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Data storytelling: o que é, como fazer e quais dados usar?

Data storytelling: o que é, como fazer e quais dados usar?

Contar histórias nem sempre é tarefa fácil, pois o sucesso depende diretamente do envolvimento do público, da construção narrativa, da relevância das informações e de outros fatores. Atualmente, uma estratégia eficaz é a narrativa baseada em dados, que enriquece a troca de informações e facilita o entendimento ao criar contexto, personagens e uma narrativa envolvente. Essa técnica é conhecida como data storytelling.

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre esse recurso? Continue a leitura!

O que é o data storytelling?

O data storytelling é uma estratégia cativante de contar histórias por meio de dados, de modo que a informação a ser apresentada fique mais acessível. Essa é uma forma de apresentar dados muito mais eficiente tanto para o público de uma empresa, quanto para o público externo (ou seja, clientes) porque tentar compreender e interpretar números nem sempre é uma tarefa simples para todo mundo.

A partir disso, aqui é importante que você saiba sobre duas formas de contar a história: através visualização de dados e narração de dados.

No primeiro caso, não é necessário um contexto, somente o relato dos dados coletados. Na narração de dados, um enredo é construído. E esse é o objetivo que o data storytelling almeja: contar a história de dados por meio de uma narrativa, personagem e contexto, aspectos que possibilitam que a história seja contada de modo atraente para conquistar o público.

Portanto, o data storytelling é muito mais que interpretar dados, é uma forma de construir uma história atraente e interessante com o objetivo de mostrar o porquê de os dados mudarem em um determinado período, por exemplo. Seu objetivo é tornar a informação acessível e fácil de entender.

Por que usar essa técnica?

Investir em uma estratégia de comunicação acessível é um grande passo para determinar o seu sucesso em meio ao seu público-alvo. Sendo assim, o data storytelling é uma forma de conquistar a atenção do seu público e deixar a chatice de dados um pouco mais atraente e palpáveis.

Outro aspecto que é muito positivo nessa técnica é o fato de gerar conhecimento de maneira mais fácil, o que contribuiu também para um engajamento através do próprio marketing, o que vai ter proporcionar bons frutos.

Logo, usar essa técnica é fundamental para fortalecer a sua credibilidade no mercado, tendo em vista que informações falsas podem surgir, e ter à mão informações que possam contribuir com a sua imagem é de extrema importância para se consolidar no mercado.

Como usar o data storytelling?

Sabemos, agora, que usar a técnica do data storytelling fortalece a relação com o público e, também, constrói uma imagem de credibilidade.

Aqui, portanto, precisamos saber qual a estratégia mais eficaz para inserir essa proposta no seu modelo de negócio. Vamos lá?

Fale sobre os insigths

Seja para vender uma ideia, seja para expressar um ponto de vista, ter um planejamento sobre o que será transmitido ao seu cliente é de extrema importância, pois evita que informações desnecessárias sejam adicionadas a sua história.

Dessa forma, faça o seguinte questionamento: de que modo você deseja inspirar o seu público? Essa pergunta vai guiar o seu planejamento!

Promova o compartilhamento

Planejar uma forma atrativa e fácil de compartilhar é importante para gerar mais engajamento e visibilidade por outras pessoas.

Dessa forma, faça algo que desperte o interesse a ponto de ser uma informação passada pra frente.

Seja claro

O data storytelling tem o objetivo de tornar o conteúdo chato, e às vezes pesado, em algo mais agradável e fácil de compreender.

Dessa forma, invista em uma linguagem clara, podendo inclusive abusar de recursos visuais para atingir tal objetivo.

Relacione palavras e imagens

Ao relacionar imagem com palavras, você poderá definir pontos essenciais, os quais devem sobressair de alguma maneira na sua história. Esse recurso tem a finalidade de aumentar a interação sem uma sobrecarga de informações para o seu público.

O que não fazer com storytelling?

Além de ser importante saber como usar o data storytelling, é também essencial compreender aspectos que podem ser evitados nessa estratégia. Sendo assim, acompanhe três características que podem te impedir de fazer um bom uso dessa ferramenta. São eles:

Linguagem Técnica

Evite falar muito sobre dados e invista no que eles estão comunicando, com um contexto fácil e interativo. Isso vai despertar mais o interesse de quem está acompanhando.

Gráficos

Os gráficos são essenciais para a sua história, no entanto precisam ser bem planejados. Evite muitas informações e proporcione um design mais intuitivo e fácil.

Saturação

Foque sempre em informações relevantes, as quais possam despertar o interesse e a curiosidade do seu ouvinte. Excesso de ideias nem sempre é bom, concorda?

Acima, listamos alguns aspectos que você deve evitar caso considere essa estratégia de contar história através de dados.

Principais ferramentas para o data storytelling

Confira abaixo algumas ferramentas para o data storytelling:

Google Seach Console

O Google Seach Console tem a finalidade de verificar a presença e resolver possíveis problemas no motor de busca.

Stilingue

Essa ferramenta monitora as redes sociais, fornecendo aspectos sociais e regionais dos perfis, além de fornecer dados sobre a interação com a concorrência.

Jupyter notebook

É um tipo de aplicação em forma de dados, a qual funciona como um recurso para facilitar o entendimento acerca de um grande volume de informações coletadas.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta que auxilia a verificar o comportamento de usuários em sites, por exemplo, e os fatores relevantes que ajudam a promover a conversão.

Agora que já conhecemos bem o data storytelling, que tal colocar essas informações em prática? Mão na massa!

Referências: Rock Content, Insper

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