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O que é conteúdo de marca no Instagram e 10 dicas para criar o seu

Atualmente, o marketing digital sofreu algumas mudanças. Uma dessas mudanças foi o uso do conteúdo de marca no Instagram.

Basicamente, o conteúdo de marca é o conteúdo de um criador. Dessa forma, este criador  apresenta ou é influenciado por um parceiro de negócios. Além disso, este parceiro geralmente é uma empresa de produtos ou serviços.

Porém, o criador  pode ser um influenciador ou um embaixador de uma marca.

No entanto, a característica desse tipo de conteúdo é mais orgânica. Ou seja, é mais próxima do público. Isto difere dos anúncios e do marketing de conteúdo, por exemplo.

Neste sentido, o influenciador faz uma colaboração com a marca, que pode ser paga ou gratuita. Porém, sempre que existe uma troca de algum valor pela divulgação, precisa aparecer o rótulo “parceria paga com”.

Importância do rótulo “parceria paga com”

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Basicamente, quando as colaborações são pagas, aparecem como parcerias pagas nas publicações. Neste sentido, para os criadores de conteúdo, este rótulo cria uma oficialidade em relação à marca.

Assim, ele se estabelece como um parceiro de marca reconhecido. Fato que é vantajoso para a sua reputação.

Este recurso de “parceria paga com”, permite que o usuário seja direcionado para o perfil da empresa, caso clique nesta marcação.

Portanto, todo este processo é bom para o produtor e também para a marca, pois cria tráfego e engajamento.

Importância do conteúdo de marca

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Esta estratégia de conteúdo de marca vai lhe dar chances de criar identidade de sua marca com as pessoas. Além disso, vai favorecer a consciência de sua marca no público.

Assim, a interação com seu público será cada vez maior, facilitando leads e potenciais clientes.

Portanto, os benefícios do conteúdo de marca são muitos. No entanto, não para por aí, quando falamos de alcance este é muito grande.

Isto acontece porque o produtor do conteúdo é um influenciador. Assim, você escala a sua publicação e alcança seus seguidores.

Além disso, o branded content pode por sua marca no feed de notícias de quem não segue este influenciador.

Outras vantagens dos anúncios de conteúdo de marca é a segmentação. Neste sentido, estes anúncios fornecem uma segmentação precisa.

Vale lembrar que nem sempre o público de um influenciador é exatamente o seu.

Como funciona o conteúdo de marca?

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Até aqui você já viu o que é  conteúdo de marca e sua importância. Porém, agora você vai conhecer a parte prática. Ou seja, o  funcionamento do conteúdo de marca do Instagram.

Sendo assim, vamos explicar como funciona para produtores de conteúdo e para as marcas.

1 – Configure a ferramenta de conteúdo de marca

Siga as seguintes etapas:

  • Abra o aplicativo Instagram e toque em menu;
  • Abra as configurações;
  • Toque em conta;
  • Selecione a ferramenta de conteúdo de marca;
  • Depois disso toque em obter ferramentas.

2 – Marque seu parceiro de negócios nas postagens

  • Faça uma tag de conteúdo de marca no Instagram, para marcar seus parceiros de negócios em suas postagens;
  • Depois de carregar, editar uma imagem e escrever sua legenda, vá para as configurações avançadas;
  • Toque em “marcar parceiros de negócios”;
  • Insira a empresa que quer marcar na caixa de pesquisa.

Você tem a opção de deixar que os parceiros promovam seu conteúdo em anúncios no botão de alternância.

3 – Obtenha permissão

Antes de marcar seus parceiros, as postagens precisam da permissão deles. No entanto, o Instagram possui um serviço automático nas contas comerciais, onde as empresas podem autorizar qualquer postagem.

Contudo, se seu parceiro de marca aparecer nos resultados e você não conseguir marcá-lo, entre em contato com a empresa e peça permissão.

Ferramenta de conteúdo de marca para as marcas

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O processo de conteúdo de marca em relação às marcas é um pouco mais complicado. Você precisa se inscrever e seguir algumas etapas. Vamos conferir.

4 – Primeiro passo: inscrever-se no Facebook Brand Collabs Manager

Esta ferramenta permite conhecer mais os criadores. Ou seja, ela permite conhecer os divulgadores e seus principais nichos. Além disso, pode conferir insights e até criar anúncios no Instagram nas postagens em que foi marcado.

Primeiramente, é preciso se inscrever como criador ou editor (empresa), e seguir as instruções para cada um.

Depois de um prazo de aprovação pelo Facebook,  se sua conta for aprovada, será adicionado ao brand collabs.

5 – Acompanhe os insights dos parceiros

Depois da aprovação para o brand collabs manager, você pode começar a verificar informações de qualquer publicação de parceiros marcados.

A princípio, selecione insights no menu à esquerda. Lá você pode ver os conteúdos em que você foi marcado. Além disso, pode ver suas métricas como: alcance, impressões, engajamentos e dados demográficos.

Você pode visualizar também as ações, como toques para frente, toques para trás, respostas e saídas.

Neste sentido, por meio dos resultados, você pode avaliar a sua parceria. Assim, pode saber se ela foi positiva ou negativa para seu negócio.

6 – Ative a ferramenta de conteúdo de marca

Para visualizar suas configurações de marcação no aplicativo do Instagram, comece pelas seguintes etapas:

  • Menu;
  • Configurações de marcação;
  • Negócios;
  • Aprovações de conteúdo de marca.

7 – Invista em produtores e divulgadores de conteúdo

O funcionamento do conteúdo de marca no Instagram inclui alguns tipos diferentes de divulgadores de marca. Por exemplo:

  • Influenciadores com mais visibilidade: fecham contrato de parceria por meio de sua assessoria;
  • Embaixadores de marca: são pessoas contratadas para representar uma marca;
  • Usuários com menos seguidores: existem usuários que podem divulgar sua marca, porque eles têm seguidores regionais. Ou seja, eles são influentes em suas cidades. Assim, eles podem receber propostas de parcerias pelo direct no Instagram.

8 – Entenda como funciona a “parceria paga com”

Quando uma pessoa recebe pagamento por falar de uma marca, aparece a marcação “parceria paga com” no feed e nos stories. Porém, nem todos os influenciadores usam esta ferramenta em seus conteúdos pagos. Alguns usam a hashtag publi ou Ad, que quer dizer publicidade.

9 – Quem pode usar o recurso do Instagram?

O recurso pode ser usado por usuários do Instagram que tem conta de criador ou comercial, e que foram contratados para fazer o conteúdo.

Não devemos usar esta ferramenta se a marca não pagou pelos posts ou quando a parceria é apenas de divulgação em ambas as contas.

No entanto, para utilizar este recurso nas publicações do feed, siga estes passos:

  • Configurações avançadas;
  • Conteúdo de marca;
  • Marcar parceiro de negócios (na conta do parceiro comercial deve constar o usuário como parceiro aprovado em seu perfil).

10 – Confira os padrões de elegibilidade

A princípio, você precisa seguir os padrões de elegibilidade do Instagram. No entanto, se você é criador do conteúdo, precisa ter uma conta comercial ou de criador.

Por outro lado, as marcas que são parceiras precisam ter uma conta comercial para serem marcadas como parceiros pagos. Além disso, os criadores/editores precisam obedecer as diretrizes da comunidade Instagram.

 

E então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: O que é data marketing e 7 funções para o marketing de conteúdo

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