Em termos simples, o funil de conteúdo orienta o potencial cliente para a realização de uma compra. Esse sistema acompanha o internauta ao longo de sua jornada de compra, desde o primeiro momento, conduzindo-o desde o conhecimento da marca até a fidelização do cliente. Vale destacar que esse mecanismo já era utilizado por vendedores. No entanto, nos dias de hoje, o funil de conteúdo se tornou uma peça-chave no comércio digital.
A seguir, vamos explorar as principais funcionalidades do funil de conteúdo.
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O que é funil de conteúdo?
ntigamente, a estratégia utilizada para a conversão de leads acontecia por meio de propagandas, seja em outdoors, televisão ou outros canais. No entanto, tornou-se fundamental reavaliar essa prática para aumentar ainda mais as chances de conversão.
O funil de conteúdo é, em essência, uma estratégia de marketing digital que acompanha o internauta na web ao longo de todas as etapas de sua jornada de compra. Esse acompanhamento é feito por meio de conteúdos fornecidos em cada etapa. Por exemplo, se você tem um e-commerce, pode fornecer conteúdos relevantes para o seu público-alvo.
No entanto, para saber se o seu conteúdo é realmente relevante, é preciso, antes de tudo, realizar uma pesquisa de mercado ou de segmento. Além disso, é necessário investir em informações sobre o público-alvo e seu comportamento.
Outro ponto importante é a construção da autoridade de sua marca no mercado, aprimorando suas estratégias para estar mais próximo de seus clientes
O que é jornada de compra?
Basicamente, a jornada de compra está relacionada ao percurso do consumidor em direção à efetuação de uma determinada compra ou aquisição de um serviço. Nesse processo, ele passa por três etapas em sua jornada: topo de funil, meio de funil e fundo de funil.
É interessante notar que, no topo de funil, o consumidor visita diversos sites de e-commerce para obter informações detalhadas sobre o produto, desejando conhecer suas características e qualidade. Nessa fase, ele pesquisa sobre custo/benefício, garantias, ofertas e outras facilidades em sua compra.
Essa etapa, portanto, corresponde à fase da procura, na qual as empresas precisam desenvolver estratégias atrativas para alcançar os consumidores e aumentar a taxa de conversão.
Uma dessas estratégias é a produção de conteúdo relevante, o que garantirá uma vantagem em relação à concorrência. Portanto, utilize estratégias como a criação de textos em blogs e o envio de e-mail marketing para os seus clientes cadastrados.
Basicamente, a segunda etapa está relacionada à consideração. Nesse ponto, o consumidor já conhece as vantagens que você oferece, mas ainda está considerando a possibilidade de compra. Essa etapa corresponde ao meio de funil, e é aqui que entram mais conteúdos relacionados à autoridade de sua empresa, a fim de criar confiabilidade no consumidor.
Por fim, o consumidor já pesquisou, considerou as opções e está prestes a tomar a decisão de efetivar a compra. No entanto, ele está indeciso entre você e algum concorrente. Portanto, nesta etapa do fundo de funil, você precisa destacar todas as vantagens do seu produto, bem como os benefícios que você pode oferecer.
Identificação da jornada de compra do cliente
Uma das principais funções do funil de conteúdo é identificar em qual parte da jornada de compra o cliente se encontra. Essa funcionalidade fornece informações que tornam o processo de compra educativo.
Além disso, esse processo é escalável e previsível, pois permite prever as ações do usuário e fornecer conteúdos relevantes. Nesse sentido, o empresário pode auxiliar seu cliente a completar o ciclo de compras de maneira assertiva.
Por outro lado, o funil de conteúdo trabalha na identificação da jornada, sendo uma ferramenta de suporte. Em outras palavras, um visitante de um site pode se tornar um público qualificado. Contudo, é necessário conduzi-lo para o fechamento do processo
Quais são e como funcionam as etapas do funil de conteúdo?
A princípio, a utilização do funil de conteúdo é indispensável para quem possui uma empresa de serviços ou produtos. É por meio do conteúdo que se convence, convoca e motiva os usuários à ação.
A sistemática do funil de conteúdo está relacionada ao acompanhamento do usuário e à oferta de informações relevantes para cada etapa. Portanto, não se tratam de conteúdos aleatórios sem metas ou objetivos definidos.
Nesse sentido, o empresário precisa estar bem informado se deseja implementar um planejamento de funil de conteúdo. Além disso, é fundamental buscar orientação com profissionais de marketing para garantir mais eficácia no conteúdo e nas demais ferramentas.
1- Topo de Funil (ToFu)
Esta é a primeira etapa e está relacionada ao primeiro contato do cliente com a marca ou perfil. Portanto, é o momento em que é preciso fornecer ao usuário o máximo de informações. Direcione seus esforços para que as informações sejam apresentadas com clareza. Ou seja, é o momento de atrair o usuário por meio de informações e conteúdo de valor. Dessa forma, o internauta ficará interessado no site e continuará sua jornada de compra.
Nesse sentido, é importante oferecer conteúdo relevante, mesmo que o usuário não esteja totalmente decidido a adquirir o produto. O conteúdo nesta etapa deve criar identificação dos internautas com o produto.
O topo de funil é o momento em que é necessário despertar o interesse do consumidor. Portanto, essa fase é chamada de fase de conscientização, é o momento em que você recebe mais visitas em seu site.
Vale lembrar que esses clientes são resultado de sua campanha com anúncios pagos e ações orgânicas. Os conteúdos produzidos nesta etapa têm a intenção de educar o consumidor. No entanto, em relação ao conteúdo em si, ele deve ser objetivo e de fácil acesso. A dica é que você invista em redes sociais e anúncios, recursos importantes para direcionar seus clientes.
2- Meio de funil (MoFu)
Chegou a hora de aprofundar o conteúdo, pois o usuário não é mais um simples visitante.
Portanto, esta etapa exige um pouco mais do planejamento de vendas da empresa e de sua divulgação. O internauta não é mais aquele que estava apenas passando por sua página. Agora, ele já conhece a sua empresa e seu conteúdo, e sabe quais objetivos podem favorecê-lo.
Sendo assim, nesta etapa, você tem a chance perfeita de expor seus argumentos. Ou seja, mostrar para este usuário que você tem o que ele procura e que você tem a solução para seu problema ou o produto para seu desejo.
Portanto, o meio de funil está relacionado com a consideração. Ou seja, a pessoa considera o fato de ter um determinado problema e a compra de um produto para a sua solução. Portanto, esta fase é posterior à etapa da consciência e anterior à da compra.
Além disso, esta etapa também é conhecida como momento de conversão. Isso quer dizer que a pessoa, nesta fase, precisa saber que você tem a solução para seu problema, mas ainda não é o momento de vender
3- Fundo de Funil (BoFu)
Nesta etapa, você já tem toda a atenção do usuário em sua mídia social. Portanto, esse internauta já está qualificado, ou seja, tem interesse no conteúdo do seu site.
A partir disso, chegou a hora de mostrar por que a sua empresa soluciona o problema. Dentro da previsibilidade do funil de marketing, podemos perceber que o internauta avalia seu conteúdo e produtos. Ou seja, ele pondera os fatores positivos e negativos de fechar uma compra com você ou com a concorrência.
Neste momento, a objetividade máxima é crucial para mostrar que a sua empresa é a melhor opção. Logo, o objetivo do fundo de funil é levar o cliente ao fechamento do negócio. Nesse caso, é necessário o mais alto grau de convencimento. No entanto, uma característica própria desta etapa é o fato de ela ser curta.
Tempo no fundo de funil
O período de tempo que o usuário permanece nas outras etapas pode ser bastante longo. Mas aqui conteúdo aqui precisa ser mais direto, pois o cliente compara várias possibilidades na concorrência.
Lembre-se: toda a premissa do funil de conteúdo é educar e conduzir o consumidor para a compra. Ou seja, crie conteúdos que o ajudem a tomar suas decisões. Neste sentido, toda a quantidade de informação que você forneceu até aqui precisa estar alinhada com essa premissa.
Principais características dos internautas em relação ao funil
Agora que já sabemos um pouco mais sobre os tipos de funil, veja algumas características dos internautas em relação a essa estratégia:
- Visitantes: são os que estão aprendendo e descobrindo;
- Leads: são os que reconhecem o problema;
- Nível de oportunidade: aqueles que consideram a solução;
- Clientes: são os que decidem comprar.
Caso você já possua estratégias de marketing digital e trabalha com funil de conteúdo nas mídias sociais, será bem fácil o seu uso. O funil de conteúdo foca em uma linha editorial e um planejamento estratégico para as redes sociais. Vale lembrar que a eficácia acontece quando temos uma análise de tráfego e métricas de resultados. Assim, todo conteúdo que você produz será de extrema relevância por ser voltado para aquele segmento específico de sue negócio.
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Referências: Conversion, Resultados Digitais, Rock Content
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