Início » 15 livros sobre marketing digital para quem está começando
livros-de-marketing-digital-para-iniciantes

15 livros sobre marketing digital para quem está começando

Você sabia que existem diversos livros cujas leituras são indispensáveis para apresentar o marketing digital à iniciantes? Inclusive, esse material pode ser de enorme ajuda na aquisição dos conhecimentos necessários. Isso acontece porque as obras abrangem desde conceitos básicos até hacks fundamentais para exercer um ótimo trabalho nessa área em constante evolução.

Neste artigo, iremos listar 15 livros essenciais de marketing digital para iniciantes, cada um com uma breve sinopse e o link para adquiri-los:

Livros de marketing digital para iniciantes

Aprender sobre qualquer tema demanda tempo e energia para estudar e absorver o assunto que se deseja aprender. No marketing digital, isso não é diferente. Nessa área, precisamos sempre estar atentos às mudanças e nunca parar de buscar conhecimento. Sendo assim, preparamos uma lista com os melhores livros de marketing digital para você que está começando nesse universo. Confira:

1. Marketing na Era Digital: conceitos, plataformas e estratégias – Martha Gabriel e Rafael Kiso

11 livros sobre marketing digital para quem está começando

LINK PARA COMPRA!

O livro é um manual completo sobre estratégias de marketing digital.  Isso porque apresenta conceitos essenciais, além de conhecimento abrangente para que os profissionais de marketing possam se desenvolver e se aprimorar nesse campo em constante atualizações.

Ele ainda traz temas como IA para marketing, netnografia (estudos comportamentais de grupos na internet), influencers, comunidades, analytics, automação, neuromarketing etc.

Além disso, o texto também aborda cinco importantes pilares da área: o planejamento estratégico de marketing, a experiência do consumidor (CX), as plataformas e tecnologias digitais emergentes, as estratégias digitais de marketing e o marketing orientado a dados.

2. Marketing e comunicação na Era Pós-Digital: as regras mudaram – Walter Longo

11 livros sobre marketing digital para quem está começando

LINK PARA COMPRA!

A obra aborda as mudanças que ocorreram no mundo do marketing e da comunicação com o advento da era pós-digital. O autor discute como as relações entre marcas e pessoas, empresas e comunidades, gestores e colaboradores foram transformadas por essa nova era da sociedade de consumo. O livro é ótima leitura para quem deseja entender como a tecnologia tem impactado o mundo dos negócios e como as empresas podem se adaptar a essas mudanças.

3. As armas da persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar – Robert B. Cialdini

11 livros sobre marketing digital para quem está começando

LINK PARA COMPRA!

O livro foi escrito e publicado pelo ph.D Robert B. Cialdini pela primeira vez em 1984. Nele, o profissional, cansado de ser enrolado, aborda as técnicas de persuasão utilizadas por vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing e como podemos nos proteger das mesmas.

O psicólogo nos mostra então seis princípios universais da persuasão: a reciprocidade, o compromisso e a coerência, a aprovação social, a afeição, a autoridade e também a escassez. O livro é essencial para quem deseja entender como as técnicas de persuasão são utilizadas no dia a dia e como podemos nos proteger delas. Inclusive, existe uma versão revisada e ampliada desse mesmo livro. Você pode comprá-lo aqui.

4. Negócios digitais: aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios – Alan Pakes

11 livros sobre marketing digital para quem está começando

LINK PARA COMPRA!

O livro, publicado em 2016, apresenta um modelo novo sobre criação de negócios rentáveis com recursos iniciais limitados.

O autor traz uma série de dicas para empreender nessas condições e como usar a internet para criar um negócio online.

A obra é indispensável para quem deseja aprender como usar a internet para começar a empreender na web.

5. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI – Rafael Rez

11 livros sobre marketing digital para quem está começando

LINK PARA COMPRA!

A obra é um curso completo sobre como identificar, reter e respeitar a audiência criada, dando a ela sempre o melhor que ela pode receber. O autor Rafael Rez ensina como fazer dinheiro na internet com um bom conteúdo de cada vez. O livro é focado em estratégias de conteúdo para Marketing Digital e está no top 58º em Web Marketing pela Amazon Brasil.

6. Marketing 4.0 – Philip Kotler

Marketing 4.0 - Philip Kotler

LINK PARA COMPRA!

A obra fala sobre um estágio evolutivo do marketing em que predominam os canais digitais de vendas e relacionamento.

Nele, o pai do marketing, Philip Kotler teoriza a junção do Marketing Tradicional com o Digital. A mudança principal está no uso massivo da tecnologia e da internet nos processos de publicidade e vendas. O livro é uma leitura essencial para quem deseja entender as novas maneiras de se pensar o marketing nessa nova era.

7. Marketing de permissão: transformando estranhos em amigos, e amigos em clientes – Seth Godin

11 livros sobre marketing digital para quem está começando

LINK PARA COMPRA!

O livro foi escrito por Seth Godin em 1999, esse autor que é um dos maiores nomes do marketing e responsável por popularizar o termo “marketing de permissão”, justamente com essa obra.

No texto, nos é apresentado um modelo que se baseia em obter a permissão do cliente para enviar mensagens de marketing personalizadas e relevantes. O objetivo é transformar estranhos em amigos e amigos em clientes, como o próprio subtítulo diz. É leitura obrigatória para quem deseja aprender mais sobre marketing e como se conectar com o público-alvo de maneira eficaz.

8. Métricas de Marketing: O Guia Definitivo de Avaliação do Desempenho do Marketing – Paul W. Farris, Neil T. Bendle e Phillip E. Pfeifer

Métricas de Marketing: O Guia Definitivo de Avaliação do Desempenho do Marketing

LINK PARA COMPRA!

A obra apresenta mais de 50 métricas de marketing que ajudam a avaliar o desempenho do marketing e a tomar decisões informadas.

Essas métricas são organizadas em quatro categorias: vendas, participação de mercado, lucratividade e satisfação do cliente. O livro é uma leitura indispensável para quem deseja aprender mais sobre como medir o desempenho das campanhas e tomar decisões conscientes.

9. Free: o futuro dos preços – Chris Anderson

11 livros sobre marketing digital para quem está começando

LINK PARA COMPRA!

Aborda o fenômeno da gratuidade dos produtos e como isso afetará a vida das pessoas. Anderson afirma que estamos entrando em uma era em que a economia pode ser construída em torno da ideia de “gratuito” e mostra como isso pode ser aplicado em diferentes setores. O livro é uma leitura instigante para quem deseja aprender mais sobre como a gratuidade pode ser usada como uma estratégia de negócios.

10. Contágio: por que as coisas pegam – Jonah Berger

Contágio: por que as coisas pegam - Jonah Berger

LINK PARA COMPRA!

A obra fala sobre o fenômeno da viralização e como as coisas se popularizam. Berger apresenta seis princípios que tornam uma ideia viral ou transformam algo em um produto de sucesso.

Esses princípios são: moeda social, gatilho, emoções, público, valor prático e histórias. O livro é uma ótima pedida para quem deseja aprender mais sobre como as coisas se tornam populares e como isso pode ser aplicado em diferentes setores.

11. A lógica do consumo: verdades e mentiras sobre por que compramos – Martin Lindstrom

11 livros sobre marketing digital para quem está começando

LINK PARA COMPRA!

Lindstrom apresenta ao leitor os bastidores das pesquisas que explicam porque determinado produto vende, e mostra como os cérebros das pessoas respondem aos muitos estímulos da propaganda.

A obra é uma análise sobre o comportamento do consumidor e como as empresas usam técnicas de marketing para influenciarem as decisões de compra.

12. Isso é marketing: para ser visto é preciso aprender a enxergar – Seth Godin

Isso é marketing: para ser visto é preciso aprender a enxergar - Seth Godin

LINK PARA COMPRA!

O livro oferece técnicas de marketing para se tornar um grande “marketeiro” de mídias sociais e internet no geral. Isso porque ele fala sobre a importância de encontrar seu menor público possível e entender sua compreensão filosófica do mundo, a fim de fazer o melhor para o cliente, por meio da empatia e da generosidade.

Além disso, a leitura nos leva a descobrir o papel do status no comportamento de compra, a função que a marca desempenha nas vendas, como ocorre a precificação, e informações sobre funil de vendas, afiliação e criação de comunidades.

13. Os 10 pecados mortais do marketing: sintomas e soluções – Philip Kotler

11 livros sobre marketing digital para quem está começando

LINK PARA COMPRA!

O livro analisa os princípios que deveriam reger o campo profissional do marketing e identifica inúmeras falhas que diminuem sua eficiência. O autor ainda explica como identificar os sinais de que uma empresa está cometendo um dos 10 pecados mortais do marketing e compartilha as melhores soluções para superar esses problemas.

14. A bíblia do marketing digital – Cláudio Torres

14. A bíblia do marketing digital - Cláudio Torres

LINK PARA COMPRA!

Considerado um guia abrangente, este livro cobre todos os aspectos do marketing digital.

Isso porque ele fornece insights valiosos sobre estratégias, ferramentas e táticas que podem ser aplicadas para obter resultados efetivos no ambiente digital.

A obra conta ainda com diversos roteiros práticos para serem utilizados diariamente, além de servir de base para os profissionais de diferentes segmentos que desejam iniciar a jornada no marketing digital.

15. Princípios de marketing – Philip Kotler e Gary Armstrong

11 livros sobre marketing digital para quem está começando

LINK PARA COMPRA!

O livro mostra as melhores estratégias e práticas para criar valor para a sua audiência. Com casos e exemplos de empresas de sucesso no Brasil e no mundo, o leitor vai descobrir como usar a tecnologia a seu favor e se destacar no mercado. Princípios de marketing é um guia essencial para estudantes e profissionais que querem se atualizar sobre o marketing moderno.

Conclusão

Esses são apenas alguns dos muitos livros disponíveis para iniciantes e experientes sobre marketing digital. Ao ler essas obras, você estará se capacitando com conhecimentos fundamentais para impulsionar sua carreira nessa área emocionante e em constante evolução. Esperamos que esta lista seja útil para você adquirir os livros de sua preferência e aprofundar seus conhecimentos em marketing digital.

Se você gostou desse conteúdo, comente conosco abaixo. Aproveite e compartilhe essa lista com outros empreendedores e iniciantes no marketing digital para enriquecerem seu aprendizado.

Selecionadas para você

3 thoughts on “15 livros sobre marketing digital para quem está começando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *