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20 estratégias de Marketing Digital para investir agora

30 estratégias de Marketing Digital para investir agora

As estratégias de marketing digital são um conjunto de ações realizadas por uma empresa com o objetivo de atingir metas de divulgação e vendas.

De forma geral, tendo em vista que os resultados de campanhas de comunicação são muito melhores na Internet, as estratégias ajudam as marcas a ganhar visibilidade e autoridade no nicho em que atuam.

Desse modo, implementar estratégias de marketing digital no seu negócio significa destacar a sua empresa e colocá-la em uma ótima posição nos rankings de busca.

Continue com a gente e veja algumas dicas de marketing digital para investir agora! Boa leitura!

As Vantagens das Estratégias de Marketing Digital

As vantagens que o marketing digital proporciona não é segredo para ninguém. Isso porque é uma ferramenta que funciona como um impulsionar de vendas dos seus produtos ou serviços, é só determinar quais objetivos deseja alcançar. Com isso, as estratégias de marketing digital permitem:

1 – Conhecer o público-alvo

É importantíssimo saber quais expectativas que o seu consumidor carrega, além das soluções que ele precisa. Faça enquetes, pesquisas entre outras formas de captar a opinião, a fim de saber um pouco mais sobre o seu público-alvo.

Através delas, você pode conhecer o seu público de forma mais profunda. Isso possibilita que você crie as personas (perfis de clientes ideais) do seu negócio.

2 – Aumentar o tráfego do seu site

Aplicar estratégias de marketing digital é a maneira mais eficaz de aumentar o tráfego do seu site, porque isso ajuda a aumentar a exposição da marca, atrair mais clientes e gerar mais vendas.

3 – Segmentar a audiência

Ao segmentar bem a audiência do seu público, você investe apenas o que é necessário e evita prejuízos, além de chateações. Foque apenas em quem deseja consumir os seus produtos e serviços, evitando, dessa forma, que você desperdice dinheiro com quem não é seu potencial cliente.

30 estratégias de Marketing Digital mais eficientes:

Agora que sabemos algumas vantagens que o marketing digital proporciona aos empreendedores, que tal conferir as estratégias mais eficientes para esse modelo de propagando? Confira:

1- Inbound marketing

Basicamente, essa estratégia se resume em criar conteúdos de qualidade, levando em consideração aspectos como segmentação do público. Ou seja, o investimento para captar clientes é direcionado.

Nesse sentido, vale lembrar que, para construir a sua persona, é necessário toda uma análise de seu público-alvo. Além disso, é preciso analisar o seu comportamento na internet.

Sendo assim, sem uma boa elaboração de conteúdo, não há mensagem completa em relação ao seu produto, pois o conteúdo é o principal elemento dentro das estratégias de marketing digital e de comunicação. Ao privilegiar o fator qualidade, você vai conquistar uma visibilidade bacana e  aquisição de leads.

2- Marketing de conteúdo

O principal objetivo dessa estratégia é educar o público alvo. Nesse sentido, criar conteúdo com relevância e valor é a principal meta neste tipo de divulgação. Direcione esforços para cativar o seu público, despertar o interesse e a necessidade de ter o seu produto ou serviço.

Vantagens da estratégia de conteúdo:

  • Audiência qualificada: o marketing de conteúdo ajuda a delimitar mais o seu segmento;
  • Fidelização: cria no cliente a expectativa de novas mensagens de valor;
  • Educa, informa e diverte;
  • Engaja por meio do relacionamento aproximado.

3- Mídias sociais

As mídias sociais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia.  Pesquisas mostram que o usuário brasileiro fica 60% a mais nas redes que no resto do mundo.

Se a empresa possui uma fanpage, por exemplo, pode conhecer ainda mais o perfil dos seus clientes.

Nesta estratégia, existem algumas ferramentas que você pode utilizar como:

4- Gestão de Facebook

Em síntese, esta estratégia de marketing digital segue uma rede de ações, ou melhor, determina o perfil da empresa, comunicação com o público e produção de conteúdo. Dessa forma, o foco é a interação com o público-alvo e a página do Facebook.

No entanto, as ações são focadas na análise de resultados sobre o alcance das postagens.

Além disso, outro fator importante da gestão de Facebook é a compreensão do algoritmo edgerank e seu funcionamento.

Logo, compreender este algoritmo é saber sobre a sua função de otimizar as buscas e interesses dos usuários da rede.

5- Links patrocinados

A princípio, esta estratégia funciona bem tanto no Facebook como nas páginas de busca do Google.

Considerada uma das ferramentas mais importantes de marketing digital, existem algumas vantagens. Veja alguns exemplos:

  • O retorno do valor investido: o investimento aumenta o retorno do valor inicial.

Isso porque o anúncio aparece no momento em que o usuário realiza sua busca por meio da palavra-chave;

  • Anúncio por meio da rede de display: acontece em sites e blogs afiliados à plataforma do Google.

6- Conteúdos para blogs e sites

O blog auxilia o site na produção de conteúdo,  o que o coloca em uma posição de um auxiliar de extrema importância na estratégia de comunicação.

Assim, se você tem uma empresa com um bom planejamento em postagens de conteúdo, você irá se destacar sobre a concorrência. Para que isso seja concretizado, invista em parcerias com equipes especializadas em marketing digital.

Nesse sentido, é necessário criar um conteúdo que não se resume somente em textos. Portanto, imagens, logotipos, relacionados ao branding da empresa entrarão também nesta estratégia de marketing digital.

7- Seo (Search Engine Optimization)

Essa estratégia de marketing digital se baseia em otimizar um site. Ou seja, torná-lo mais fácil de ser encontrado na página de busca do Google.

Por isso, planejar bem as palavras-chave, além de otimizar conteúdos que de algum modo não estão bem colocados é uma maneira de aumentar a sua visibilidade e garantir um aumento no tráfego do seu site.

8- Mídia display

Geralmente, a mídia display é um passo fundamental para a sua campanha de marketing digital.  No Google Adwords (ADS), ou em outra plataforma que exponha anúncios, é possível contratar este serviço de duas formas:

  • Custo por clique: a marca só paga quando alguém clica no anúncio;
  • Custo por aquisição: basicamente, é quando o cliente preenche um formulário, faz download de um e-book ou outras ações.

9- E-mail marketing

Essa estratégia é uma forma eficaz de mostrar para o seu cliente que você está vivo e que deseja um tipo de relacionamento mais próximo. Isso pode ocorrer quando se envia promoções, apresenta novidades. Você saberá que tipo de abordagem será mais assertiva para engajar o seu cliente de alguma forma.

10- Native Advertising

Essa é uma estratégia que se pode definir como híbrida entre conteúdos orgânicos e anúncios pagos. Ou seja, é a prática de publicar artigos e postagens no meio de conteúdos do site ou rede social de forma paga.

11- Guest Post

Essa estratégia de marketing digital funciona como uma troca de posts. Ou seja, se você possui um e-commerce e quer divulgar informações sobre seu produto ou serviço, você pode escrever em um blog de outra empresa, ou até de outro segmento.

No entanto, a pergunta que fazemos a nós mesmos é: a troco de que um outro blog deixaria eu publicar nele? A resposta é simples: você também cederia um espaço para esta empresa publicar em seu blog.

12- Design thinking

O foco dessa estratégia é explorar um alto grau de criatividade, a fim de apresentar soluções para os desejos e necessidades dos clientes.

Para que isso se torne viável, são utilizados três fatores relacionados ao problema:

  • Criatividade;
  • Análise;
  • Senso de adaptação.

13- Produção de vídeo

Com a popularização do YouTube, os vídeos ficaram cada vez mais famosos. Essa tendência modificou as redes sociais, fazendo-as abrir espaço para este tipo de divulgação. Um dos grandes exemplos disso são o Instagram e o TikTok.

Ao produzir vídeos, você oferece a possibilidade aos clientes em potencial conhecerem um pouco mais sobre a sua marca e produtos. Um fato que evidencia isso foi uma pesquisa feita pela Vídeo Brewery, a qual revelou que 80% das pessoas lembram de ter visto pelo menos 1 anúncio em vídeo nos últimos 30 dias.

Assim, é possível afirmar que o marketing digital baseado em vídeo tem muito potencial para atingir um número bem maior de usuários no cenário atual.

14- Implementação de chat BOT

Ochat-bot é uma espécie de software usado em serviço de atendimento ao usuário. Ele tem muitas funções, a exemplo de como solucionar dúvidas, gerenciar pagamentos e logísticas de entrega.

Nesse sentido, esta ferramenta ainda oferece muitas vantagens relacionadas ao atendimento, além do engajamento, vendas, inteligência, pagamento e rastreamentos de entregas etc.

Nessas estratégias de marketing estão soluções automáticas em tempo real que são ágeis e personalizadas.

15- SAC

O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) é, dentro das estratégias de marketing digital, a mais direcionada ao cliente. Nesse sentido, é um ótimo recurso para empreendedores que desejam fidelizar os clientes.

16- Marketing de influenciadores

É um tipo de estratégia de marketing que busca influenciadores digitais como propagandas ambulantes, aqueles que serão responsáveis por divulgar o seu produto ou serviço. Dessa forma, para que a estratégia seja eficaz e assertiva, é importante escolher figuras que representem a identidade e os valores da sua marca.

17 – Benchmarking

Essa estratégia de marketing digital fundamenta-se na análise de seus concorrentes. Ou seja, são estratégias de acompanhamento de seus concorrentes no mercado digital. Pra isso, você deve contar com algumas ferramentas, a exemplo do Semrush ou o Ubersuggest, as quais poderão fornecer informações importantes sobre estratégias de outros sites.

18 – Busca de tendências

Nas estratégias de marketing digital, a busca de tendência é a utilização de ferramentas específicas para garantir sucesso dentro do seu planejamento. Para que isso seja possível, você terá à disposição recursos como o Google Trends e o Buzzsumo.

O primeiro recurso, o Google Trends mostra os assuntos mais buscados no Google, considerando um determinado período. Os resultados podem ser filtrados por palavras-chave, divididas em temas, regiões e países. Já o segundo, por outro lado, mostra os resultados das principais buscas. A diferença é que ele é focado nas redes sociais.

19 – Criação da marca

Em síntese, a criação da marca de uma empresa passa primeiro pela formação do branding. Esse é o pontapé inicial para que todos os valores, propostas, missão, segmento e objetivos sejam propostos na estratégia de marketing digital. São essas ações que vão construir a identidade da sua empresa.

20 – Remarketing

Antes de tudo, é bom saber que esta estratégia de marketing digital é muito vantajosa, pois é aplicada em um público grande e fiel.

A palavra Remarketing está relacionada com a ação de divulgar novamente. Isso quer dizer que você cria anúncios para o público que já interagiu com seu site. Assim, essa ferramenta é eficaz em proporcionar o retorno sobre seu investimento (ROI).

21- Inteligência Artificial

Usar a inteligência artificial na estratégia de maketing tornou-se mais do que viável. Veja algumas vantagens:

  • Uso de chatbots;
  • Analisar dados de forma mais rápida;
  • Automatização de processos.

22- Eventos online

Ao participar de eventos online, como webinars, você se insere em grupo com expectativas e desejos semelhantes. Algumas vantagens:

  • Fidelização com a marca;
  • Aumento no fluxo de tráfego;
  • Aumento da autoridade da sua marca.

23- Anúncios pagos

É uma stratégia excelente para quem deseja divulgar o seu conteúdo na internet e obter resultados mais rápidos. Além disso, ao optar pelo anúncio pago, você garante uma forma mais imediata de garantir o seu site nas primeiras posições quando palavras-chave forem usadas, estando relacionadas ao seu modelo de negócio, por exemplo.

24- Co-marketing

O objetivo principal do co-marketing é unir duas empresas em um único propósito: aumentar a visibilidade que não conseguiram sozinhas. Um exemplo disso pode ser um webinar, em que empresas podem se unir para falar sobre temas específicos.

25- Landing pages

São páginas que têm o objetivo principal de realizar a conversão de visitantes em clientes. Através dessa ferramenta, você conseguirá informações dos usuários em troca de um serviço oferecido por você.

26- Áudio marketing

É uma forma de encontrar novos usuários, tendo em vista que a necessidade de pesquisas por áudio tem aumentado, o que revela uma mudança de postura dos usuários que estão mais conectados, por exemplo, a podcasts.

27- SEM

O Search Engine Marketing compreende estratégias veiculadas aos motores de busca. É uma ferramenta que auxilia a marca a se destacar nas pesquisas, estando a frente de seus concorrentes.

Sendo assim, essa pode ser uma forma de ampliar a sua entrega de conteúdo, além de evitar gastos elevados.

28- Mensagens instantâneas

É um recurso muito importante para quem deseja cativar a atenção do cliente. As mensagens possibilitam um atendimento rápido, construir um relacionamento com o cliente, gerar mais engajamento e muito mais.

29- Design

Defina um padrão de publicações para a sua empresa. Faça escolhas que reforcem o valor e o compromisso do seu negócio dentro do mercado.

Logo, use os recursos visuais que a internet proporciona para conquistar o coração do seu público.

30- Link building

Essa é uma estratégia dentro do SEO, que foca nos esforços para que a sua página seja citada em outros sites. Isso é muito importante, pois o Google compreende essas menções como conteúdos relevantes e que oferecem autoridade.

Gostou das dicas? Continue com a gente!

Referências: Orgânica, Surfe, Publi, Ramper

 

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