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Chamada para a ação: como usar as CTAs para vender nas redes

Chamada para a ação: como usar as CTAs para vender nas redes

CTA é a sigla para Call-to-Action, que traduzido para o português siginifica Chamada para Ação. É um convite, visual ou textual, que leva o visitante de uma página a realizar alguma ação.

Sendo assim, essa estratégia serve para conduzir os leads a agir na direção que você quer. Um exemplo disso pode ser a finalização de uma compra, ou se inscrever em um canal para acompanhar os seus vídeos. O que vai determinar a melhor estratégia é o perfil da sua empresa e os objetivos que deseja alcançar.

Deseja saber um pouco mais sobre as CTAs e como elas podem ser usadas estrategicamente para vender mais? Continue com a gente!

O que é a chamada para ação (CTA)?

A Chamada para Ação, ou CTA, é um texto condutor e estimulante que tem o objetivo de impulsionar o leitor a realizar uma ação, seja ela de passar para uma próxima página, ou até mesmo fechar uma compra. O que vai comandar é o seu objetivo. Além dessas, existem outras ações, a saber: testar um produto, comprar, baixar algum material teórico, se inscrever para o recebimento de newsletter e várias outras.

Parece um pouco abstrato falando assim, né? Mas, na verdade, isso acontece com muita frequência e a gente nem se dá conta. Um exemplo disso é quando estamos em busca de um produto ou serviço, momento em que certamente passamos por vários Call-to-Action.

Para que serve o call to action?

Se o objetivo das CTAs é fazer com que os clientes realizem uma ação, ele, então, serve como uma tipo de empurrãozinho para que as pessoas façam as ações as quais foram guiadas pela marca. Logo, é um mecanismo que vai passar por todo funil de vendas até que os seus objetivos traçados sejam de fato alcançados.

Sendo assim, é muito importante Investir em boas CTAs, para que o objetivo de guiar os clientes seja alcançado.

10 exemplos de CTA para engajamento nas redes sociais

Acompanhe abaixo algumas Chamadas Para Ação para redes sociais, como o Instagram, Facebook e outros:

1- Compartilhe nos Stories

Você pode engajar os seus clientes a compartilhar a experiência deles com os produtos da sua marca.

Isso pode ajudar muito a fazer um engajamento e aumentar a visibilidade pós-venda.

2- Lembrou de alguém? Marque aqui

Essa CTA é muito importante para aumentar a interação, uma vez que pode atrair novos seguidores para a sua marca, além de aumentar o alcance das publicações.

3- Salve esse post

Se você tem um perfil que ofereça conhecimento e dicas em geral, é muito interessante sugerir que os seus seguidores salvem o POST com a finalidade de consultá-lo depois.

Ao sugerir essa atitude, você conseguirá construir um relacionamento mais próximo com o seu seguidor. Além de aumentar, consideravelmente, a sua autoridade no tema. Afinal de contas, o seu post foi tão importante que a pessoa não apenas curtiu, como também salvou.

4- Encaminhe para um amigo

Essa estratégia visa aumentar o alcance da sua marca através do envio de suas publicações.

Veja qual a melhor estratégia para usar, levando em consideração o seu tipo de produto. Tá?

5- Venha agora para o link

Essa é uma Chamada Para Ação muito importante para divulgar lives e a venda de produtos, por exemplo.

6- Não fique de fora

Essa CTA funciona como um meio para atingir o senso de urgência do seu consumidor. Isso pode ser feito quando se trata de uma venda de produto, por exemplo.

7- Compre agora mesmo

Essa CTA segue o mesmo senso de urgência do item anterior.

Inclusive, você pode usá-la para chamar a atenção sobre um produto de venda limitada, ou de uma promoção. O importante é usar a criatividade.

8- Responda aqui

É uma forma de interação muito comum, sobretudo quando se trata de Stories.

Você pode elaborar uma enquete, ou então uma caixinha de perguntas. O importante é deixar bem claro o que você deseja saber para atingir o seu público.

9- Inscreva-se no canal

Instigue os seus usuários a se inscrever e receber alertas sobre as novidades sempre que você postar algo novo. Isso pode aumentar o tempo das pessoas no seu perfil, além de – logicamente – aumentar o seu número de seguidores.

Apesar de ser uma ação simples, e que naturalmente se espera que alguém goste do conteúdo faça, é importante sempre usar essa CTA, porque poucos usuários realmente realizam esse ato de se inscrever. Então, solte um simples e direto: “inscreva-se no nosso canal” e pronto!

10- Curta o vídeo (post)

Um clássico. Talvez seja o CTA mais simples, mas é importante fazer o pedido. No caso do youtube, as curtidas (e as descurtidas) vão ajudar no alcance do vídeo.

15 sugestões de CTA para conversão

Deseja aumentar a sua taxa de conversão? Confira algumas CTAs que podem te ajudar:

1- Teste gratuito

É uma boa ideia oferecer uma amostra para que um cliente em potencial possa experimentar um produto da sua marca por um período determinado. Embora seja uma prática comum em empresas de software, também pode ser aplicada em contextos físicos.

2- Sendo de urgência para “Clicar e conferir”

sse senso de urgência é fundamental para despertar a curiosidade em relação a um determinado produto ou serviço. Qualquer informação que o cliente precise saber sobre o produto ou serviço estará disponível mediante o acesso a um link, por exemplo.

3- Conteúdo para download

A depender do perfil da sua empresa, é muito interessante investir em conteúdo para download. Alguns exemplos são:

  • Planilhas prontas;
  • E-books informativos;
  • Infográficos.

4- Ofereça um teste grátis

É uma CTA  importante para aqueles que têm receio de efetuar uma compra e, posteriormente, se arrependerem. Portanto, você pode sugerir ao seu cliente um período de testes para o produto. Caso o produto não atenda às expectativas, é fundamental disponibilizar a opção de cancelamento. Entendeu?

5- Envolva mais de uma persona

Você pode criar uma galeria com os seus principais produtos, a fim de proporcionar opções de personas diferentes.

6- Enquete

Citamos acima algumas estratégias mais usuais e tradicionais. No entanto, não é necessário se ater somente a elas. A criatividade pode ser uma aliada poderosa. Um exemplo de abordagem não convencional, mas eficaz, é a enquete, que também pode impulsionar ações.

7- Venda surpresa

É um tipo de chamada que envolve o lead em um possível senso de urgência. Daí surge a necessidade de o cliente tomar uma decisão rápida sobre essa CTA, até porque ele não sabe quanto tempo essa ação vai durar.

8- Desconto

Pode ser uma CTA importante para fazer com que pessoas que já conhecem o seu produto voltem a comprar de você. Desse modo, use o desconto como uma espécie de incentivo.

9- Oferecer frete grátis no abandono de carrinho

Ao identificar que o seu cliente não finalizou uma compra, seja por qual for o motivo, você pode estimulá-lo através de um incentivo, como a entrega gratuita ou 10% de desconto na primeira compra. Essa é uma estratégia importante e efetiva para quem trabalha com e-commerce.

10- Agende uma visita

É mais uma forma de fazer com que antigos clientes voltem a consumir com você. Sendo assim, você pode mostrar benefícios que antes não faziam parte da sua empresa, mas que agora fazem. Isso poderá ser um fator decisivo para a decisão do seu cliente em potencial.

11- Opção de escolha

É um tipo de chamada para ação na qual o consumidor escolhe entre as opções de produtos que mais se encaixam em seu perfil, podendo optar ou não.

12- Sentimos a sua falta

É uma maneira de sua marca demonstrar que percebe a falta de interação dos usuários, oferecendo novas formas de comunicação e incentivando-os a voltar a usar seus produtos.

13- Direto ao ponto

É uma forma simples e direta de adquirir clientes. Você pode explicar suas vantagens sem se tornar cansativo, o que aumenta significativamente as chances de conversão.

14- Pesquisa

Uma CTA importante para verificar os interesses reais da persona, proporcionando segurança para investir de maneira assertiva nas ações da sua empresa. Isso evita prejuízos e, claro, chateações, não é mesmo?

15- Visite o site

Você pode oferecer um link sobre algum tipo de serviço ou produto, isso com o objetivo de gerar tráfego no seu site. É importante pensar numa estratégia que seja efetiva para conquistar a atenção dos seus clientes.

3 opções de CTA para blogs

1- Leia também

É um forma de convencer o usuário a ler outros textos do seu blog. Isso fará com que ele passe mais tempo no seu site acompanhando mais de perto os seus conteúdos.

2- Compartilhe em suas redes sociais

Ao sugerir o compartilhamento em redes sociais, você estará buscando uma maneira de promover o seu conteúdo por meio de terceiros. Nada melhor do que alguém com experiência para falar sobre os benefícios dos seus produtos, não é mesmo? Isso confere autoridade e confiança.

3- Inscreva-se na Newslester

Quando um usuário assinar esse tipo de serviço, você terá permissão para enviar conteúdos diversos para os assinantes. Essa é uma das melhores maneiras de estreitar laços com os seus clientes.

6 dicas para criar boas chamadas para ação

De antemão, gostaríamos de salientar que é sempre ideal realizar testes para determinar a melhor Chamada para Ação para o seu perfil de negócio.

Portanto, agora que discutimos alguns exemplos de CTAs para objetivos específicos, que tal conferir algumas dicas para criar boas chamadas de ação? Veja abaixo:

1- Tenha um objetivo

Ter um objetivo significa tomar atitudes diante de situações específicas. A pergunta importante aqui é: que tipo de ação você deseja despertar nesse cliente? Uma compra? Um clique para acessar a página?

A situação é quem vai determinar qual a melhor CTA para a melhor estratégia. Você consegue perceber?

2- Fique de olho no contexto

Ficar de olho no contexto significa que as ações desejadas não podem ser jogadas no colo do lead de qualquer maneira. Portanto, planeje-se para evitar confusões. Tá?

3- Preste atenção na jornada de compra

Você precisará identificar em qual estágio de compra o seu cliente está, se já realizou compras anteriores, ou ainda se é um cliente novo. Aspectos como esse ajudarão a fazer uma abordagem mais eficaz.

4- Esqueça o clique aqui

Não é recomendável usar essa ação para uma conversão, pois formas efetivas de conseguir tal ação do cliente já estão à disposição, vai depender do seu modelo de negócio.

Um exemplo disso é: caso você trabalhe com a venda de cardápios para uma refeição mais saudável, você pode usar a seguinte chamada: ‘Quero me alimentar melhor’ ou ainda ‘Quero ser mais saudável’. Lembre-se, são apenas algumas das diversas possibilidades..

5- Fique atento ao que você está oferecendo

Isso quer dizer que você não pode prometer muito e entregar pouco. Veja que tipo de produto é o ideal para oferecer em troca de informações para você continuar em contato com o seu cliente.

6- Crie um senso de urgência

A ideia de senso de urgência é bem importante quando falamos de CTAs. Isso ajuda a criar uma expectativa no seu cliente, impulsionando a ação desejada. Confira abaixo alguns verbos imperativos que podem te ajudar com isso:

  • Faça
  • Garanta
  • Compre

A essa altura, você já deve estar por dentro dos aspectos mais importantes para usar as CTAs para ampliar as suas vantagens de venda. Use as dicas que se encaixam no seu perfil de negócio.

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Referências: Rock Content, Resultados Digitais, HubSpot, Hotmart, Leads Blog, HeroSpark, Ação Web, Active Campaign

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