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SEO orientado à conversão: como funciona a estratégia?

SEO orientado à conversão: como funciona a estratégia?

A presença online se tornou cada vez mais essencial, o que resultou em uma crescente demanda por otimização de sites com o intuito de atrair um público maior e mais clientes. Nesse contexto, o SEO orientado à conversão desempenha um papel fundamental, pois sua relevância reside não apenas em atrair visitantes, mas também em convertê-los em clientes.

Essa estratégia é particularmente valiosa quando uma empresa possui metas bem definidas. Se o seu objetivo é ampliar o alcance do seu público-alvo, é fundamental usar ferramentas que promovam a visibilidade do seu site.

Portanto, neste artigo, vamos explorar o conceito de SEO orientado à conversão, destacar as diferenças em relação ao SEO focado no tráfego, discutir sua importância e fornecer insights sobre como aplicá-lo de forma eficaz.

O que é o SEO orientado à conversão?

Antes de responder essa pergunta, é importante que o conceito de SEO (Search Engine Optimization) esteja bem claro para você. Em poucas palavras, é uma ferramenta utilizada para melhorar a visibilidade de um site. Ela reúne um conjunto de técnicas que influenciam diretamente no algoritmo das ferramentas de busca, de modo a ranquear uma página através da busca de uma palavra-chave.

Existe uma necessidade muito grande de se fazer presente nos meios digitais. Muito mais do que isso: é importante buscar ferramentas para que isso se torne possível. O SEO orientado à conversão pode ser definido como uma ferramenta para converter visitantes de um site em compradores. Logo, um atributo importante a ser mencionado aqui é justamente o de maximizar o número de clientes.

Para aprofundarmos nesse tópico, precisamos falar sobre outro conceito também importante: landing pages de fundo de funil. Esse conceito trata justamente de convencer o cliente sobre determinado produto, justamente porque o seu objetivo é converter os visitantes de um site em clientes. Como isso acontece? Investindo em conteúdo de valor, a exemplo de um webinar ou um e-book, visando a troca de informação como e-mail.

Qual é a diferença entre essa estratégia e o SEO focado no tráfego?

Mencionamos anteriormente que o SEO orientado à conversão é uma estratégia utilizada para que os visitantes de um site se tornem compradores. De que modo isso pode ser feito? Otimizando as landing Pages.

No caso específico do SEO focado no tráfego, a estratégia visa atrair um grande número de visitantes, sem necessariamente ter como objetivo a conversão em clientes. Você percebe a diferença entre essas abordagens? Como exemplo, uma técnica de SEO orientada ao tráfego envolve a criação de conteúdo direcionado a um público específico, atraindo visitantes interessados em conhecer mais sobre a empresa. Essa estratégia é importante para atrair potenciais clientes.

Portanto, podemos resumir ambos os conceitos da seguinte forma: o SEO orientado à conversão tem como finalidade transformar visitantes em clientes, enquanto o SEO orientado ao tráfego visa gerar um grande volume de visitantes.

Importância do SEO orientado à conversão

A essa altura, já podemos perceber a importância do SEO orientado à conversão, uma vez que seu principal objetivo é transformar visitantes em compradores.

Ao otimizar as landing pages, você concentra seus esforços em aumentar a visibilidade da sua empresa. Portanto, a aplicação do SEO orientado à conversão resultará em uma experiência mais satisfatória para o seu potencial cliente.

Assim, essa ferramenta se torna fundamental, pois seu uso tem como finalidade direcionar o tráfego de busca de forma mais precisa, permitindo que seu conteúdo seja encontrado pelos visitantes no momento da pesquisa.

Como aplicar o SEO orientado à conversão?

Abaixo, confira como usar essa estratégia da melhor maneira possível para converter cada vez mais visitantes em clientes.

Desenvolvimento e criação de landing pages

O desenvolvimento e a criação de landing Pages envolve planejamento. Esse processo envolve vários fatores, sendo alguns deles: preparar o design da página, planejar o conteúdo (que deve ser bom), otimizar mecanismos de pesquisas e a experiência do usuário.

Esses ajustes devem ser realizados regularmente, atentando-se às necessidades que possam surgir, a fim de assegurar uma experiência mais satisfatória para o público-alvo.

Estratégia de conteúdo e de copywriting

O copywriting é o processo de criação de conteúdo direcionado a um público específico com a otimização de palavras-chave. É preciso, portanto, desenvolver conteúdos capazes de chamar a atenção do visitante, de forma a motivá-lo a agir.

 Design amigável e intuitivo da página

É de extrema importância considerar a criação de um design que esteja alinhado com o que você vende e com as expectativas do seu público. Pense nas escolhas de cores e na maneira como o conteúdo é distribuído na página. Lembre-se: isso precisa ser cuidadosamente planejado para ser convidativo e atrair a atenção do cliente.

Dessa forma, ao realizar essas etapas, você estará direcionando os visitantes para o objetivo de conversão desejado.

Análise dos dados

Não é possível tomar decisões assertivas sem dados sólidos. Essa afirmação se justifica pelo fato de que a otimização será construída a partir da análise de diversos fatores. Sendo assim, esteja atento aos seguintes aspectos:

  • Taxa de rejeição;
  • Taxa de conversão;
  • Origem do tráfego;
  • Número de visualizações.

Consulte algumas ferramentas que possam te ajudar a construir esses dados. Um exemplo é o Google Analytics.

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Referências: Resultados Digitais, Linkedin, Rock Content

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