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Love brand: o que é, como criar uma e vantagens

Love brand: o que é, como criar uma e vantagens

O amor nutrido na vida não se limita apenas ao amor romântico, pois existem vários tipos de amor. Esse sentimento humano desempenha um papel fundamental na consolidação de todas as jornadas que percorremos ao longo da vida, seja por meio de conexões com pessoas, lugares ou marcas. Você já se deparou com consumidores que nutrem um amor profundo por uma marca e a defendem com fervor? Isso é o que chamamos de “love brand.”

Ao longo deste texto, vamos explorar como criar uma love brand, destacar algumas das vantagens associadas a esse conceito e apresentar casos de sucesso no mundo dos negócios que ilustram a eficácia dessa abordagem.

Está interessado em saber mais sobre esse assunto? Continue conosco!

O que é love brand?

Love Brand, ou amor à marca, é o nome dado a emoções, seja de amor ou respeito, construídas pelos consumidores de uma marca. A relação de admiração pelo que a empresa comercializa é tão grande, que aspectos como qualidade não são mais avaliados de modo racional, tornando-se objeto de desejo a qualquer preço. Nesse ponto, a marca já transcendeu o seu papel no marketing, criando uma relação de vínculo muito grande com os seus clientes através de valores praticados pela empresa.

Um motivo racional para esse caso de amor são os valores incorporados pela empresa, com os quais seu público se identifica e deseja estar mais próximo. Portanto, isso faz todo sentido: tendemos a defender com unhas e dentes aquilo em que acreditamos, não é verdade? No entanto, o fato de ser uma abordagem lógica não significa que seja uma tarefa fácil.

A marca, nesse contexto, não está simplesmente vendendo um produto, mas sim proporcionando uma experiência, como o sentimento de liberdade associado à Harley Davidson. Em outras palavras, o foco não está mais apenas no produto em si, mas no tipo de emoção que ele é capaz de evocar.

Dessa forma, é de suma importância que a marca continue a nutrir esse relacionamento através de uma estratégia de marketing eficaz e uma equipe que compreenda profundamente o perfil do público-alvo.

Como criar uma love brand?

Conquistar o amor do público consumidor não é uma tarefa fácil, requer um esforço considerável e um profundo entendimento por parte da equipe de marketing e demais colaboradores. Portanto, é essencial contar com uma equipe de marketing dedicada, que trabalhe incansavelmente para compreender os desejos e anseios do público, com o objetivo de alcançar o status de uma “love brand”.

Portanto, para que uma love Brand seja criada, primeiro a marca tem que investir seus recursos para conquistar a lealdade dos clientes. É esse primeiro passo para que a relação seja construída antes de qualquer coisa. Veja abaixo como criar uma love brand.

Abuse das redes sociais

Que as mídias sociais estão no centro de tudo para construir uma boa relação não é novidade, né?

Então encontre nesse recurso uma forma descontraída e inusitada de ficar mais próximo dos seus clientes, de modo que eles vejam na sua marca um meio de satisfazer os seus desejos.

Criar e divulgar o seu código de cultura

O código de cultura é um documento em que as empresas divulgam os seus valores e objetivos a serem atingidos e praticados.

Divulgue o código de cultura pelas redes para atrair pessoas que pensam da mesma forma, ou seja, defendam os mesmos valores.

Privilegiar um bom atendimento

Procure investir em uma equipe que torne as pedras no caminho mais leves. Esteja atento às exigências do mercado, e como você pode se destacar oferecendo um bom suporte para sanar as dúvidas dos consumidores.

Quais são as vantagens de ser uma love brand?

Não nos resta dúvidas de que conquistar o status de love brand é um marco muito importante para a empresa. Agora que sabemos um pouco mais sobre as love brand, vamos ver algumas vantagens dela? Veja abaixo:

Relacionamento estável

Quem não deseja um bom relacionamento com o cliente, não é? E, muito mais: a estabilidade dele.

O efeito disso é uma credibilidade maior da empresa, mesmo se problemas surgirem. O importante é explorar essa estabilidade até mesmo quando problemas surgirem.

Fidelização de clientes

Quando o cliente acredita muito no valor de uma empresa, ele vira o próprio marketing ambulante. E o melhor: quem vai divulgar a sua marca é alguém que a conhece muito bem, o que pode chamar ainda mais atenção dos futuros consumidores.

Estabilidade

A concorrência não vai ser nada perto de você, tendo em vista que o mais importante foi conquistado pela sua empresa: o carisma do seu público.

Pra quê cogitar ir para um terceiro se a sua marca é realmente o que ela precisa?

Preço não importa

As marcas que ganharam o coração de seus clientes não são mais responsáveis por vender um produto, e sim uma experiência. Então, dificilmente o valor no produto vai ser um fator impeditivo para a compra.

Atrair talentos únicos

Quando a marca é bem consolidada no mercado através da love brand, encontrar talentos que passem adiante os valores é uma tarefa mais fácil. Até para escolhermos onde trabalhar, devemos acreditar nos valores, né?

Defender a marca com unhas e dentes

Os clientes que apresentam uma relação mais estreita com alguma marca geralmente vai duvidar de algum empecilho que surgir, e vai procurar minimizar os danos e reafirmar a sua visão positiva sobre a empresa. O próprio marketing ambulante mais uma vez!

Quais são os KPIs do brand love?

Nós acabamos de ver algumas vantagens da love brand. Agora, para saber se você está indo bem e conquistando esse patamar, você precisará de KPI’s que vão te ajudar com esse diagnóstico. Veja abaixo:

Share of Heart

Faça uma pesquisa de satisfação em que você deseja um diagnóstico de comparação entre as marcas para você entender melhor o seu impacto na perspectiva do público. Pergunte por qual motivo ele escolheria outra marca, por exemplo.

Taxa de engajamento x sentimento

Invista em uma equipe para monitorar a percepção das pessoas por meio das redes sociais. Através das redes você poderá acompanhar o nível de satisfação dos seus clientes, quais as principais dúvidas e, também, quais as principais críticas.

Exemplos de love brand

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a love brand, que tal ver casos de sucesso? Se inspire!

1. Havaianas

A Havaianas tem uma estratégia inteligente de veicular a cultura do Brasil através das suas estampas, as quais despertam emoções sobre o pertencimento a essa cultura, e também de valorização.

2. Apple

A Apple é uma marca de milhões que se concentra em entregar um produto de alto nível e com funcionalidades que apresentam fácil acesso ao seu público.

3. Natura

A Natura é marca brasileira que, além de promover valores de sustentabilidade, promove a cultura e o ser brasileiro em seus produtos.

4. Google

Uma ferramenta que está presenta presente na vida de pessoas com o objetivo de tirar dúvidas, além de outras soluções que facilitam a vida no dia a dia, como o e-mail.

5. Nike

Aqui compartilha-se amor por esportes, resultado que se vê em cada lançamento de sucesso da marca.

Chegamos até aqui e descobrimos como a love brand pode ser um diferencial para a consolidação de uma marca. Que tal se inspirar nas ideias repletas de exemplos e dicas que apresentamos? Mãos à obra!

Referências: Rock Content, Neil Patel, Belluno 

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