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Meio de funil: o que é e quais conteúdos produzir para ele?

Neste texto, exploraremos o conceito do meio de funil no marketing digital. Em essência, essa etapa está associada à conscientização de um problema e à intenção de resolvê-lo. É uma fase que sucede a conscientização, ou seja, o topo de funil, mas ainda não envolve uma clara intenção de compra.

Muitos comerciantes tendem a negligenciar essa fase intermediária, no entanto, ignorá-la pode resultar em desvantagens para quem possui um e-commerce, pois o consumidor pode desistir no meio do caminho.

O que é meio de funil?

O funil de vendas compreende estratégias bem definidas para atrair clientes. Essa estratégia é dividida por etapas, as quais representam a jornada que o cliente faz até a realização de uma compra.

Tendo isso em vista, o meio de funil, também chamado de MoFu, é uma das etapas que compõem o funil de vendas. Logo, o meio de funil pode ser entendido como a fase de conversão, em que o cliente reconhece que tem um problema e que a sua empresa tem a solução para este problema.

No entanto, vale mencionar que a conversão aqui ainda não está 100% completa, o que gera uma necessidade de investir mais em conteúdo de qualidade que ajude a definir a compra pelo cliente.

Como criar conteúdo para essa etapa?

No topo do funil, os conteúdos são construídos para mostrar para o cliente que eles podem ter um problema, e que você, com os seus produtos, tem a solução.

No meio de funil, os clientes já estão cientes das suas necessidades, e desejam aprofundar e conhecer as possíveis soluções. Sendo assim, os conteúdos criados para o meio de funil precisam ter mais informações, riqueza de dados e apresentar soluções.

Diferente do topo do funil, nesta etapa você já pode mencionar a empresa como uma espécie de promoção da sua marca. No entanto, não significa que você deseja exagerar. Tá?

Quais conteúdos produzir para meio de funil?

Você pode usar vários tipos de conteúdo para o MoFu. Veja abaixo:

Templates

Os templates são modelos prontos, como planilhas, que podem ser usados em contextos diferentes.
Funcionam bem como um meio para conquistar os seus clientes. Sendo assim, você pode usá-los para dar dicas e conquistar ainda mais o cliente nessa etapa do funil de vendas, de uma maneira mais fácil e prática.

Blogposts

Os textos de blogs são muito utilizados nesta fase. Porém, é preciso aprofundamento e detalhamento de seu negócio. Ou seja, nesta fase você passa informações sobre problemas e suas soluções, criando uma identificação com o consumidor.

Ferramentas

As ferramentas costumam ser um pouco mais complexas que os templates.
Geralmente, para produzir uma ferramenta para auxiliar o seu cliente, você terá que contar com uma participação especial de programadores. Por isso, as ferramentas são recursos complexos, para situações um pouco mais complicadinhas.

E-books

Quando você disponibiliza um e-book, que pode ser baixado gratuitamente em PDF, você consegue mais dados do seu futuro cliente.
Contudo, vale lembrar que este conteúdo precisa ser esclarecedor e constar algumas soluções que sua empresa oferece. É preciso conduzir o leitor nas informações sobre solução, eficácia, modelos e planos, de modo que ele fique imerso num campo informativo e não propagandístico.

Checklists

Um tipo de estratégia muito semelhante ao template.
Você pode usar o checklists como uma maneira de ajudar o seu cliente em uma infinidade de tarefas, o que vai determinar a necessidade é a situação “problema”.

Newsletters personalizadas

Lembre-se que você está no meio de funil. Portanto, use sempre conteúdos mais aprofundados e fale sempre mais de sua empresa com newsletters personalizadas. Contudo, nunca caia na simples propaganda da marca sem nenhuma justificativa

Conteúdo programático

O conteúdo programático é um recurso muito utilizado nas empresas de educação. Nele, você oferecerá um curso completo dos mais diversos assuntos.
Para elaborá-lo, você precisará reunir desde um título que desperte o interesse até o valor do serviço que será colocado à disposição.

Plano de estudo

Também costuma ser uma ferramenta bem importante na área da educação. Sendo assim, o objetivo é guiar, por exemplo, a revisão de determinados conteúdos pelos alunos.

Como planejar esses conteúdos?

Agora que já sabemos um pouco mais sobre essa etapa do funil de vendas, precisamos de um direcionamento de como planejar esses conteúdos. Veja como planejar:

1- Explique as funcionalidades dos seus produtos

Esse tipo de ação é muito comum no marketing B2B, em que empresas vendem para outras empresas.

Então, se você está vendendo uma solução tecnológica um pouco complexa, você precisa deixar isso mais acessível para o seu cliente.

2- Envie emails com produtos selecionados

O e-mail marketing é muito efetivo no MoFu.

Para que ele seja utilizado de modo efetivo, a empresa não pode ser tão invasiva e insistente, pois isso pode colocar o desejo de consumir a perder. Sendo assim, envie outros produtos do seu catálogo para que alimente o seu cliente sobre a sua empresa.

3- Alinhar as CTAs ao meio de funil

Aqui, alinhar as CTAs é fundamental para garantir as ações importantes para essa etapa do funil. Nessa etapa não há nenhuma decisão sobre a compra ainda, por isso evite chamadas como “Compre Agora”, “Adicione ao carrinho”.

Portanto, algumas CTAs que podem ser importantes e decisivas nessa etapa são “Baixe o e-book”, “Veja uma demonstração do produto” e muito mais.

4- Use a prova social

A prova social é um elemento importante para você conquistar a atenção do seu público-alvo.

Para isso, você pode colocar à disposição feedbacks de pessoas que já consumiram com você, prêmios da sua empresa e muito mais.

As 4 melhores práticas para criar conteúdo de meio de funil

Acompanhe abaixo as melhores práticas para criar conteúdo no meio do funil:

1- Exposição

Mostre de forma prática como o seu negócio pode ajudar os potenciais clientes a resolver seus problemas diários. Aposte em um conteúdo direcionado tanto para quem não conhece, quanto para quem já se relaciona bem com a sua marca.

2- Meta

Conteúdo com objetivo de levar o potencial cliente para o teste e a compra do produto.

3- Geração de valor

Mesmo que este conteúdo seja direcionado para o usuário comprar seu produto, não pode deixar de gerar valor. Portanto, este conteúdo deve ser profundo e trazer detalhes do produto ou serviço oferecidos pela sua empresa.

4- Formatação específica

O conteúdo da fase MoFu deve ser aprofundado e com formato de checklists, guias de como comprar ou escolher, dentre outros.

Qual é a importância do meio de funil?

O meio de funil é uma etapa importante, dentro do funil de vendas, para continuar nutrindo a ideia de conscientização e promoção de soluções pela sua empresa para os seus clientes. Veja alguns pontos importantes:

1- Quebra objeções

O cliente chega ao topo de funil sem saber sobre a real existência de um problema. Em contrapartida, no meio de funil, ele está consciente sobre a existência de um empecilho, e está em busca de soluções para ele.

Sendo assim, continue trabalhando para despertar gatilhos sobre a necessidade de efetivar a compra.

2- Fornece dados

Ao construir uma confiança com o seu cliente, em troca você receberá dados para entender um pouco mais sobre como eles pensam, além de colher informações sobre as suas necessidades.

Sendo assim, ao ter acesso a esses dados, você conseguirá produzir conteúdo personalizados, de modo que a chance de conversão vá lá pra cima.

3- Aumenta a chance de finalizar um negócio

Ao continuar investido em conteúdos de qualidade, mais interessado o seu cliente vai estar para consumir com você.

Logo, continuar construindo uma questão de necessidade e nutrindo o seu cliente com conteúdos que o ajudem a perceber isso pode confirmar a finalização de um negócio. Será apenas uma questão de tempo.

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Referências: Rock Content, Resultados Digitais, Nuvem Shop, Agencia Plus

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