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16 dicas infalíveis de como começar do zero no Instagram

Se você está buscando novas formas de impulsionar o seu negócio, começar no Instagram pode ser uma ótima escolha. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, essa é uma das redes sociais mais populares do mundo e pode te ajudar a atingir uma grande audiência com perfis diversos, e tudo isso na palma da sua mão.

Embora seja amplamente utilizado como uma plataforma de entretenimento, o Instagram oferece um grande potencial para empresas de todos os segmentos e tamanhos. Com uma estratégia correta e bem direcionada, você pode aumentar a sua visibilidade, conquistar novos clientes e principalmente aumentar suas vendas.

Ao longo do texto, você vai ver algumas dicas infalíveis para começar do zero no Instagram. Boa leitura!

16 dicas infalíveis de como começar do zero no Instagram

Você deseja adotar um modelo de negócio no Instagram, porém ainda não sabe como começar? Neste tópico elaboramos 12 dicas para iniciar na plataforma e desenvolver seu conteúdo para alcançar um público maior. Confira:

1. Estabeleça um objetivo

Antes de criar seu perfil, é preciso estabelecer qual o seu objetivo com ele. Isto é, qual foi a intenção que guiou sua decisão? Alcançar mais pessoas, diversificar seu público-alvo, converter leads, aumentar as vendas, disseminar conteúdo de valor, entre outros, por exemplo? Uma vez que você define sua meta, fica mais fácil pensar em como nutrir esse perfil e conseguir seguidores interessados em seu conteúdo.

2. Defina seu público-alvo

Comum em todas as estratégias de marketing, é necessário, depois de ter um objetivo claro, definir quem é a audiência de interesse do seu conteúdo. A partir dessa identificação, desenvolver postagens, stories e reels para engajar seus seguidores será uma tarefa assertiva e simples.

Isso porque, com uma persona, você terá a capacidade de se colocar no lugar da sua audiência e produzir materiais que atendam às demandas e dores do seu público.

3. Crie um perfil profissional

O Instagram oferece inúmeras possibilidades e ferramentas dentro da plataforma, dentre elas, a de criar um perfil pessoal ou profissional.

O perfil profissional permite que criadores de conteúdo, profissionais de diversas áreas, marcas e negócios se posicionem para uma nova audiência na internet, com acesso a ferramentas, dados e métricas avançados para medir a eficácia de suas campanhas e estratégias de marketing, além de se aproximar da audiência, gerando engajamento e aumentando suas conversões.

4. Complete suas informações

Lembre-se de que seu perfil é o seu cartão de visitas, portanto, quanto mais completas e objetivas as informações disponíveis, melhor.

Em um perfil profissional, você pode inserir dados como minibio, links profissionais, conexão para outras plataformas, além de Instagram Shopping e botões de direcionamento.

Também, é muito importante que informações sobre horário de funcionamento e endereço estejam disponíveis e bem claros para os seus clientes.

Além disso, um nome de fácil memorização para o seguidor, e uma imagem condizente com a sua marca são elementos essenciais para complementar seus dados e definir sua identidade na plataforma.

Sendo assim, lembre-se: essas informações são importantes para o seu público te conhecer melhor. Tá?

5. Crie conteúdo de qualidade

Criar um bom conteúdo está atrelado a conhecer seus seguidores, e a partir disso desenvolver postagens relevantes e de valor para satisfazer a audiência e promover o seu negócio.

Para isso, o conteúdo que você gerar precisa ter foco em resolver problemas do público e estar conectado ao seu segmento.

Crie stories, reels, fotos, carrosséis e postagens originais e criativas de qualidade, a fim de entregar para seu público motivos para se tornarem fiéis e engajados.

6. Realize autopromoção

Se antes se autopromover era visto como algo negativo, atualmente é bem mais aceitável, uma vez que para reconhecerem a nossa autoridade, é preciso assumir uma postura firme e enaltecer nossos esforços.

Ou seja, se antes havia uma espera pela validação de terceiros, hoje em dia estabelecer nosso lugar é essencial para que a audiência conheça e se identifique com nossos conteúdos e marca, e isso ocorre produzindo material de valor e engajando pessoas.

É possível, por meio de hashtags relacionadas ao seu nicho, divulgar seu Instagram e alcançar ainda mais pessoas. Outras maneiras de fazer isso é interagindo com comentários em outros perfis do mesmo segmento, além de participar ativamente de eventos e grupos online e offline e compartilhando seu link em outras redes sociais.

Contudo, atenção: o spam é uma prática negativa e com altos índices de rejeição, então faça a autopromoção de maneira consciente.

7. Solucione o problema do público de outros sites

No momento em que você conhece as dores de seus seguidores, mesmo em outras plataformas, e estabelece um diálogo apresentando soluções para essas necessidades em seu Instagram, você demonstra interesse em ajudar a sua audiência a obter respostas ágeis e relevantes, sem que precisem se desconectar da plataforma, além de deixar subentendido que seu negócio está atento e onipresente nas principais redes de interesse de seu público.

8. Collabs

As collabs, ou colaborações, são uma ótima forma de crescer no Instagram, seja estabelecendo parceria com outros criadores de conteúdo ou marcas, contribuindo de forma positiva e significativa junto a terceiros.

Essas colaborações podem ocorrer de diversas maneiras, desde a realização de lives conjuntas, até campanhas, postagens coletivas, entre outros. Contudo, cabe aqui a cautela, ou seja, busque perfis que estejam em consonância com o seu conteúdo de forma que se complementem, e que tenham quantidades de seguidores parecidas, para que as audiências cresçam mutuamente.

As ações de seu marketing digital tendem a obter resultados positivos contínuos em cada collab que você fizer. Estas parcerias também podem ocorrer entre empresas e produtores de conteúdos, sendo uma ótima maneira de aproveitar o co-marketing para impulsionar seu perfil.

9. Mantenha constância

Mesmo com poucas visitas em seu perfil, não abra mão de continuar produtivo. Se não há retorno, analise suas métricas para entender o que funciona e o que não funciona, mas siga interagindo com a audiência que você já tem, e nutrindo sua conta com conteúdo.

Nesse ponto, você deve ter em mente que as pessoas sempre vão analisar se vale ou não a pena seguir o seu Instagram. Isso está relacionado com o conteúdo de valor. Ou seja, se você de alguma forma contribui para solucionar problemas, entreter ou ofertar serviços relevantes em seu segmento.

10. Crie anúncios

Independente do segmento do seu perfil, investir em tráfego pago também é uma ótima opção para você que deseja alcançar um público mais amplo. Os anúncios são uma forma rápida e eficiente de melhorar a sua visibilidade, por meio de campanhas pagas focadas em promover suas publicações, perfil ou produtos e serviços que você oferece.

O Instagram permite que você segmente o seu público-alvo por critérios como localização, idade, gênero, interesses e comportamentos, permitindo que você desperdice menos tempo e recursos para chegar na audiência desejada, aumentando as chances de conversão.

11. Use e abuse dos Stories

O Stories é um recurso que permite publicar fotos e vídeos temporários que duram 24 horas, com possibilidade de serem eternizados por meio dos destaques.

Por essa razão, é uma ótima ferramenta para gerar conteúdos, focados em mostrar os bastidores do seu negócio, conversar com a sua audiência, compartilhar novidades e dicas, promover informações e curiosidades, interagir com enquetes e criar uma proximidade maior com o seu público.

12. Utilize os Reels

Outra forma de criar conteúdo para a sua audiência é aproveitar a dinamicidade da ferramenta Reels. Esse recurso, que compete com YouTube Shorts, TikTok e Kwai é uma ótima oportunidade para criar vídeos curtos e criativos com trilha sonora, efeitos, transições e conteúdos diversificados para o seu perfil.

Por isso mesmo é uma ótima maneira de mostrar um lado mais humanizado e descontraído da sua marca, permitindo participar de trends e criar conteúdo viral, que alcança mais pessoas e ainda possibilita mostrar usos e benefícios de seus produtos e serviços de uma forma ágil e com alta taxa de retenção.

13. Divulgue o seu perfil

Uma das maneiras de alcançar os resultados desejados é através da divulgação do seu perfil. Ela pode ser feita de várias formas: e-mail marketing, lista de transmissão e muito mais.

14. Interaja com o público

Essa é uma forma importante de comunicar ao seu cliente que você se importa com os feedbacks deles.

Sendo assim, invista tempo e recursos para responder mensagens e comentários, e exponha algumas dessas interações nos Stories. Use a sua criatividade!

15. Use hashtags com estratégia

As hashtags, ou hiperlinks, são menções a conteúdos que possam interessar os usuários. Funcionam como uma ótima forma de pesquisa e, também, como impulsionador da visibilidade da sua marca.

No entanto, é muito importante que você saiba usá-las. Selecione somente as que estejam relacionadas ao seu negócio, evitando um direcionamento sem eficiência e alcance.

16. Não esqueça das estratégias de SEO

Lembra que falamos acima, mais precisamente no tópico anterior, sobre o uso consciente das hashtags? Então… essa é uma importante estratégia de busca dentro das diversas possibilidades de conteúdo presentes no Instagram, e funciona como um mecanismo de busca dentro das estratégias de SEO.

Lembre-se: essa será um forma de as pessoas buscarem por conteúdos que sejam do interesse delas.

Por que usar o Instagram na sua estratégia?

O marketing digital oferece diversas possibilidades aos empreendedores para atrair novos clientes. Além disso, facilita a comunicação, uma vez que os recursos tecnológicos têm dominado a forma como consumimos.

Assim sendo, um perfil comercial no Instagram pode ser a porta de entrada para fidelizar novos clientes e gerar mais engajamento para a marca. Dito isso, vamos entender por que essa plataforma é tão poderosa. Confira:

1. Grande alcance de público

Como mencionado, o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que significa que há uma grande oportunidade de atingir uma audiência altamente diversa. Além disso, mais de 500 milhões de pessoas usam o Stories e Reels diariamente, o que pode te ajudar a alcançar ainda mais público.

2. Engajamento do público

A rede tem uma das maiores taxas de engajamento entre todas as redes sociais. Isso significa que as pessoas que seguem sua marca no Instagram são mais propensas a curtir, comentar e compartilhar suas postagens do que em outras plataformas. O engajamento pode ser uma ótima métrica para medir o seu sucesso.

3. Conteúdo visual atraente

O Instagram é uma plataforma altamente visual. Isso significa que você pode compartilhar fotos e vídeos de seus produtos, serviços ou equipe de forma atraente. Essa abordagem pode ajudar a tornar sua marca mais interessante e cativante para o público.

4. Possibilidade de segmentação de público

O Instagram oferece diversas opções para segmentar seu público-alvo, como idade, localização, interesses e comportamentos. Esses dados ajudam você a entender e garantir que suas postagens sejam vistas pelas pessoas certas, e dessa maneira aumentar suas chances de conversão.

Como criar um perfil comercial no Instagram? 

Criar um perfil comercial no Instagram te traz diversos benefícios, a exemplo da possibilidade de interagir mais com o seu cliente, além do engajamento e visibilidade. Sendo assim, para criar uma conta desse tipo, siga as seguintes instruções:

  • Acesso o seu perfil no Instagram e clique nas três barrinhas horizontais localizadas no canto superior direito;
  • Em seguida, vá até “Configurações”, depois “Tipo e ferramentas de conta” e clique na opção “Mudar para conta profissional”;
  • Ao selecionar, você verá que o Instagram vai te oferecer uma lista de itens, mas você deverá selecionar apenas um que enquadre o seu modelo de negócio;
  • Depois, selecione “Empresa”;
  • Tudo pronto! Sua conta empresarial foi criada.

Com as nossas dicas vai ser bem fácil começar do zero no Instagram, né? Aproveite!

Fonte: Instagram, Hotmart SEBRAE PostCron Agência Gentileza

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