Deseja uma comunicação constante entre a equipe de marketing e a equipe de vendas de uma empresa? Pois bem, é esse tipo de relacionamento que o smarketing deseja promover, de modo a garantir retornos cada vez mais satisfatórios para a empresa.
Continue a leitura para saber um pouco mais sobre essa estratégia.
O que é smarketing?
Não é incomum encontrar cenários de conflito entre os vendedores e a equipe de marketing dentro de uma empresa.
Nesse contexto, surge o conceito do “smarketing” com o propósito de integrar esses dois grupos, fazendo com que compartilhem os mesmos objetivos e melhorando a comunicação entre eles.
A harmonização dessas equipes é essencial, independentemente do tamanho da empresa. Consolidar a ideia de que estão trabalhando como uma equipe em busca dos mesmos resultados confere importância e um senso de coletividade eficaz para cada função desempenhada pelos grupos. O marketing atua como um canal para atrair cada vez mais consumidores e clientes, enquanto as vendas são responsáveis por implementar essas estratégias durante as negociações. Cada um desempenha um papel fundamental em prol de um objetivo comum: o crescimento.
Por que usar essa estratégia?
Além de promover um aumento considerável no lucro da empresa, essa estratégia melhora a relação entre as equipes. Vamos ver por quê?
1- Colaboração
Um ambiente de trabalho em que há uma ideia de colaboração entre equipes promove uma produtividade maior dentro da empresa.
2- Equilíbrio
Deseja parar de perder oportunidades? Promova um alinhamento de equipes por meio do smarketing.
Ao adotar essa estratégia, haverá uma redução considerável na perda de oportunidades, e os esforços serão concentrados para o crescimento da empresa.
3- Assertividade
Quando se trabalha em equipe, é possível que cada um conheça a realidade de trabalho do outro. Ao conviver com isso, é possível que tomem decisões que não beneficiem apenas um setor, e sim todos os que estão envolvidos.
Ao trabalhar em conjunto, todos caminham para um mesmo propósito.
Como implantar o Smarketing em sua empresa?
Para aproveitar ao máximo o smarketing, você deve seguir os seguintes passos:
Passo 1: Trabalhe a ideia de equipe
Construir uma ideia de equipe é fundamental. Isso porque as chances de as decisões caminharem para o rumo certo é grande.
Ao sanar problemas advindos de aspectos que precisam ser ajustados, como o perfil consumidor que tem sido atraído e o impacto disso nas vendas, é possível reduzir, inclusive, custos maiores para a aquisição de clientes. Isso porque seu público estará bem definido.
Passo 2: Defina metas compartilhadas
Nesse passo, é importante que fique bem claro para você, querido leitor, que as metas precisam estar presentes na mesma proporção para as duas equipes.
Pensa com a gente: é fácil atingir objetivos quando as metas entre a equipe de vendas e a equipe de marketing são distintas? O caminho se tornará mais difícil, muitas vezes até impossível.
Então, por que não compartilhar os mesmos objetivos?
Passo 3: Ambiente de respeito
Um ambiente de respeito é um outro passo importante para o sucesso.
Ao compreender o papel fundamental que cada equipe desempenha, promove-se o reconhecimento de cada função exercida por cada colaborador.
Passo 4: Defina as responsabilidades de cada equipe
Nesse passo, é importante que as expectativas de cada equipe estejam alinhadas, garantido uma resposta satisfatória aos objetivos traçados.
Passo 5: Decisões baseados em dados
As metas precisam ser traçadas de acordo com o desempenho do seu negócio. Sempre avalie o quanto cresceu e o quanto deixou de ganhar.
Esse é um passo importante para trabalhar com o mundo real, de modo a evitar objetivos que nem mesmo o senso de colaboração será capaz de alcançar.
Passo 6: Ferramentas integradas
Utilize mecanismos que fiquem disponíveis às duas equipes, de modo a evitar uma divergência de objetivos entre elas.
Essa ferramenta é fundamental para evitar que ocorra o temido desalinhamento da equipe, o qual vai impactar diretamente no resultado esperado.
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5 dicas para aproveitar a estratégia da melhor forma
Apesar de ser uma estratégia eficiente, é importante que ela seja colocada em prática de maneira mais assertiva. Separamos 5 dicas para você aproveitar essa ferramenta da melhor forma.
1- Cultive respeito
Essa peça é fundamental. Cada um tem importância na sua atividade desempenhada, e cultivar isso garante um cenário de reconhecimento e de respeito.
2- Decisões trabalhadas através de dados
Os objetivos alcançados só serão possíveis através de dados constantemente verificados. Essa ação fará que as equipes tomem decisões de aprimorar ou manter determinadas ações.
3- Metas compartilhadas
Ao promover metas que serão compartilhadas por todos, você estará comunicando que o mais importante e que todos caminhem para a mesma direção.
4- Clareza sobre as estratégias
Essa dica é fundamental para que todos falem a mesma língua dentro dos objetivos traçados pela empresa.
5- Integrar dados
É muito importante compartilhar os resultados de cada equipe, de modo que todos consigam acompanhar o que tem sido alcançado por cada um.
Quais são as vantagens do Smarketing?
Quando todos se unem em um só propósito o crescimento da empresa se torna mais palpável, não é? Além de um clima mais amistoso entre as equipes, é claro. Veja as vantagens de usar essa estratégia.
Vantagem 1: Agarrar oportunidades
Com metas definidas, é possível garantir um aproveitamento maior de oportunidades. Isso porque as equipes estarão alinhadas em um só propósito.
Vantagem 2: Previsibilidade no crescimento
Ao gerar dados, será possível entender o impacto de cada ação e como isso ocasionará um rendimento mais previsível. Ajustes serão realizados sempre que necessário para garantir o sucesso.
Vantagem 3: Compreensão da persona
Tanto para o marketing, quanto para a equipe de vendas, a compreensão da persona é essencial.
Ao unir esses dois setores, será possível o uso de estratégias mais vantajosas para conversar e convencer o cliente.
Vantagem 4: Trabalho estratégico
Nessa última vantagem, o ideal é que as equipes utilizem estratégias para acompanhar as interações com os clientes, com a finalidade de otimizar essa relação e aumentar o seu alcance.
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Referências: Rock Content, Resultados Digitais, Zendesk, Ramper, Orgânica Digital