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o que é engajamento

Você já parou para pensar na palavra engajamento? Bem, a princípio, engajar representa estar em defesa de uma causa. Neste sentido, podemos ser engajados com causas políticas, sociais, culturais e outras, por exemplo.

Porém, no marketing digital, a palavra engajamento corresponde a um público qualificado. Ou seja, se o público está fidelizado, se conhece profundamente a sua empresa ou se segue a sua empresa e perfil.

Sendo assim, diante destas características, é possível perceber que engajar, na verdade, não é tão simples. Porém, para simplificar um pouco esta missão, preparamos algumas informações que você precisa estar por dentro. Boa leitura!

O que é engajamento?

Definir a palavra engajamento não é tão fácil quanto parece. No entanto, para simplificar, podemos definir como uma ação que visa impulsionar algo.

Nas redes sociais, engajamento pode ser entendido como estratégias de marketing contabilizadas através de algumas ações realizadas pelos usuários, a exemplo: curtidas, comentários. Logo, pode ser entendido como engajamento ações que envolvem essa ideia de interação entre o público com uma marca ou ideia.

Dessa forma, uma forma de estabelecer engajamento é através do relacionamento com o público. Portanto, para isso, invista em conteúdos que despertem o interesse do seu cliente, a fim de gerar boas trocas com a sua empresa.

Como medir o engajamento?

O engajamento pode ser medido de diferentes formas. O que vai determinar como realizá-lo é o meio em que ele acontece, a exemplo do YouTube que não considera o play como um parâmetro fundamental para medir de que forma o engajamento acontece. Veja alguns tipos de métricas para engajamento:

Engajamento em interações por seguidores

É uma forma de cálculo levando em consideração o total de seguidores na sua conta. Veja como calcular:

ER POST= TOTAL DE INTERAÇÕES / TOTAL DE SEGUIDORES

Engajamento em interações por alcance

Essa é uma das formas mais comuns para calcular o engajamento. É conhecida pela sigla ERR (Engagement Rate by Reach), em inglês.  É muito simples:

ERR= SOMA DE TODAS A INTERAÇÕES/ALCANCE DO POST

Qual é a importância do engajamento?

Engajamento é importante demais para uma empresa, tendo em vista que estratégias de publicação, dentro das redes sociais por exemplo, sem a interação com o público não vale de nada.

Portanto, para que o seu objetivo seja concretizado, você precisará de visibilidade. Do contrário, as suas ações não valerão de nada, né?
Logo, o engajamento é fundamental para que os seus objetivos sejam alcançados, seja uma venda, vender um propósito ou filosofia de vida: todos dependem do engajamento para ter sucesso. Do contrário, estarão agindo sozinhos.

Como criar e melhorar o engajamento com o público?

Para criar e melhorar o engajamento, algumas questões precisam ser levadas em consideração. Vamos ver que questões são essas?

1- Conheça seu público

Primeiramente, uma das primeiras formas para engajar é conhecer seu público. Portanto, faça um levantamento do comportamento de seu público. Assim, descubra qual a rede social ele mais frequenta, quando está na internet, quais são seus assuntos preferidos e outras características.

Dessa forma, quanto mais dados você tiver, mais consegue criar campanhas que correspondam às preferências e desejos do público. Além disso, suas campanhas ficarão mais assertivas, fazendo com que ofereça o conteúdo, produto ou serviço que procuram.

2- Tenha engajamento em vários canais

Basicamente, o engajamento em vários canais é estar em todo lugar na internet. Ou seja, em relação ao atendimento ao cliente, desenvolva uma estratégia de estar no Facebook, Instagram e outras redes. Portanto, isso facilita a captação dos usuários em seus lugares prediletos.

Neste sentido, você proporciona uma grande gama de escolha para seu usuário. Assim, permite que ele escolha qual plataforma que mais lhe agrada. Além disso, oferece uma experiência satisfatória do início ao fim do processo de venda.

3- Crie um perfil no Facebook

Para ampliar as possibilidades de engajamento, você pode criar um perfil profissional no Facebook.

Sendo assim, é necessário elaborar URL, imagens, informações  iniciais e outras informações importantes para a criação do perfil pessoal ou da empresa. Além disso, é importante a elaboração de uma descrição da empresa que considere a sua missão e valores.

Vale lembrar que quando você tem mais resultados com o tráfego orgânico em relação às suas mensagens e postagens variadas, diminui o custo com anúncios pagos. Neste sentido, é imprescindível um bom marketing digital que observe conteúdos e imagens.

4- Estimule a criatividade em equipe

A criatividade na formatação de uma plataforma é muito importante para o aumento do engajamento. Portanto, tenha sempre o seu objetivo principal definido e crie com sua equipe muitas novidades que correspondam ao seu negócio.

A criatividade no processo de engajamento caminha em função da proximidade com o cliente. Ou seja, todas as facilidades que você cria como um diferencial em relação à concorrência, por exemplo, vão trazer resultados positivos.

Portanto, criar engajamento também é fidelizar e até criar defensores de sua marca. A criação pode ser feita alinhando marketing de conteúdo com pesquisas de mercado e segmentos.

5- Utilize o remarketing no engajamento

A princípio, o remarketing possibilita um trabalho de marketing com o público qualificado. Ou seja, o público que já realizou algumas ações anteriores na internet, relacionado com o segmento de seu produto ou serviço.

Dessa forma, o remarketing funciona como uma nova divulgação para quem já interagiu com algum segmento de sua empresa. Imagine uma situação em que uma pessoa estava procurando um sapato na sua loja virtual e visitou seu site. Logo depois, pesquisou por um tempo e saiu sem efetuar nenhuma compra.

Quando essa mesma pessoa estiver em outra loja do mesmo segmento, o seu anúncio aparecerá para essa pessoa. Portanto, se essa pessoa passa a frequentar seu site e, posteriormente realiza compras, você concluiu seu engajamento via remarketing.

6- Tenha conteúdo de relevância para engajar

Sem uma boa elaboração de conteúdo, não há mensagem completa em relação ao seu produto. O conteúdo é o principal ponto dentro de uma estratégia de marketing e comunicação.

Neste sentido, ele proporciona mais visitantes ao seu site, aquisição de leads e conversões de visitantes em compradores.

Desta forma, quem compartilha informações relevantes, engaja mais o seu público. Por meio de um conteúdo bem projetado, você pode compartilhar experiências, dados e conhecimento.

Assim, você garante que os clientes confiem em você. Isso porque você forneceu conhecimento, e sabemos que conhecimento é valor e poder.

7- Elabore um e-mail marketing

Uma das principais vantagens do e-mail  marketing é a personalização. Isso porque você pode produzir e-mails direcionados para cada segmento e atingir diferentes públicos.

Além disso, quando o processo começa com uma análise detalhada sobre segmentos e públicos, você atinge a relevância necessária para cada tipo de público, gerando um impacto muito grande a custo baixo.

8- Faça planejamento de Inbound Marketing

A importância do planejamento de Inbound reside na aquisição de leads qualificados. Neste sentido, esses clientes são caracterizados por pessoas interessadas em estabelecer um tipo de negócio no presente momento ou futuramente.

A propósito, é importante salientar que essa estratégia evita desperdício de tempo em tentativas voltadas para públicos que não demonstram interesse. Isto acontece porque nessa estratégia o público interessado em seu produto e segmento vem procurar espontaneamente, atraído pelo conteúdo.

9 – Crie uma Landing Page para impulsionar o engajamento

O investimento em uma boa landing page é muito importante em ações pró engajamento. Portanto, essas páginas criam caminhos entre o consumidor e sua empresa. Além disso, a todo momento, ela fornece o retorno do investimento. Ou seja, ela proporciona a estimativa do usuário.

A landing page, ou página de destino, é o motor de leads e conversão da sua empresa. Nela estão as etapas finais para a conversão ou venda e você tem acesso à taxa de conversão e captura de leads.

O planejamento e criação otimizada dessa página possibilita um melhor caminho para o consumidor entrar em contato com a empresa. Além disso, fornece a estimativa da atividade dos usuários, taxa de cliques e de conversão. Neste sentido o comerciante pode ter ideia do sucesso da campanha de anúncios.

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Referências: Resultados Digitais, Rock Content

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