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Smarketing: o que é e como unir vendas com o marketing?

Smarketing: o que é e como unir vendas com o marketing?

Deseja uma comunicação constante entre a equipe de marketing e a equipe de vendas de uma empresa? Pois bem, é esse tipo de relacionamento que o smarketing deseja promover, de modo a garantir retornos cada vez mais satisfatórios para a empresa.

Continue a leitura para saber um pouco mais sobre essa estratégia.

O que é smarketing?

Não é incomum encontrar cenários de conflito entre os vendedores e a equipe de marketing dentro de uma empresa.

Nesse contexto, surge o conceito do “smarketing” com o propósito de integrar esses dois grupos, fazendo com que compartilhem os mesmos objetivos e melhorando a comunicação entre eles.

A harmonização dessas equipes é essencial, independentemente do tamanho da empresa. Consolidar a ideia de que estão trabalhando como uma equipe em busca dos mesmos resultados confere importância e um senso de coletividade eficaz para cada função desempenhada pelos grupos. O marketing atua como um canal para atrair cada vez mais consumidores e clientes, enquanto as vendas são responsáveis por implementar essas estratégias durante as negociações. Cada um desempenha um papel fundamental em prol de um objetivo comum: o crescimento.

Por que usar essa estratégia?

Além de promover um aumento considerável no lucro da empresa, essa estratégia melhora a relação entre as equipes. Vamos ver por quê?

1- Colaboração

Um ambiente de trabalho em que há uma ideia de colaboração entre equipes promove uma produtividade maior dentro da empresa.

2- Equilíbrio

Deseja parar de perder oportunidades? Promova um alinhamento de equipes por meio do smarketing.

Ao adotar essa estratégia, haverá uma redução considerável na perda de oportunidades, e os esforços serão concentrados para o crescimento da empresa.

3- Assertividade

Quando se trabalha em equipe, é possível que cada um conheça a realidade de trabalho do outro. Ao conviver com isso, é possível que tomem decisões que não beneficiem apenas um setor, e sim todos os que estão envolvidos.

Ao trabalhar em conjunto, todos caminham para um mesmo propósito.

Como implantar o Smarketing em sua empresa?

Para aproveitar ao máximo o smarketing, você deve seguir os seguintes passos:

Passo 1: Trabalhe a ideia de equipe

Construir uma ideia de equipe é fundamental. Isso porque as chances de as decisões caminharem para o rumo certo é grande.

Ao sanar problemas advindos de aspectos que precisam ser ajustados, como o perfil consumidor que tem sido atraído e o impacto disso nas vendas, é possível reduzir, inclusive, custos maiores para a aquisição de clientes. Isso porque seu público estará bem definido.

Passo 2: Defina metas compartilhadas

Nesse passo, é importante que fique bem claro para você, querido leitor, que as metas precisam estar presentes na mesma proporção para as duas equipes.

Pensa com a gente: é fácil atingir objetivos quando as metas entre a equipe de vendas e a equipe de marketing são distintas? O caminho se tornará mais difícil, muitas vezes até impossível.

Então, por que não compartilhar os mesmos objetivos?

Passo 3: Ambiente de respeito

Um ambiente de respeito é um outro passo importante para o sucesso.

Ao compreender o papel fundamental que cada equipe desempenha, promove-se o reconhecimento de cada função exercida por cada colaborador.

Passo 4: Defina as responsabilidades de cada equipe

Nesse passo, é importante que as expectativas de cada equipe estejam alinhadas, garantido uma resposta satisfatória aos objetivos traçados.

Passo 5: Decisões baseados em dados

As metas precisam ser traçadas de acordo com o desempenho do seu negócio. Sempre avalie o quanto cresceu e o quanto deixou de ganhar.

Esse é um passo importante para trabalhar com o mundo real, de modo a evitar objetivos que nem mesmo o senso de colaboração será capaz de alcançar.

Passo 6: Ferramentas integradas

Utilize mecanismos que fiquem disponíveis às duas equipes, de modo a evitar uma divergência de objetivos entre elas.

Essa ferramenta é fundamental para evitar que ocorra o temido desalinhamento da equipe, o qual vai impactar diretamente no resultado esperado.

5 dicas para aproveitar a estratégia da melhor forma

Apesar de ser uma estratégia eficiente, é importante que ela seja colocada em prática de maneira mais assertiva. Separamos 5 dicas para você aproveitar essa ferramenta da melhor forma.

1- Cultive respeito

Essa peça é fundamental. Cada um tem importância na sua atividade desempenhada, e cultivar isso garante um cenário de reconhecimento e de respeito.

2- Decisões trabalhadas através de dados

Os objetivos alcançados só serão possíveis através de dados constantemente verificados. Essa ação fará que as equipes tomem decisões de aprimorar ou manter determinadas ações.

3- Metas compartilhadas

Ao promover metas que serão compartilhadas por todos, você estará comunicando que o mais importante e que todos caminhem para a mesma direção.

4- Clareza sobre as estratégias

Essa dica é fundamental para que todos falem a mesma língua dentro dos objetivos traçados pela empresa.

5- Integrar dados

É muito importante compartilhar os resultados de cada equipe, de modo que todos consigam acompanhar o que tem sido alcançado por cada um.

Quais são as vantagens do Smarketing?

Quando todos se unem em um só propósito o crescimento da empresa se torna mais palpável, não é? Além de um clima mais amistoso entre as equipes, é claro. Veja as vantagens de usar essa estratégia.

Vantagem 1: Agarrar oportunidades

Com metas definidas, é possível garantir um aproveitamento maior de oportunidades. Isso porque as equipes estarão alinhadas em um só propósito.

Vantagem 2: Previsibilidade no crescimento

Ao gerar dados, será possível entender o impacto de cada ação e como isso ocasionará um rendimento mais previsível. Ajustes serão realizados sempre que necessário para garantir o sucesso.

Vantagem 3: Compreensão da persona

Tanto para o marketing, quanto para a equipe de vendas, a compreensão da persona é essencial.

Ao unir esses dois setores, será possível o uso de estratégias mais vantajosas para conversar e convencer o cliente.

Vantagem 4: Trabalho estratégico

Nessa última vantagem, o ideal é que as equipes utilizem estratégias para acompanhar as interações com os clientes, com a finalidade de otimizar essa relação e aumentar o seu alcance.

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Referências: Rock Content, Resultados Digitais, Zendesk, Ramper, Orgânica Digital

 

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