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Data marketing e conteúdo: como relacioná-los na estratégia?

O data marketing é uma estratégia de coleta e análise de dados do mercado. Isso quer dizer que ela é focada em alguns elementos como público-alvo, concorrência, tecnologia e produtos.

Atualmente, o marketing digital está cada vez mais aparelhado. Portanto, se você quer divulgar uma marca de produtos ou serviços, precisa usar muitas ferramentas digitais para alcançar os objetivos desejados.

Vamos entender um pouco mais dessa estratégia? Boa leitura!

O que é data marketing?

O data marketing é uma estratégia de divulgação baseada em informação consolidadas através de dados. Nela, usamos dados do mercado para as campanhas ter mais sucesso, e garantir que os esforços das campanhas caminhem para a direção certa.

O marketing sempre usou informação de nicho, com pesquisas de produtos, público e concorrência, sem a precisão que campanhas na internet proporcionam por meio de dados. O data marketing é uma estratégia voltada mais para o uso digital, e para isso é necessário o uso de ferramentas e métricas da internet para acompanhar a receptividade das ações.

Sendo assim, o data marketing em boas campanhas vai além de ser uma estratégia, podendo se tornar a real estrela da campanha, pois os dados coletados serão determinantes em qualquer decisão.

Logo, fazer um bom uso dessa estratégia pode ser uma forma de garantir uma maior visibilidade diante da concorrência no mercado.

Qual a contribuição do data marketing para a criação de conteúdo?

O data marketing é uma forma inteligente de definir a persona e garantir um planejamento mais assertivo. Dentre as contribuições do data marketing para a criação de conteúdo estão:

1- Faz você conhecer seu público-alvo

As ferramentas de data marketing vão garantir uma aproximação com seu público. Logo, você pode saber com quem está falando por meio de suas estratégias.

Assim, sabe os seus desafios e motivações, bem como quais problemas precisam de soluções. Além disso, com os dados nas mãos, você sabe o comportamento de seu público, a exemplo de como vivem, quem são e do que gostam.

Portanto, conhecendo todas essas caraterísticas, seu conteúdo será extremamente relevante.

2- Ajuda a mapear o canal de promoção

Pelo data marketing você pode saber qual canal é mais forte para a sua campanha. A partir disso, você pode escolher promover seu conteúdo entre blog, redes sociais, e-mail, entre outros.

Além disso, entendendo o funcionamento de cada canal de divulgação em relação ao seu público, você diversifica seu marketing. Ou seja, você pode adequar o conteúdo a cada canal.

Por último, vale lembrar que a persona usa vários canais ao longo de sua jornada de compras.

3- Analisar a concorrência

Com uma estratégia de data marketing bem planejada, você pode monitorar a concorrência. Ou seja, saber que tipo de estratégias seus concorrentes estão usando.

Portanto, é bom conhecer de perto outras marcas para ter mais competitividade. Além disso, ela fornece também um conhecimento de sua posição no mercado.

4- Melhora seu planejamento de pautas

Com uma estratégia de aquisição de dados de seu público, fica bem mais fácil planejar os assuntos que vai desenvolver, fazendo com que o planejamento dos posts seja mais fácil. Portanto, com o data marketing, a escolha de temas relevantes será muito mais ágil.

Neste sentido, a organização de sua pauta de conteúdos terá mais chances de atrair um público interessado. Além disso, você pode  aumentar o tráfego em seu site.

5- Promove seu produto de forma eficaz

Com as estratégias de data marketing podemos lançar um produto inovador no mercado. Ou seja, se você tem os dados de seus consumidores, você pode saber o que eles querem de novo. Assim, fica mais fácil construir um diferencial diante do mercado.

Neste sentido, os dados farão o seu produto se destacar em relação aos outros. Vale lembrar que o mercado digital é imenso e se não fizermos com que nossa marca se destaque, as coisas não evoluem.

6- Otimiza o processo de marketing

Uma estratégia bem feita de data marketing vai otimizar o tempo do processo de marketing.

Neste sentido, quando existe um gerenciamento orientado por dados concretos, você não perde tempo, garantindo mais produtividade e velocidade nas soluções.

Assim, com estes dados, podemos ter KPIs (indicador-chave de desempenho) para medir o desempenho em cada setor do marketing. Portanto, teremos informações sobre as melhores tarefas que cada equipe precisa fazer.

7- Identificar sazonalidades

Basicamente, em um processo de date marketing, os dados adquiridos mostram a sazonalidade do negócio. Ou seja, a época que determinado produto desperta mais interesse.

Neste sentido, em produtos relacionados aos jogos da copa do mundo, por exemplo, você saberá quando produzir mais informações e divulgações.

Como o data marketing e o marketing de conteúdo se relacionam?

A relação que caracteriza o data marketing e o marketing de conteúdo é justamente a união entre dados e um planejamento mais assertivo para o seu negócio. Quando você tem informações precisas sobre o mercado e o público, planejar conteúdos atrativos e que possam gerar a conversão de clientes fica bem mais fácil.

Sendo assim, o data markketing é uma ferramenta importante para coletar informações tanto do público, quanto dos concorrentes, a fim de que o marketing de conteúdo siga o caminho correto para os propósitos da empresa. Isso porque:

  • Trazem dados sobre os concorrentes;
  • Interesses da audiência;
  • Resultado dos conteúdos;
  • e muito mais.

Como usar os dados na estratégia do marketing de conteúdo?

1- Integre dados e equipes

Isso quer dizer que as informações coletadas precisam estar disponíveis para todos os colaboradores, desde o marketing ao financeiro, pois pode desencadear ideias valiosas para a empresa.

2- Pratique data driven

É uma forma de guardar informações para que sejam compartilhadas com toda a sua equipe, a fim de que o planejamento de ações esteja alinhado aos dados e informações coletadas.

3- Siga as normas LGPD

A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, representa um marco sobre a segurança do usuário. Sendo assim, é primordial que o acesso às informações dos seus clientes só ocorram após o consentimento deles. 

Sendo assim, é importante que esteja claro para o seu consumidor a finalidade de você solicitar as informações listadas.

4- Explore os diferentes tipos de dados

Utilize dados primários, os quais são coletados por você e sua empresa, a fim de entender um pouco mais sobre o perfil do seu público-alvo. Além disso, você também pode usar dados secundários, os quais foram coletados por outras empresas.

5- Aprofunde as informações sobre a audiência

Isso quer dizer que o foco não é apenas, por exemplo, dados demográficos, idade etc. Por isso, é importante estar atento aos desejos imediatos que o público desejar conquistar, como uma informação sobre assuntos que não conhecem.

Sendo assim, foque em apresentar a solução que o seu público deseja.

6- Saiba quais dados devem ser monitorados

Como saber quais dados devem ser monitorados? Essa é uma pergunta importante, pois envolve o planejamento e os objetivos da sua empresa.

Sendo assim, você conseguirá visualizar as KPIs que vão te ajudar a garantir um alcance maior, de modo a acompanhar se os objetivos estão sendo alcançados.

7- Use ferramentas para a coleta de dados

Veja a viabilidade de adquirir ferramentas para que os seus dados fiquem precisos para proporcionar um bom planejamento.

Quais ferramentas de dados usar para auxiliar o marketing de conteúdo?

Até aqui já vimos o que é data marketing e suas técnicas que podemos usar. No entanto, é sempre bom contar com ferramentas que agilizam todo este processo.

Neste sentido, vamos conhecer algumas ferramentas que estão disponíveis na internet:

1- Stilingue

Esta ferramenta possibilita filtrar e analisar tendências por meio de inteligência artificial. Ela analisa dados de conversas, opiniões e influenciadores.

A plataforma captura milhões de publicações ao vivo a partir de notícias, fóruns, blogs rede sociais

2- keeps.I

Com essa plataforma, você pode obter informações em um mesmo lugar de performance de vários canais. Assim, você tem informações sobre o Facebook Ads, Twitter Ads, Bing Ads, YouTube Ads, e Google Ads.

Esta plataforma é gratuita para agências de publicidade, empresas e empreendedores dos mais variados segmentos.

3- SEMrush

É uma ferramenta focada no SEO. Neste sentido, você pode analisar a eficácia de seus conteúdos, além de possibilitar pesquisas de palavras-chave para o planejamento de pautas.

Uma outra vantagem que vale a pena citar é a de que ela mostra caminhos para descobrir temas de interesse de seu público-alvo.

4- Google Analytics

Basicamente, é uma ferramenta voltada para o conteúdo. Neste sentido, ela dá o perfil do público e canais que geram mais tráfego.

Além disso, ele fornece palavras-chave que levam mais clientes ao seu site, e também orienta a produzir conteúdos com mais desempenho.

5- Hotiar

Esta plataforma oferece diferentes ferramentas para saber o grau de interação com seu site. Veja abaixo:

  • Formulário de feedback instantâneo: este formulário aparece no momento que o usuário está navegando e faz com que ele opine sobre o seu site;
  • Mapas de calor: mostram as páginas que estão sendo mais vistas e clicadas.

6- Typeform

Esta ferramenta fornece formulários de pesquisa para coletar dados primários. Ou seja, aqueles dados focados na sua marca. Estes formulários são responsivos, o que permite um formato para computadores e celulares.

Assim, você pode produzir dados qualitativos e quantitativos. Estes dados vão dar um perfil de seus clientes.

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Referência: Rock Content

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