Persona é a manifestação do cliente ideal. Ela é criada a partir de pesquisas que são usadas para servir de referência para que as organizações e marcas entendam melhor as pessoas que consomem seus produtos e serviços.
Para as empresas, esse elemento é essencial então para definir estratégias e abordagens a executar para produzir campanhas bem sucedidas e gerar um aumento de conversões.
Vamos entender um pouco mais sobre o que é persona? Continue a leitura!
O que é persona?
Uma persona é um perfil semifictício do cliente ideal de um negócio, criado por meio de pesquisas, dados e informações sobre o público-alvo. Essa ferramenta auxilia as empresas a compreender melhor as necessidades, interesses e comportamentos de seus clientes.
Dessa forma, a persona funciona como uma representação fictícia, mas embasada em dados reais, refletindo as demandas da audiência consumidora.
Para aprofundar o conhecimento sobre a persona, é essencial analisar as demandas de clientes que já consumiram os produtos ou serviços da empresa. Isso proporciona uma fonte direta de informações sobre o que constituiria uma persona ideal.
Vale ressaltar a importância de considerar tanto os clientes satisfeitos quanto os insatisfeitos ao realizar essa análise, visando identificar oportunidades para construir um negócio sólido.
É crucial compreender que a caracterização de uma persona vai além de dados demográficos como sexo, idade e local de residência. O objetivo principal é entender o perfil do comprador por meio de seus comportamentos e preferências.
Portanto, a análise deve se concentrar em aspectos mais profundos, transcendendo meros números e abordando elementos que revelam a essência do consumidor.
Qual é a diferença entre persona e público-alvo?
A persona, como mencionado anteriormente, representa um perfil projetado para ser o cliente ideal de uma empresa, sendo uma maneira de segmentar os clientes que a organização planeja atender.
O público-alvo, por sua vez, é uma definição mais ampla, baseando-se em características demográficas, socioeconômicas e comportamentais dos potenciais clientes. Isso implica que a demanda desse público é mais abrangente e menos segmentada. Em contraste, a persona é uma representação mais específica e detalhada, buscando compreender as características individuais e exclusivas de cada cliente.
Portanto, é fundamental esclarecer que, embora esses conceitos possam parecer semelhantes, são completamente distintos, especialmente no que diz respeito à compreensão das necessidades dos clientes. A abordagem da persona demanda um esforço maior e mais detalhado para atender demandas específicas.
Por fim, é possível ter mais de uma persona definida dentro do modelo ideal de negócios. No entanto, é crucial evitar exageros, buscando garantir uma organização eficaz e um planejamento mais preciso para o seu empreendimento.
Quais são os tipos de persona?
Atualmente, contamos com 4 tipos de persona. São elas
Buyer persona
A Buyer Persona é a mais detalhada e representa o seu cliente ideal. Inclui informações sobre a personalidade, comportamento, interesses, necessidades e desafios do seu público, sendo útil para criar estratégias de marketing mais personalizadas e direcionadas.
Esses fatores são determinantes para guiar as ações a serem executadas, tornando-as mais efetivas e assertivas dentro de uma estratégia de marketing bem elaborada.
Proto persona
A Proto Persona é criada com base em suposições e hipóteses sobre o seu público-alvo, antes mesmo de coletar dados reais. Serve para iniciar a compreensão do seu público antes de investir em pesquisas mais aprofundadas.
Portanto, é uma forma de direcionar informações iniciais que serão coletadas futuramente para confirmar o perfil do seu cliente.
Brand persona
A Brand Persona representa a personalidade da sua marca, ou seja, como ela é percebida pelo seu público. Isso possibilita definir a linguagem, o tom e a identidade visual da sua marca, criando uma entidade ou avatar para a sua empresa.
Essa abordagem é crucial, pois garante à sua empresa uma percepção mais humana, gerando identificação com o seu público. Um exemplo contemporâneo disso é o uso de assistentes virtuais que estabelecem uma identidade com o público, como é o caso das lojas Magazine Luiza.
Audience persona
Essa persona é criada com base nas características demográficas do seu público-alvo, como idade, gênero, escolaridade, renda e localização geográfica. Ajuda a compreender melhor quem é a sua audiência e a definir estratégias de marketing mais adequadas.
Além disso, ela é constituída por meio dos acessos e interações que o público tem com o seu perfil, tanto nas redes sociais quanto no seu blog.
Por que criar uma persona?
A criação de uma persona é fundamental, pois ela auxilia empresas e marcas a compreenderem melhor as necessidades e desejos de seus clientes. Isso proporciona um planejamento de ações mais fundamentado, alinhado às exigências dessa clientela. Além disso, as personas facilitam a criação e personalização de conteúdos, produtos e serviços para atender demandas específicas de cada tipo de cliente.
Além do mais, elas permitem otimizar as estratégias de marketing e vendas, possibilitando a segmentação e compreensão de qual abordagem e linguagem funcionarão melhor com a audiência desejada. Isso, por sua vez, aumenta as chances de conversão e engajamento com os consumidores
Abaixo, apresentaremos motivos que justificam essa criação. Vamos lá:
- Define o estilo e tom do seu conteúdo;
- Filtra quais conteúdos são fundamentais para alcançar seus objetivos;
- Aprimora as ações para o planejamento de uma estratégia de marketing eficaz;
- Define temas relevantes a serem abordados;
- Compreende como os clientes buscam informações e a razão para consumi-las;
- Garante maior visibilidade para a marca;
- Facilita a personalização de produtos e serviços;
- Contribui para a fidelização do cliente;
- Otimiza a alocação de recursos financeiros;
- Auxilia na adaptação rápida a mudanças no comportamento do consumidor;
- Promove a diferenciação da marca em um mercado competitivo;
- Facilita a mensuração e análise de resultados das ações de marketing;
- Estabelece conexões emocionais com o público-alvo;
- Ajuda a antecipar tendências e necessidades do mercado;
- Favorece a inovação contínua nos produtos e serviços oferecidos.
Esses elementos destacam a importância da criação de personas para guiar estrategicamente diversas áreas de uma empresa, proporcionando benefícios tanto a curto quanto a longo prazo.
Como criar uma persona?
O processo de criação de uma persona segue alguns passos básicos, e dependendo de sua finalidade, a maneira com que os dados reunidos são tratados mudará. Confira:
- Pesquise e colete informações sobre o público-alvo: utilize dados demográficos, comportamentais e de mercado para entender quem são seus clientes em potencial.
- Identifique padrões e segmente o público: agrupe seus leads de acordo com suas características e necessidades comuns.
- Crie um perfil semifictício: baseado nas informações coletadas, crie então uma persona com nome, idade, profissão, interesses e objetivos.
- Utilize a persona em suas estratégias: adapte sua comunicação, produtos e serviços para atender às necessidades e desejos da persona criada.
Exemplos de perguntas que podem ajudar a criar uma persona
Para criar uma persona, é preciso coletar dados sobre a audiência que a empresa deseja atingir. Para isso, é possível fazer diversas perguntas que ajudarão a traçar o perfil do cliente ideal. Alguns exemplos de questões a levantar são:
- Qual é a faixa etária do seu público-alvo?
- Qual é o nível de escolaridade das pessoas que você quer alcançar?
- O que as pessoas que você quer atingir fazem no tempo livre?
- Qual é a renda mensal média dessas pessoas?
- Quais são as principais dores e desafios que elas enfrentam?
- O que as motiva a comprar o seu produto ou serviço?
- Como elas preferem ser abordadas pela sua empresa?
- O que elas costumam pesquisar na internet antes de tomar uma decisão de compra?
- Quais são os principais objetivos que elas têm em mente?
- Quais são os seus principais valores e crenças?
- O que as frustra ou irrita no processo de compra ou no uso do seu produto/serviço?
- Quais redes sociais você usa?
- Como você se mantém informado?
- Que tipo de assunto você gosta de acompanhar?
- Como é a sua rotina?
- Quais são as suas principais responsabilidades?
- Quais marcas costuma usar?
- Em quais canais você costuma interagir com as marcas?
- O que te levou a consumir com a empresa X?
- O que você considera um diferencial na empresa X?
8 Ferramentas para criação de personas
Existem diversas ferramentas disponíveis na internet que podem ajudar na criação de personas. Algumas delas são:
1- Google Analytics
A ferramenta gratuita do Google permite coletar informações sobre os visitantes do seu site, como idade, gênero, localização geográfica, interesses, comportamento de compra e muito mais. Logo, com base nessas informações, é possível criar uma persona mais precisa e segmentada.
Portanto, ao ter esses dados em mãos, a criação da sua persona pode ser mais assertiva e ajudar a alcançar os objetivos traçados no seu planejamento.
2- Social Mention
Permite monitorar menções da sua marca nas redes sociais. Além disso, ela coleta informações sobre o sentimento das pessoas em relação ao seu negócio, os principais tópicos de conversa e os influenciadores do seu segmento.
Dessa maneira, essa ferramenta pode ajudar na criação de uma persona mais alinhada com a realidade.
3- Typeform
É uma plataforma de criação de formulários que permite criar pesquisas personalizadas para coletar informações sobre a sua audiência.
Além disso, um outro aspecto relevante é o de que é possível criar questionários interativos, com perguntas diferentes para cada visitante, o que ajuda a coletar informações mais precisas e completas, e ajuda a segmentar melhor o seu público.
4- Make My Persona
É uma ferramenta gratuita da Hubspot que permite criar buyer personas de forma rápida e fácil. Isso porque ela oferece uma série de perguntas e opções de resposta, as quais ajudam a traçar o perfil do seu cliente ideal de forma simples e intuitiva.
O fato de ser gratuita pode ser bem importante, porque nem sempre começamos uma empresa com grandes orçamentos, não é?
Para responder a pesquisa, alguns dados precisarão ser preenchidos, como idade, onde mora etc. Após terminar, você terá o relatório que poderá ser encaminhado para a sua equipe, a fim de ser analisado.
5- ChatGPT
A ferramenta IA gratuita generativa de texto em linguagem natural é capaz de criar Proto Personas a partir da inserção de dados e informações mais básicas, economizando tempo e recursos da empresa antes de iniciar um investimento maior em prospecção, nutrição e segmentação de leads.
Logo, essa ferramenta pode ser muito útil quando pensamos em aproveitar o máximo os recursos sem que a empresa perca tempo reunindo informações.
6- Google Forms
O Google forms é uma ferramenta ótima, pois a estratégia de elaborar questionários, para que o seu público possa te oferecer informações, é muito efetivo para qualquer empresa.
Sendo assim, você poderá encaminhar perguntas para saber quais as principais necessidades que ele apresenta, a fim de obter insights para resolver esses problemas.
7- Gerador de personas
Esta é uma ferramenta essencial para documentar as características da sua persona.
Dessa forma, será possível alinhar o planejamento às expectativas do seu público, o que é extremamente eficaz para alcançar as metas estabelecidas pela empresa.
8- AI Persona Builder no WriterAccess
Trata-se de uma ferramenta de inteligência artificial projetada para auxiliar na definição das melhores ações para um planejamento eficaz.
O AI Persona Builder no WriterAccess coleta informações sobre o tamanho da sua empresa, o tipo de negócio, entre outros dados, para compreender melhor a sua marca e como ela pode beneficiar a sua persona.
Ao analisar as informações coletadas, a ferramenta apresentará algumas sugestões que podem ser positivas para o seu negócio.
Exemplos de personas
Criar uma persona é um processo importante para entender quem é o público-alvo de um negócio e como é possível se comunicar com ele de forma mais efetiva. Portanto, para ajudar a entender melhor como funciona a criação de uma e como ela pode ser aplicada em diferentes mercados, selecionamos então três exemplos de personas em diferentes áreas:
Persona do mercado de beleza
Nome: Ana
Idade: 30 anos
Estado civil: Casada, mãe de um filho
Profissão: Enfermeira
Renda: R$ 4.500
Objetivo: Cuidar da saúde da pele e cabelo, buscando praticidade e economia
Descrição: Ana é uma mulher moderna, que trabalha e cuida da casa ao mesmo tempo. Assim, preza por cuidados com a pele e cabelo, mas busca por produtos que sejam práticos e que caibam no orçamento. No entanto, ela tem um filho pequeno, o que dificulta o tempo que possui para si. Porém, Ana é bastante engajada nas redes sociais e busca por informações sobre beleza online.
Persona do mercado de moda
Nome: Felipe
Idade: 25 anos
Estado civil: Solteiro
Profissão: Designer
Renda: R$ 6.000
Objetivo: Comprar roupas que reflitam seu estilo pessoal, buscando qualidade e inovação
Descrição: Felipe é um jovem antenado nas tendências da moda e gosta de usar roupas que reflitam sua personalidade. Ele tem um estilo autêntico e busca por peças que sejam diferentes e inovadoras. O jovem é um profissional bem sucedido na área de design, o que lhe permite ter uma boa renda para investir em suas roupas e acessórios. Ele costuma seguir influencers e marcas de moda nas redes sociais.
Persona do mercado de turismo
Nome: Maria
Idade: 35 anos
Estado civil: Casada, mãe de dois filhos
Profissão: Professora
Renda: R$ 5.000
Objetivo: Planejar viagens em família com bom custo-benefício e com opções de lazer para as crianças
Descrição: Maria é uma mãe dedicada e que gosta de viajar com a família. Tem dois filhos pequenos e procura por opções de viagens que divirta as crianças, mas que também sejam acessíveis financeiramente. Ela é professora e tem uma rotina intensa de trabalho, o que faz com que valorize bastante suas férias. Maria costuma buscar por pacotes de viagem online e pesquisar sobre destinos turísticos nas redes sociais.
Esses exemplos de personas ilustram como aplicar a criação em diferentes mercados e segmentos. É importante lembrar que cada persona deve ser única e representar uma fatia específica do público-alvo, levando em consideração suas características e objetivos.
A partir disso, é possível criar estratégias de marketing mais efetivas e aumentar as chances de sucesso em um negócio.
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Fonte: Resultados Digitais Rock Content Neil Patel Mind Miners Surfe Digital
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