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Burger King: entenda melhor as estratégias usadas pela marca

Burger King: entenda melhor as estratégias usadas pela marca

O marketing do Burger King é um dos mais criativos e ousados do segmento de fast food. A marca, que nasceu em 1954, nos Estados Unidos, está presente em mais de 100 países atualmente, com mais de 18 mil restaurantes ao redor do mundo.

Segundo a Kantar BrandZ, o Burger King figura entre as 10 marcas de fastfood mais valiosas do mundo, na 8ª posição em 2023, avaliada em US$ 7,6 bilhões.

Em seu posicionamento, a rede tem por pilares:

  • Assumir riscos;
  •  Incluir a audiência;
  • Gerar identificação social;
  • Analisar os dados coletados;
  • Planejar previamente.

Mas o que faz o marketing do BK ser tão eficiente e admirado? Quais são as estratégias que a empresa utiliza para se diferenciar dos concorrentes e conquistar a preferência dos consumidores? Quais são os exemplos de inovações que ela trouxe para o mercado? E quais lições podemos tirar dessas estratégias?

Neste artigo, vamos responder essas perguntas e mostrar como o marketing do Burger King pode inspirar outros negócios a serem mais criativos, ousados e humanos.

Quais são as estratégias de marketing do Burger King?

O marketing do Burger King se baseia em uma série de estratégias que fazem da rival do McDonald’s um restaurante único, inovador, provocativo e inesquecível. Confira abaixo quais são algumas das mais relevantes:

1. Estratégias persuasivas

Utiliza estratégias persuasivas para convencer os consumidores a escolherem seus produtos. Por exemplo, eles usam slogans como “A gente faz do seu jeito” (Have It Your Way) para transmitir a ideia de que o cliente pode personalizar seu pedido de acordo com suas preferências. Eles também usam humor, ironia e provocações para chamar a atenção e gerar engajamento.

2. Público-alvo definido

A rede tem um público-alvo bem definido, que são os jovens adultos que buscam uma experiência divertida, rápida e saborosa. Eles se comunicam com esse público usando uma linguagem informal, atual e irreverente, além de explorar temas que são relevantes para essa faixa etária, como música, cinema, games, discussões da atualidade e redes sociais.

3. Adequação para diferentes ocasiões

O Burger King se adapta para diferentes ocasiões de consumo, oferecendo opções variadas de produtos e preços. Eles têm desde combos econômicos até sanduíches premium, passando por saladas, sobremesas e cafés.

Eles também têm promoções especiais para datas comemorativas, como Halloween, Natal e Dia dos Namorados, além de lançamentos contextuais, como filmes, influencers e jogos, como as campanhas do Free Fire, da Loud Games e de filmes como Homem-Aranha e Barbie.

4. Foge dos clichês

O BK foge dos clichês que são comuns no segmento de fast food, como mostrar imagens perfeitas de seus produtos ou depoimentos de clientes satisfeitos.

Em vez disso, apostam em campanhas criativas e inusitadas, que muitas vezes quebram a quarta parede ou usam o conceito de metalinguagem.

Por exemplo, já fizeram uma campanha mostrando um sanduíche mofando para destacar a ausência de conservantes artificiais, ou usando o Google Assistente para ativar o comando de voz “Ok Google, what is the Whopper burger?”.

5. Construindo cenários e narrativas para o público

O Burger King constrói cenários e narrativas que combinem com sua audiência, utilizando um storytelling poderoso para criar histórias envolventes e divertidas que geram identificação e empatia.

Por exemplo, eles já deram um par de alianças personalizadas a um casal que realizou um ensaio fotográfico em uma loja do Burger King, ou uma campanha de Halloween presenteando clientes que comparecessem ao restaurante vestidos de palhaços, em clara provocação ao McDonald’s.

6. Ataque à concorrência com marketing agressivo

O BK ataca a concorrência com marketing agressivo, usando técnicas de comparação, contraste e paródia para mostrar as vantagens de seus produtos em relação aos dos rivais.

Eles não têm medo de citar nomes ou usar símbolos dos concorrentes em suas campanhas, como o arco dourado do McDonald’s ou o coronel do KFC.

Também aproveitam as oportunidades para alfinetar os adversários, como quando o McDonald’s perdeu o direito de usar a marca Big Mac na Europa e o Burger King lançou uma campanha chamada “Not Big Macs” .

7. Usa recursos como escassez, autoridade e reciprocidade

A rede usa recursos como escassez, autoridade e reciprocidade de forma magistral, criando um senso de urgência, credibilidade e gratidão nos consumidores.

Por exemplo, eles usam a escassez quando lançam produtos por tempo ou em quantidades limitadas, como o Whopper Furioso ou o Rebel Whopper, que estava em fase experimental.

Eles usam a autoridade quando se posicionam como líderes em inovação e qualidade, como quando lançaram o primeiro sanduíche à base de plantas do Brasil. E eles usam a reciprocidade quando oferecem benefícios ou recompensas aos clientes fiéis, como cupons de desconto ou brindes exclusivos no Clube BK.

Exemplos de inovações do Burger King

O Burger King é uma marca que está sempre buscando inovar e surpreender os seus clientes com novidades. Veja alguns dos principais exemplos de inovações que a empresa lançou ao longo da sua trajetória:

Campanhas irreverentes e contextuais

A rede é conhecida por suas campanhas publicitárias que brincam com temas atuais e provocam seus concorrentes. Por exemplo, em 2018, época de eleições no Brasil, o Burger King lançou uma ação chamada “Voto em Branco”, que incentivava os consumidores a não votarem em branco na urna eletrônica. Os contemplados da campanha ganharam um Whopper grátis, mas com ingredientes decididos por outra pessoa, e ficaram desapontados. A iniciativa buscava combater esse tipo de voto.

Em 2021, o Burger King homenageou a série “Stranger Things” e lançou o “Upside Down Whopper”, um sanduíche virado de cabeça para baixo.

Já em 2023, a rede aproveitou o lançamento do filme “Homem-Aranha: Através do aranhaverso ” e criou o “Spider Burger”, um sanduíche nas cores do herói, além de uma loja na avenida Paulista, em São Paulo, decorada com o mesmo tema.

Também em 2023, o Burger King lançou o Pink Burger no “Bk Barbie”, um combo inspirado no mais novo filme da boneca mais famosa do mundo, estrelado por Margot Robbie.

Participação nas principais discussões digitais

O Burger King também sabe como se comunicar com seu público nas redes sociais, usando memes, humor e interação. Por exemplo, em 2019, o Burger King usou o meme “Juntos e Shallow Now” no X (antigo Twitter) para promover a combinação de Whopper e batatas.

E em 2022, o BK dialogou com sua audiência mais jovem e conectada ao mundo gamer criando a campanha “Bug King”, fornecendo mega descontos para todos os clientes que encontrassem as “ofertas bugadas” em seu app.

3. Posicionamento em assuntos relevantes

A rede também se posiciona em questões que são importantes para seus clientes. Por exemplo, em 2019, o Burger King lançou uma campanha chamada “King em dobro”, que mostrava um trisal formado por dois rapazes e uma moça comendo no restaurante, para celebrar a diversidade e o amor livre. A campanha, feita pela agência David, contava com um trisal real, composto em 2017 por Gui, Vini e Bá.

Em 2019, o Burger King anunciou que pagaria a mesma quantia para homens e mulheres que trabalhassem na mesma função, como forma de combater a desigualdade salarial de gênero.

4. Tradição e inovação de mãos dadas

O Burger King também sabe como valorizar sua história e tradição, ao mesmo tempo em que se adapta às novas tendências e demandas do mercado.

Por exemplo, em 2019, o BK recriou uma cena icônica do artista Andy Warhol comendo um Whopper em um documentário de 1982, para mostrar que seu sanduíche é atemporal e clássico.

No ano de 2020, o Burger King lançou o “Rebel Whopper”, um sanduíche feito com carne vegetal que imita o sabor e a textura da carne bovina, para atender aos consumidores que estão buscando reduzir o consumo de carne.

5. Campanhas inclusivas

O restaurante também busca incluir e representar diferentes grupos e perfis de consumidores em suas campanhas. Por isso, em 2020, a campanha “BK na Madruga”, direcionada ao público madrugador, promovia preços com até 70% para delivery entre as 00h e 05h usando um filme composto por vídeos reais de momentos inusitados das madrugadas de unidades do BK, anunciando: “O melhor do BK sem o pior do BK”.

Já em 2023, o Burger King lançou uma ação de edição limitada chamada “Coroa do Seu Jeito”, que forneceu coroas para diferentes tipos de cabelos em quatro modelos diferentes, para promover a representatividade e inclusão de todos os seus clientes.

Quais lições tirar dessas estratégias?

As estratégias de marketing do Burger King podem servir de inspiração para outros negócios que querem se destacar no mercado e conquistar a fidelidade dos clientes. Algumas lições que podemos tirar dessas estratégias são:

Autenticidade e posicionamento forte

É importante definir qual é a sua proposta de valor,  o seu diferencial e público-alvo. Isso vai ajudar a comunicar a sua marca de forma eficaz e relevante, criando uma conexão emocional com os consumidores.

Ousadia e criatividade

Não tenha medo de arriscar e inovar nas suas campanhas. Use recursos que chamem a atenção e gerem engajamento, como humor, provocação, interatividade, realidade aumentada, entre outras inovações criativas ou mesmo tecnológicas. Mas lembre-se de sempre respeitar os valores da sua marca e do seu público.

Valorize a experiência do cliente

Invista em tecnologia e inovação para melhorar a experiência do cliente nos seus canais digitais e físicos. Use aplicativos, redes sociais, QR codes, chatbots, entre outras ferramentas, para facilitar o pedido, o pagamento, a entrega e o relacionamento com os consumidores.

Além disso, busque renovar o design dos seus espaços físicos, tornando-os mais modernos, sustentáveis e adaptados às novas demandas dos clientes.

Tenha responsabilidade ambiental e social

Mostre que a sua marca se preocupa com as causas que afetam o mundo. Apoie iniciativas que promovam a diversidade, a inclusão, a educação e a saúde.

Adote medidas para reduzir o seu impacto no planeta, como usar recursos recicláveis ou biodegradáveis, eliminar materiais nocivos e incentivar o uso de energia renovável.

O marketing do Burger King é um exemplo de como uma marca pode se diferenciar no mercado com criatividade, ousadia e humanidade. Seguindo essas lições, você pode adaptar e criar estratégias de marketing mais eficientes e admiráveis para o seu negócio, se destacando da concorrência.

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Fontes: Projep Programmers B-Young EXAME Economia UOL Mundo do Marketing Canal da Imprensa Marcas pelo Mundo

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