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Conteúdo Viral: Entenda esse fenômeno e crie o seu em 10 passos

Geralmente, um conteúdo viral é aquele que é compartilhado rapidamente em efeito dominó alcançando milhares de pessoas. No entanto, existem alguns elementos essenciais que estão na base deste efeito.

Neste texto, vamos saber como funciona a produção de um conteúdo deste tipo e por qual motivo compartilhamos. 

Acontece quase cotidianamente o fato de compartilharmos novidades na internet com os outros. No entanto, quando perguntamos porque fazemos isso, vem muitas respostas na nossa cabeça. Portanto, além de analisar o conteúdo viral em si, precisamos analisar as nossas ações e o motivo delas.

O que é conteúdo viral?

O conteúdo viral é disseminado rapidamente em todos os veículos da web, redes sociais WhatsApp e outros. O conteúdo viral se apresenta atualmente em várias formas. Por exemplo: vídeos, memes, artigos, quizzes e até infográficos.

Atualmente, o conteúdo viral se tornou uma forma de marketing digital muito eficaz para alavancar sua empresa. Neste sentido é uma ferramenta de alcance, pois ela fura a bolha do segmento e nicho de seu negócio.

Assim, a sua empresa chega a públicos novos em relação à persona. Isto acontece porque o alcance de um conteúdo viral, muitas vezes, chega a ser inestimável.

Podemos apontar alguns benefícios que você pode conseguir com marketing viral, como:

  • Atinge novos públicos;
  • Por meio desse conteúdo as pessoas e outras empresas referenciam a sua marca;
  • Produz forte fidelização dos clientes atuais;
  • Basicamente, é um meio de divulgação orgânico com baixo custo;
  • Cria destaque frente às outras marcas;
  • É utilizado em empresas de todos os tamanhos.

Por que as pessoas compartilham um conteúdo viral?

A princípios tem diversos motivos, como os estilos de conteúdos. Contudo, existe no compartilhamento desse conteúdo um fator psicológico muito relacionado aos gatilhos mentais.

Os gatilhos mentais trabalham na dimensão da sugestão e persuasão. Portanto, o conteúdo viral  é sugestivo quando está conectado ao assunto do momento.

Neste caso, quando é produzido com elementos cômicos relacionados a situações atuais, ele sugere uma concordância. Ou seja, quando a pessoa se diverte com o conteúdo, ela, no fundo, concorda com vários apelos. Neste sentido, em um conteúdo viral pode ter apelos críticos, de descontração, irônicos e inusitados.

Características do conteúdo viral

Geralmente, este conteúdo é trabalhado em direção à diversão. Dessa forma, ele pode ser emocionante e reflexivo. No entanto, dentro das várias características de cada conteúdo, existe um efeito em comum, ou seja, de causar impacto.

Neste sentido, tudo que causa impacto, não é comum ou cotidiano. Assim, este conteúdo precisa ser inusitado.

Dentro da esfera inusitada estes conteúdos, eles podem ser:

  • Provocativos;
  • Divertidos;
  • Inspiradores;
  • São informativos;
  • Emocionantes;
  • Encantadores.

10 dicas para a produzir conteúdo viral

O conteúdo viral precisa causar impacto para viralizar. Nesse sentido, existem dicas preciosas dentro do marketing digital que você precisa seguir. Por exemplo:

1 – Provoque identificação

A identificação mútua é um fator de grande força. Ou seja, você precisa se identificar com seu público e este público com você. Contudo, pense em dois tipos de públicos. O primeiro público é o de seu segmento que você precisa estudar seu comportamento e outras características.

Por outro lado, você precisa analisar as pessoas em geral. Principalmente em relação aos assuntos da atualidade para criar um conteúdo de impacto. Além disso, precisa pensar além de sua bolha também.

2 – Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais estão conectados com a persuasão e a sugestão. Basicamente, são técnicas bem antigas do marketing anterior à internet. No entanto, estas técnicas permaneceram por estarem baseadas em sistemas subjetivos presentes em todas as pessoas.

Assim, em um conteúdo viral, o processo subjetivo presente em qualquer linguagem entra em ação. Ou seja, identificação, sugestão, persuasão e outros efeitos.

3- Relevância e diferença

O conteúdo viral precisa ter relevância, mas com uma forma diferente. Ou seja, todo conteúdo é um argumento que propõe, sugere, denúncia, provoca, informa e muitas outras ações.

Contudo, o jeito que o conteúdo chega no público é a sua forma. Dessa forma, se você quer provocar, mas utiliza uma forma tradicional de comunicação, a sua provocação cai em algo normal cotidiano. Portanto, o formato é a chave para o conteúdo ser viral ou não.

4- Conteúdo emotivo

A princípio, um conteúdo viral mexe com as emoções das pessoas. Neste sentido, pense como um conteúdo pode ir direto na emoção das pessoas.

Assim, se você quer dar ênfase ao conteúdo para garantir a emoção, pense bem nas palavras que irá utilizar. No entanto, se forem vídeos, pense em roteiro que conduza as pessoas para uma emoção coletiva.

Alguns ingredientes são necessários para chegar a esse resultado como: humor, mistério, beleza.

5 – Efeito chiclete

Em estratégias de marketing viral, um elemento para se criar um conteúdo viral é o efeito pegajoso. Ou seja, tudo aquilo que gruda em sua memória como músicas, frases tipos jargões e imagens engraçadas.

6 – Storytelling

Toda narrativa prende a atenção em qualquer utilização. Portanto, um filme, uma série, uma novela, um gibi, uma música. Todas estas linguagens possuem narrativa.

Neste sentido, se você criar uma campanha por meio de narrativas, você está dentro de uma estratégia de marketing viral.

Assim, no conteúdo viral, a narrativa pode funcionar em um só conteúdo ou vídeo. Por outro lado, você pode fazer também um conteúdo que continue em outro e assim por diante, como se fossem capítulos de uma história.

7 – Humor

O humor é um dos conteúdos mais virais nas redes sociais. A maioria dos virais que conhecemos provocam risos até hoje.

O humor tem dois elementos positivos, ele deixa a leitura mais leve e provoca o compartilhamento. Portanto, é um conteúdo que transpassa todas as redes sociais.

Neste sentido, ele pode possibilitar um grande alcance para a sua marca.

8 – Faça um roteiro emocionante para o conteúdo viral

Para criar um conteúdo emocional crie um roteiro. Ou seja, faça textos e imagens relatarem uma história comovente. Neste sentido, você pode começar pelo humor ou mistério, passando pela beleza e deslumbramento para chegar na comoção.

Vale lembrar que este percurso elaborado de forma rápida e objetiva lhe possibilitará colher bastante resultados positivos.

9 – Construa conteúdo viram com desafio

Criar um tom de desafio com seu conteúdo pode lhe favorecer muito. Ou seja, é uma forma de motivar e incentivar a leitura do conteúdo.

Neste sentido, você pode trabalhar este conteúdo com CTAs do tipo: “Vai ficar fora dessa?”.

10 – Relevância e diferença

Um conteúdo diferente e com relevância você pode conseguir analisando as necessidades do momento.

Neste sentido, faça um conteúdo com elementos que atraiam as demandas da sociedade. Ou seja, fale de assuntos e problemas do momento e ofereça formas de resolvê-los.

E então, o que achou da matéria? Continue com a gente e leia também:

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