por exemplo.

Pode ser complicado, mas, nas propostas de marketing, de maneira geral é o mínimo que o seu público espera.

2 – Crie um storytelling (marketing humanizado)

A princípio, storytelling vem do termo inglês story que significa história. Já telling, significa contar.

Entretanto, esta técnica vai além do que uma simples narrativa. Ou seja, consiste em uma arte de contar uma história. Sendo assim, são utilizadas técnicas de roteiristas e escritores para transmitir uma história que fique gravada na memória do público.

Portanto, na perspectiva do marketing humanizado, a estratégia de roteirizar o tempo de uma empresa é um valor de divulgação.

Neste sentido, você pode criar a história de sua empresa para passar uma impressão humanizada. Além disso, nessa narrativa, você pode colocar processo produtivo, curiosidades, cultura da empresa, entre outras características.

3- Ética e valores

A ética e valores são a base para toda empresa. Sendo assim, no marketing humanizado é preciso expressar todos os valores que a sua empresa carrega.

Assim, você pode expor os valores de convivência interna por meio de uma comunicação saudável com os funcionários. Além disso, você pode mostrar os valores que a empresa está realmente comprometida.

Neste sentido, nada vale falar de sustentabilidade ambiental se empresa não tem nenhum programa desta espécie em ação. Portanto, quando isso acontece, soa como oportunismo. Vamos evitá-lo, tá?

4- Marketing humanizado com bots na humanização

A princípio, o uso de robôs e inteligência artificial em uma estratégia de marketing humanizado parece muito contraditório.

Contudo, ela tem valor quando desmistificamos os mitos de futuro que todos vão ser substituídos pela máquina. Neste sentido, vemos a funcionalidade de cada um. Ou seja, para análise de dados, mesmo em um processo de comunicação, o equipamento de IA é indispensável.

No entanto, no mesmo processo comunicativo, também estão as pessoas que criam e atendem em vários departamentos.

5- Crie formas personalizadas de comunicação

Essa meta de comunicação consiste em se aproximar mais de seu público. No entanto, para criar uma estratégia de proximidade e interação, é necessário saber a localização de seu consumidor na jornada de compras.

Na solução de seu problema, você pode estabelecer uma conversa próxima com seu potencial cliente. Porém, se ele já sabe a solução do seu problema, a conversa pode ser outra. Assim, você pode partir para ajudar na decisão de sua melhor opção.

6- Convívio e conversa no marketing humanizado

Se você já tem seu público-alvo fidelizado, procure conversar com ele por meio de perguntas. Sendo assim, estabeleça uma troca de planos e desejos. Quanto mais a sua empresa investir em uma aproximação, melhores serão os resultados.

7- Conheça a sua persona

A melhor forma de construir uma relação mais íntima é conhecendo a sua persona. Para isso, trabalhe com dados de visitas no seu perfil, além de obter informações através de clientes que são muito ligados a sua marca.

Ao juntar as informações, você terá mais autoridade para construir um bom relacionamento com o seu público-alvo.

8- Dê espaço para o slow content

Isso quer dizer que você precisa enxergar o tempo como seu amigo, não como seu inimigo. Sendo assim, invista em conteúdo de qualidade, o que com certeza leva um período maior para reunir informações relevantes e importantes.

9- Crie uma comunidade com os seus clientes

Essa é uma forma muito eficiente que você pode usar para se aproximar dos seus clientes. Você pode fazer isso através de:

  • Eventos online;
  • Grupos nas redes sociais;
  • Criar uma área exclusiva no seu site;

Todos esses recursos podem te ajudar a entender melhor quais são as verdadeiras necessidades e expectativas do seu público.

10- Linguagem de acordo com a audiência

Toda comunicação envolve uma escolha de linguagem que seja acessível para quem faz parte do diálogo. Sendo assim, para construir uma relação mais próxima, você precisa falar a língua do seu cliente, literalmente.

11- Mostre quem são as pessoas por trás da sua marca

A sua empresa é construída por pessoas. Então, por que não mostrar isso para o consumidor? Você pode convidar especialistas para falar de determinados assuntos dentro do seu blog, ou ainda introduzir os colaboradores na criação de conteúdo nas suas redes sociais. O que vai determinar a melhor forma de explorar isso é a sua criatividade, além do ramo de atuação no mercado.

12- Não fale apenas de negócios

Falar sobre produtos e promoções é importante, mas não é tudo dentro de uma estratégia de marketing humanizado. Dessa forma, um exemplo para ir além de negócios é a promoção de conteúdos para divertir o seu cliente, ou mesmo abordar algumas dicas que possam interessá-los.

13- Elabore recomendações personalizadas

Quem não gosta de receber uma atenção única? Isso faz com que a gente se sinta valorizado, não é? O marketing humanizo segue essa mesma lógica.

Você pode personalizar conteúdos através de emails, os quais vão levar conteúdos personalizados a partir do comportamento de cada cliente. Isso quer dizer que você tem que encontrar um padrão de comportamento, até porque é impossível atender um a um.

E então, o que achou da matéria? Se gostou, continue com a gente e leia também: Topo de funil: o que é como criar conteúdo para esta etapa? e 8 dicas de como proteger a senha do Instagram

Referências: Resultados Digitais, Rock Content, Operand

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