Início » Ticket médio: o que é, como calcular e qual a importância?
Ticket médio: o que é, como calcular e qual a importância?

Ticket médio: o que é, como calcular e qual a importância?

O ticket médio é uma métrica importante para acompanhar de perto as vendas efetuadas pelos seus clientes. A partir dos dados fornecidos, essa métrica pode ajudar a sua empresa a se fortalecer ainda mais no mercado.

Sendo assim, é muito importante saber calculá-la, pois com as informações certas, o seu planejamento será ainda mais efetivo, o que poderá te colocar em destaque quando se trata de concorrência. Deseja saber mais sobre o ticket médio? Continue a leitura!

O que é ticket médio?

O ticket médio é uma métrica que calcula o valor médio de vendas por cliente. Esse indicador vai ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio, guiando em planejamentos mais assertivos dentro do seu ramo de negócio.

Para calculá-lo, você precisará pegar o valor total do faturamento e dividir pelo número de vendas. O resultado dessa conta simples será o valor do ticket médio.

Por fim, vale mencionar que esse valor tem que ser calculado em períodos pré-determinados, porque um único cálculo não é suficiente. Quem define o período, aqui, é você. Definir um recorte para a análise é importante, até porque, para que essa métrica ajude no seu planejamento, é essencial ter dados de períodos distintos.

Como calcular?

Para calcular o ticket médio é bem simples.  Você precisará seguir esses passos. Confira abaixo:

Passo 1

Você deve estipular um período para essa métrica: pode ser mês, dia, semestre, ano. Você é quem vai decidir.

Passo 2

Em seguida, veja o número de clientes que foram atendidos e o registro de vendas.

Passo 3

O valor obtido acima  precisa ser dividido pelo número de clientes.

Passo 4

Pronto. Você terá o valor do ticket médio.

Ao calcular o ticket médio, você vai encontrar uma relação direta com a fatia do mercado que uma marca atende.

Uma forma de melhorar ainda mais a participação no mercado é através do estudo de caso, além de usar a estratégia de benchmarketing que pode te ajudar a se posicionar no mercado.

Sendo assim, a melhor forma de aumentar o o ticket médio é conquistando o coração de mais clientes. Para isso, invista em algumas práticas como:

  • Reforçar a equipe de vendas;
  • Investir em marketing digital;
  •  Investir em anúncios.

Como aumentar o ticket médio?

Há várias maneiras de aumentar o ticket médio. Veja alguns exemplos:

1- Investir em treinamento da equipe de vendas

A equipe de vendas é responsável por executar o planejamento da empresa na prática. Sendo assim, investir em cursos, treinamento sobre diferentes formas de abordar os clientes, entre outros podem ser um bom recurso para aumentar a sua taxa de conversão.

2- Oferecer variedade de produtos

Uma forma de aumentar o seu ticket médio é aumentando a oferta diversificada de produtos para os seus clientes. Um exemplo disso seria, por exemplo, empresas que trabalham com cosméticos para rotinas da pele. Sendo assim, além dos produtos de cuidado, a marca poderá oferecer esponjas, ou outro elemento que possa compor o produto principal.

3- Ofereça promoções e ofertas

Para promover descontos e ofertas, primeiro, você precisará ter nas mãos a margem de lucro. Isso porque, com um desconto muito alto e fora do planejamento, podem surgir transtornos.

Por fim, uma outra prática, também efetiva, é oferecer brindes, os quais servem como uma porta de entrada para que as pessoas possam consumir com você.

4- Mantenha um bom relacionamento

Há uma tendência de os clientes fiéis serem um pouco mais exigentes com a sua empresa. Sendo assim, use estratégias de marketing de relacionamento para manter o seu lugar garantido nos corações dos seus clientes.

5- Faça um bom atendimento

Qualquer pessoa deseja ser bem atendida quando está em busca de soluções para os seus problemas. Sendo assim, é importante que você tenha em mente que a comunicação com o seu cliente pode ser uma forma de conquistar a venda, mas também pode ser um fator que o impeça de consumir com você.

Qual é a importância do ticket médio?

O ticket médio vai ser responsável por te ajudar a verificar como andam as vendas. Portanto, pode ser vista como um guia para determinar estratégias e decisões.

No entanto, vale a pena mencionar que para a análise do ticket médio seja realmente efetiva é necessário levar em consideração o contexto, a exemplo da comparação de um ticket médio de uma loja de venda de veículos com um restaurante popular, por exemplo.

Sendo assim, a sua importância se concretiza na:

  • Identificação de comportamento dos clientes;
  • Determinar a efetividade das ofertas;
  • Possibilitar uma base para as melhores estratégias de investimento;
  • Avaliação de resultados.

Qual é a relação entre o ticket médio e a margem de lucro?

O ticket médio e a margem de lucro compõem métricas que ajudam o empreendedor a verificar o seu desempenho nas vendas dos seus produtos. Para determinar a relação entre os dois, vamos entender o que é cada um.

O ticket médio é responsável pelo cálculo do valor gasto pelos clientes nas compras. Como você já sabe, é uma métrica importante para verificar o poder aquisitivo do seu público consumidor. Quanto mais aumenta o indicador, mais aumenta a receita da empresa.

A margem de lucro, por sua vez, se resume como o lucro em cima dos custos envolvidos para a aquisição de uma mercadoria. Essa métrica é responsável por definir a rentabilidade do negócio.  Portanto, apesar de parecerem distintos, a relação dos dois conceitos impacta no aumento da margem de lucro a partir do aumento do ticket médio.

Gostou do nosso conteúdo? Continue com a gente!

Referências: Conta Azul, Agendor, Resultados digitais, Organica Digital, Zendesk

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *