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SEO: o que é e TUDO sobre Search Engine Optimization [2023]

SEO: o que é e TUDO sobre Search Engine Optimization [2023]

Você já parou para pensar o que faz algumas páginas aparecerem primeiro quando você pesquisa alguma coisa no Google? Entender o que é SEO pode ser fundamental para o seu negócio.

Afinal, são milhares de páginas, não é mesmo? Mas deixa eu te contar uma coisa, a explicação para essa pergunta é simples e possui apenas três letras: SEO.

SEO vem do inglês Search Engine Optimization, e se trata de um processo de otimização dos mecanismos de busca, como o Google. Esse processo consiste em melhorar um site e seu conteúdo para que eles possam aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.

Seu uso é indicado para todos os tipos de negócios que desejam aumentar a sua presença online e atrair mais leads qualificados para seu seu site.

Empresas que oferecem serviços locais, como restaurantes, clínicas e lojas físicas, podem se beneficiar bastante com a otimização local de SEO. Já empresas que vendem online ou oferecem serviços em âmbito nacional ou internacional podem se beneficiar dessa otimização em termos mais amplos.

Dentre os principais benefícios que a SEO promove, estão o aumento do tráfego orgânico, a melhoria da autoridade e reputação da marca, assim como a ampliação da visibilidade nos buscadores e a redução do custo de aquisição de clientes. Além disso, também auxilia na melhora da experiência do usuário na página, aumentando seu tempo de permanência e reduzindo a taxa de rejeição.

O que é SEO?

É um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para melhorar a posição de um site nos resultados de busca do Google e outros mecanismos de busca.

Em outras palavras, visa tornar o seu site mais relevante e confiável para o Google e outras ferramentas de pesquisa, de forma que ele apareça entre os primeiros resultados para as palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

Isso é importante porque a maioria das pessoas tende a clicar nos primeiros resultados da busca, o que significa que, se o seu site estiver nas primeiras posições, há uma grande chance de atrair mais visitantes qualificados e aumentar as chances de conversão.

O que são e como funcionam os motores de busca?

Motores de busca são sistemas que ajudam os usuários a encontrarem o que procuram na internet, classificando o conteúdo de acordo com a relevância e autoridade do site. Eles funcionam através da indexação do conteúdo disponível na web e utilizam algoritmos para avaliar cada página.

Como surgiu o SEO?

De acordo com o site Search Engine Land, o termo SEO foi mencionado pela primeira vez em 1997. Após uma discussão sobre o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner resolveram fazer um experimento: incluir palavras-chave no conteúdo da página.

Logo eles perceberam que o site tinha saído de uma posição baixa para a primeira posição na busca. Então, eles adotaram essa técnica e a batizaram de Search Engine Optimization.

Contudo, essa prática já era comum antes mesmo do Google surgir. À medida que os conteúdos aumentavam na web, surgia também a necessidade de organizá-los. Porém, foi com o surgimento de buscadores como o Google que o SEO pode se desenvolver. Isso porque foi a partir daí que os sites começaram a se popularizar.

Em 2003, a ferramenta lançou a primeira grande atualização que revolucionou o SEO: o Florida. Segundo o site Search Engine Journal, essa atualização era um filtro aplicado nas pesquisas com base comercial, identificadas pelo uso de keywords específicas.

Dessa forma, o mecanismo removeu de 50 a 98% dos sites que antes preenchiam o ranking, gerando assim lançamentos de sites melhor elaborados. Depois disso surgiram novas atualizações, e todas elas contribuíram e ainda contribuem para a melhora dos mecanismos de busca.

Quais são os fatores de ranqueamento do Google?

Os fatores de ranqueamento do Google são critérios utilizados pelo algoritmo do buscador para avaliar a relevância e qualidade de um site, a fim de determinar a sua posição nos resultados de pesquisa. Existem centenas de fatores que afetam a classificação de um site, mas alguns são mais importantes do que outros. Em geral, esses fatores podem ser divididos em duas categorias: SEO on-page e SEO off-page.

SEO on-page

Se refere a todas as técnicas de otimização que podem ser aplicadas dentro do próprio site, visando melhorar a sua relevância e autoridade aos olhos dos motores de busca. Alguns dos principais fatores de SEO on-page são:

Conteúdo de qualidade

É um dos fatores mais importantes para o ranqueamento, pois é o que os usuários procuram. O conteúdo deve ser original, relevante e oferecer valor aos navegantes.

Título e meta-descrição

O título e a meta-descrição são as informações que aparecem nos resultados de busca. Eles devem ser claros e atrativos para o usuário.

Heading tags

As heading tags (H1, H2, H3, etc.) são utilizadas para estruturar o conteúdo da página e indicar ao motor de busca os pontos mais importantes daquele objeto.

URL

A URL deve ser clara e descritiva, utilizando palavras-chave relevantes para a página.

Uso da palavra-chave

A palavra-chave deve ser utilizada de forma estratégica no conteúdo, sem excessos.

Links Internos

A linkagem interna é a forma como as páginas do site estão interconectadas. Ela deve ser estruturada de forma lógica e relevante para o usuário.

Imagens

As imagens devem ser otimizadas para o carregamento rápido e terem nomes e descrições relevantes.

Carregamento da página

A velocidade de carregamento da página é um fator importante para a experiência do usuário e para o ranqueamento nos resultados de busca.

SEO off-page

Se refere a todas as técnicas de otimização que podem ser aplicadas fora do site, visando aumentar a sua autoridade e relevância perante os motores de busca. Alguns dos principais fatores de SEO off-page são:

Link building

É a estratégia de conseguir ligações externas apontando para o seu site. Quanto mais links de qualidade apontando para a sua página, maior será a sua autoridade aos olhos dos motores de busca.

Guest post

É a técnica de escrever artigos para outros sites em troca de um link para o seu website. Isso pode ajudar a aumentar a sua visibilidade e autoridade.

Autoridade

É medida por diversos fatores, como a quantidade e qualidade dos links externos apontando para seu site, a idade do domínio e a sua relevância para o nicho de mercado.

Sinais sociais

Os sinais sociais, como curtidas, compartilhamentos e comentários nas redes, podem ajudar a aumentar a visibilidade e autoridade perante os motores de busca.

Buscas diretas

Buscas diretas, ou seja, quando o usuário digita diretamente o endereço do site na barra de endereços do navegador, podem indicar que a página é confiável e relevante, o que pode impactar positivamente no seu ranqueamento.

O que são Black Hat e White Hat no SEO?

São termos utilizados para descrever as técnicas de otimização de busca usadas para posicionar um site nos resultados do mecanismo de pesquisa.

O black hat refere-se a técnicas antiéticas, enganosas e que buscam manipular os algoritmos de busca para obter classificações mais altas.

Por outro lado, o white hat se refere a técnicas éticas e legítimas que seguem as diretrizes de otimização do mecanismo de pesquisa.

Enquanto fazer black hat podem resultar em penalidades e até mesmo banimentos do buscador, as técnicas de white hat visam, a longo prazo, obterem resultados sustentáveis.

Qual é a importância da palavra-chave para o SEO?

Uma das principais ferramentas de SEO, pois é a base para a criação de conteúdo que responde às consultas de pesquisa do usuário. É o termo ou frase que o usuário insere na barra de pesquisa para encontrar informações sobre um determinado assunto.

A importância da palavra-chave para o SEO está em utilizar uma linguagem que responda à consulta do usuário, oferecendo conteúdo relevante e de qualidade, a fim de aumentar a visibilidade do site e sua autoridade perante os motores de busca.

Como otimizar imagens para SEO?

As imagens são um elemento importante em uma página da web, pois tornam o conteúdo mais atraente e fácil de entender. No entanto, para que essas imagens possam contribuir para o SEO do seu site, é necessário otimizá-las corretamente. Abaixo, veremos algumas das principais técnicas de otimização de imagens para SEO:

Nome do arquivo

É importante escolher um nome descritivo para o arquivo de imagem, utilizando palavras-chave relevantes. Por exemplo, em vez de “imagem01.jpg”, é melhor usar um nome como “sapato-preto-marca-modelo.jpg”.

Alt text (texto alternativo)

O texto alternativo é uma descrição da imagem que é exibida quando a imagem não pode ser carregada. Além disso, os motores de busca usam esse texto para entender do que se trata a figura. Portanto, é importante incluir palavras-chave relevantes e uma descrição clara nesse campo.

Dimensões da imagem

O peso e a qualidade da imagem podem afetar o tempo de carregamento da página, o que pode impactar a experiência do usuário. Portanto, é importante ajustar as dimensões da figura de acordo com o espaço em que estará, e comprimir o tamanho do arquivo sem prejudicar a qualidade.

Quais são as ferramentas de SEO mais usadas?

Agora que você entende melhor como funciona a otimização para mecanismos de busca, conheça a seguir  as  ferramentas de SEO mais usadas atualmente:

1 – RD Station Marketing

O SEO do RD Station Marketing entrega um relatório avaliando a otimização de suas páginas em relação à determinadas palavras-chave. A partir disso, a ferramenta aponta quais aspectos contribuíram para a sua nota final, e sugere soluções para os problemas encontrados.

2 – Google Search Console

O Search Console mostra como o Google vê o seu site. Além de mostrar como o buscador está lendo cada parte das páginas, ele também aponta o que leva as pessoas a clicarem (ou não) na sua página, de acordo com o que elas estão procurando no Google.

3 – SEMrush

A SEMrush é uma ferramenta famosa pela análise de concorrência. Ela mostra as palavras-chave de qualquer site ou domínio. Por outro lado, ela também gera relatórios analíticos e monitora o posicionamento do site.

4 – Yoast SEO

Por fim, o Yoast SEO é um plugin que permite a criação de sitemaps. Além disso, ele também autoriza a configuração de templates com padrões para title, description e URLs das páginas.

Como começar a aplicar o SEO no meu site?

Conhecer como funciona o SEO, sua história e quais as ferramentas mais relevantes é importante, mas o saber sem aplicação não tem utilidade. Pensando nisso, trazemos a seguir algumas sugestões de como começar a ranquear seu site dentro dos requisitos de otimização seguindo alguns passos:

1 – Faça uma auditoria do seu site

Verifique itens como URLs, descriptions, robots.txt e arquitetura. Analise o seu desempenho e SEO, faça uma comparação com o seu principal concorrente.

2 – Cadastre o seu site em ferramentas como o Google Search Console

Além de otimizar seu desempenho, permitirá ter uma visão mais ampla de como os buscadores verão sua página em seus resultados indexados para cliques orgânicos. Para isso, o Bing Webmasters e o Google Meu Negócio também são excelentes ferramentas.

3 – Crie personas e mapeie jornadas de compra

Isso ajuda a equilibrar a produção de conteúdo, além de permitir segmentar sua audiência e produzir conteúdo diversificado para as diversas etapas do funil de vendas e assim aumentar suas taxas de conversão e retenção de clientes.

4 – Faça a pesquisa de palavras-chave de acordo com a persona

Essa estratégia vai possibilitar que a sua equipe produza conteúdos mais precisos, além de reduzir os custos com estratégias falhas e abordagens que não gerarão leads qualificados para seu negócio.

5 – Otimize os conteúdos que você já tem

Mantenha seu conteúdo sempre completo e atualizado, e seu website responsivo e otimizado em estrutura e design. Essa otimização pode ser a diferença entre melhorar o seu ranqueamento no Google ou jogar sua página nos últimos resultados.

Se você deseja alcançar melhores resultados online e aumentar a sua presença digital, é essencial investir na otimização de seu conteúdo online.

A partir de agora, você já sabe o que é SEO e como funcionam os motores de busca, além dos fatores de ranqueamento, as melhores práticas para otimizar imagens e conteúdos, sem contar com entender a importância de utilizar técnicas White Hat.

Por isso não perca mais tempo e comece já a implementar as melhores práticas de SEO no seu site para alcançar melhores resultados!

Depois de ler nosso guia sobre SEO, comente conosco o que achou e compartilhe esse conteúdo com pessoas interessadas em otimizarem seus resultados e ranqueamento nas buscas.

Fonte: Rock Content Developers Google Neil Patel

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