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Algoritmo das redes sociais

Algoritmos das redes sociais: o que são e como funcionam?

Neste texto, vamos compreender o conceito de algoritmo das redes sociais e suas aplicações. A princípio, um algoritmo funciona como um mecanismo para compreender o comportamento dos internautas.

Sabe quando realizamos uma busca no Google e, em seguida, começam a aparecer várias publicações relacionadas a essa ação? Isso é o algoritmo em ação. Continue conosco para explorar um pouco mais sobre os algoritmos nas redes sociais e como eles operam. Boa leitura!

O que são algoritmos?

Geralmente, quando realizamos buscas sobre algum produto, vemos elementos relacionados a essa ação, especialmente quando se trata de redes sociais. Isso ocorre porque o algoritmo identificou, com base nessa simples pesquisa, um certo comportamento, uma maneira de direcionar conteúdos que possam te interessar.

Para entender esse conceito, basta visualizarmos uma sequência de raciocínio para atingir um objetivo. Vamos imaginar um exemplo de montagem de uma prateleira. Normalmente, o procedimento é o seguinte:

  • Dados de entrada (input): são semelhantes aos componentes; tais como parafusos, brocas e a prateleira;
  • Dados de saída (output): etapas para realizar a montagem, referente ao processamento ou instrução lógica;
  • Resultado: a prateleira pronta.

Portanto, um algoritmo possui a entrada e saída de informações, de maneira semelhante à montagem da prateleira. No entanto, essas informações são mediadas pelas instruções.

É importante ressaltar que, ao montar esse sistema, uma empresa deve ter em mente o objetivo que deseja alcançar. Portanto, embora o exemplo da prateleira seja relativamente simples, o algoritmo pode ser um pouco mais complexo. Em outras palavras, se você possui uma empresa, precisa considerar muitas situações para o sucesso do empreendimento.

O fato é que esse sistema é essencial para mediar as informações disponíveis nas redes, funcionando como um filtro. Isso ocorre porque diariamente milhões de informações são adicionadas nas plataformas, e a ausência de uma administração adequada disso resultaria em uma experiência de usuário insatisfatória.

Algoritmo nas redes sociais

Tanto nos buscadores do Google quanto nas redes sociais, o mecanismo do algoritmo pode impactar a visibilidade da empresa. Abaixo estão alguns pontos-chave que definem o funcionamento do algoritmo:

  1. O algoritmo das redes sociais consiste em um conjunto de regras que determinam quais conteúdos serão mais visíveis e ganharão destaque.
  2. Ele é determinado com base em várias informações, como, por exemplo, quais postagens ou perfis são mais relevantes para o usuário.
  3. Para um empresário que deseja comercializar um produto, é essencial investir em pesquisas dentro do seu segmento para produzir conteúdo de relevância e valor. Em outras palavras, é fundamental investir em marketing digital.

Como eles funcionam?

Confira abaixo como esses algoritmos funcionam nas seguintes redes sociais:

Facebook

O primeiro uso do algoritmo ocorreu dentro do Facebook, já que a plataforma era a mais popular das redes sociais na época. Desse modo, ele começou a ser aplicado na timeline dos usuários da rede social.

O mecanismo básico do algoritmo envolve a análise de duas informações: a frequência com que um usuário interage com uma página ou perfil e a quantidade de pessoas que estão interagindo com uma postagem no mesmo momento.

É importante ressaltar que a análise do usuário leva em consideração todas as suas ações, como compartilhamentos, reações, comentários, entre outras. Dessa forma, podemos compreender que, com a ajuda desse algoritmo, um post viral tem maior probabilidade de crescer. Além disso, o algoritmo sugere conteúdos similares àqueles com os quais o usuário interagiu.

Instagram

Para falarmos do Instagram é importante lembrar que esta rede social, antigamente, respeitava a ordem cronológica do post. No entanto, isso mudou totalmente. Atualmente, o algoritmo da plataforma calcula a relação do usuário com determinado perfil. Portanto, ela analisa quais contas a interação é maior, colocando-as no topo da lista.

Dessa forma, este mecanismo acontece tanto no feed quanto nos stories. Contudo, o mecanismo do algoritmo não para por aí, e a avaliação também acontece de forma geral. Ou seja, ele também avalia quais posts possuem mais interações aumentando o alcance da publicação para outros seguidores.

A propósito, vale lembrar que, no Instagram, o horário da publicação também é relevante

Linkedin

O algoritmo do LinkedIn é totalmente voltado para a utilidade de um post, além da interação com os usuários. Esta rede é direcionada para negócios. Por este motivo, os post tem que apresentar uma proposta utilitária, que agregue valor ao usuário.

Neste sentido, a curadoria da plataforma analisa os posts que são mais valiosos e os mantém por mais tempo rodando no feed. No entanto, isso não quer dizer que os posts com mais repercussão, no sentido de gerar comentários e curtidas, também não recebam atenção.

X (Twitter)

É importante se atentar para as peculiaridades do Twitter, agora chamado de X. Isso porque o seu algoritmo é um pouco diferenciado das demais redes. Ele traz uma ordem cronológica, ao mesmo tempo que destaca os posts mais relevantes. O algoritmo também analisa temas mais predominantes do momento.

Recentemente, já como X, a plataforma também introduziu um feed de “Para Você”, no mesmo estilo que o Tiktok.

TikTok

Essa rede social é bem eficaz quando trata de filtrar conteúdos relevantes para os usuários, o que funciona como um fator determinante para o sucesso do TikTok.

Ao abrir o aplicativo, você verá que aparecerão apenas publicações que estejam relacionadas com o tipo de conteúdo que você acessa nessa rede social, mesmo que você não siga a conta em questão. Veja alguns pontos fortes dessa plataforma:

  • Tempo de exibição: o tempo que o usuário passa assistindo um vídeo favorece o filtro de conteúdos que sejam semelhantes;
  • Uso da plataforma: o tempo e a frequência que o perfil fica ativo são considerados pela plataforma;
  • Popularidade: é muito importante o número de curtidas, visualizações, comentários e outros.

YouTube

O YouTube filtra os vídeos que refletem o interesse do usuário, a fim de aumentar o tempo deles na plataforma.

A estratégia desse canal se resume a: gostos dos usuários, assuntos preferidos, e que tipo de vídeo são assistidos. Só depois de analisar esse fatores, então, que a plataforma vai filtrar o melhor conteúdo para cada perfil de usuário. São vários outros fatores envolvidos, sendo o tempo de exibição o mais importante. Além disso, também são comparados vídeos semelhantes, e aqueles com o melhor desempenho terão vantagem de recomendação.

Como fazer os algoritmos das redes sociais trabalharem a seu favor?

O que vai determinar uma relevância maior dentro das possibilidades presentes nas redes sociais é justamente o tipo de conteúdo que tem sido alimentado nessas redes. 

Sendo assim, invista em conteúdo de qualidade e que agregue valor na vida dos usuários. Ao fazer isso, você consegue construir uma estratégia mais completa, tendo em vista que só o bom conhecimento das ferramentas de marketing não são suficientes para alcançar os seus objetivos.

Ao segmentar o seu conteúdo, você define perfis, além de evitar esforços em informações que não trarão a visibilidade almejada.

Além de contar com um conteúdo de relevância, você também deve se atentar a:

  • Uso de hashtags relevantes: filtra melhor o conteúdo a partir de palavras mais refinadas para se destacar diante de tantos outros perfis;
  • Interação com o público: respodendo um comentário, ou até mesmo curtindo. Isso não importa. Fato é que você precisa se aproximar do usuário, tá?
  • Usar ferramentas disponíveis na plataforma: abuse da sua criatividade e escolha a melhor forma de interagir com o público, seja por meio de enquetes, perguntas etc.

E aí, o que achou do post? Se curtiu, confira também: Como começar do zero no Instagram: 5 passos para você crescer

Referências: Resultados Digitais, Rock Content, Inovação Sebrae Minas

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