Para que uma empresa consiga aumentar a sua autoridade nas redes sociais, é essencial investir em estratégias que aproximem os usuários da marca.
Neste texto, vamos apresentar algumas dicas para construir autoridade nas redes sociais. Se você deseja ter um negócio de sucesso em termos de vendas, é fundamental elaborar um planejamento assertivo com o objetivo de estabelecer a autoridade desejada.
Como construir autoridade nas redes sociais
Ter autoridade vai além de curtidas e seguidores. O ponto-chave é criar conteúdos relevantes e valiosos que despertem a curiosidade dos usuários.
Abaixo, você encontrará 24 dicas eficazes para essa construção. São elas:
1- Defina um nicho
Basicamente, a primeira coisa que você tem que fazer para ter autoridade nas redes sociais é definir um nicho. Para isso, escolha um segmento que você tenha muita experiência e conhecimento para compartilhar.
Mas é importante que você traga alguma coisa nova e diferente com relação aos seus concorrentes. Muitas vezes, essa “coisa” é justamente você e sua experiência de vida.
2- Forneça valor
Analise seu público-alvo, tenha uma ideia de seus problemas e desejos, e saiba como ajudá-los a partir de sua experiência.
Neste sentido, você estará dando às pessoas motivos para que elas o sigam. Lembre-se: as pessoas procuram soluções para seus problemas, e se você as possui, nada melhor do que fornecê-las, não é? Dessa forma, você aumenta sua autoridade no segmento.
3- Crie uma análise de dados
Antes de criar um conteúdo de valor que atraia um público cada vez mais qualificado, é preciso analisar os dados. Neste sentido, analise palavras-chave, identifique personas e pesquise a concorrência para criar um parâmetro para o seu planejamento.
Veja o que seu público está compartilhando e o que está funcionando. Em seguida, depois de verificar, você pode saber o que suas personas procuram e, com isso, conseguirá atrair mais clientes.
4- Construa a sua identidade
A construção da identidade visual de uma marca é um dos pontos mais importantes do marketing digital. Neste sentido, é crucial elaborar uma identidade criativa, dinâmica e atrativa, que possa revelar a essência da sua marca.
Vale lembrar que o visual é a primeira coisa que seus seguidores observam, então é bom investir na primeira impressão que as pessoas vão ter ao observar a sua identidade visual.
5- Faça um planejamento
O planejamento é uma das etapas iniciais, juntamente com a construção da identidade. Neste planejamento, você pode organizar o conteúdo por data. Além disso, é possível classificar seus conteúdos por formato e horário de publicação.
Depois, escolha o canal no qual deseja publicar e defina a linguagem que será usada. Durante todo esse processo, tenha em mente as expectativas do seu público.
6- Use formatos variados
Nas redes sociais, você pode variar bastante o formato do seu conteúdo. Portanto, para construir autoridade, é possível utilizar posts com dicas rápidas, links para conteúdos do seu site, fotos ou vídeos, GIFs personalizados e muito mais.
Além disso, você pode ir além e começar um podcast ou criar um canal no YouTube. Nesse sentido, planeje entrevistas com outros criadores, estudos de caso e muito mais. Explore a sua criatividade!
7- Tenha constância nas postagens
Os conteúdos precisam ter frequência de postagens. Neste sentido, as pessoas irão notar sua marca se você tiver regularidade. Além disso, os algoritmos das redes sociais avaliam positivamente postagens constantes e variadas. Portanto, ao postar regularmente, você terá:
- Interesse pelo conteúdo;
- Melhoria do relacionamento com seus clientes;
- Otimização dos algoritmos;
- Aumento do engajamento.
8- Aprenda com especialistas de seu segmento
Criar autoridade nas redes sociais também é aprender. Isso não significa que você vai copiar o que as outras marcas estão fazendo, e sim analisar especialistas de seu setor e aprender suas estratégias.
Para isso dar certo, a análise precisa estar focada nas temáticas que estão dando engajamento em seus conteúdos. Além disso, veja quais formatos são mais usados para dar resultados positivos.
Por fim, não se esqueça de dar o seu toque pessoal nos recursos que estão funcionando para seus concorrentes.
9- Compartilhe opiniões
Para construir autoridade nas redes sociais, nada melhor do que expressar seu pensamento. Ou seja, fale sobre como se sente em relação a determinados temas em seu segmento. Muitos líderes não hesitam em compartilhar seus sentimentos sobre algo. Por que você hesitaria?
Aliás, se você compartilhar o conteúdo de outro criador nas mídias sociais, não limite-se a publicar apenas o link. Adicione também seus pensamentos sobre esse conteúdo para expressar sua opinião. Afinal, as pessoas podem estar interessadas no que você pensa sobre determinados assuntos. Isso demonstra que você tem muito a contribuir para esses temas
Um bom exemplo disso, por exemplo, são artigos genuínos que citam o seu produto ou nome como referência. Se liga nesse artigo que mostra os 7 cursos de investimentos mais populares do Brasil.
10- Aposte na autopromoção
Quando desejamos construir autoridade nas redes sociais, a autopromoção é uma ferramenta valiosa. No entanto, ela deve ser respaldada por evidências, caso contrário, soará vazia e pode transmitir uma imagem de arrogância. Para evitar esses aspectos negativos, solicite aos clientes mais próximos que compartilhem relatos e depoimentos sobre sua marca.
Na autopromoção, é importante compartilhar histórias sobre sua experiência e como algumas de suas decisões deram certo. Além disso, inclua detalhes de sua rotina de trabalho.
11- Use as ferramentas das plataformas
Muitas vezes, construir autoridade nas redes sociais se resume a gerar engajamento. No entanto, à primeira vista, isso pode parecer bastante desafiador.
Felizmente, nas próprias plataformas, existem ferramentas que podem ser muito úteis nesse objetivo. Você pode fazer uso de enquetes, compartilhar conteúdo, usar caixas de perguntas, solicitar opiniões e muito mais.
Ao utilizar essas ferramentas com frequência, você cria um marketing mais humanizado e se aproxima do seu público, o que, por sua vez, ajuda a aumentar o engajamento.
12- Utilize os stories
Para aumentar o engajamento e construir autoridade nas redes sociais, uma estratégia eficaz é fazer uso dos Stories. Eles permitem que você compartilhe os bastidores da sua empresa, mostrando o que está sendo feito para aprimorar a qualidade da sua marca.
Nos Stories, você pode apresentar o cotidiano da empresa, a fabricação dos produtos e até mesmo os processos de atendimento e logística. No entanto, é fundamental planejar cuidadosamente esse conteúdo para demonstrar profissionalismo aos clientes e reforçar os valores da sua marca.
13- Invista nas novidades
Para ter conteúdo de valor nas redes sociais é preciso manter-se atualizado. Neste sentido, pesquise novidades em outros países sobre seu segmento, estando sempre à espreita na vanguarda dos acontecimentos.
Inclusive, a publicação de conteúdos que trazem novidade ao segmento criam autoridade para a sua marca, além de instigar o compartilhamento entre o seu público.
14- Crie uma prova social
A prova social se reflete nos comentários positivos feitos sobre a sua marca. Para construir autoridade nas redes sociais, é válido destacar esses comentários nos seus conteúdos.
No entanto, é importante lembrar que você precisa obter permissão dos usuários que fizeram esses comentários. Cada um desses testemunhos valida o seu trabalho e demonstra o seu conhecimento, o que, por sua vez, atrai mais compradores e seguidores para a sua empresa
15- Mostre um visual atrativo
As imagens na internet representam o conteúdo mais atraente. No entanto, mesmo fora do ambiente online, os seres humanos são atraídos pelo aspecto visual.
Portanto, para construir autoridade nas redes sociais, investir em imagens é uma excelente opção, especialmente se forem criativas e de alta qualidade.
No entanto, não é recomendável usar imagens de mecanismos de busca; prefira utilizar imagens criadas para a sua marca. Dessa forma, a originalidade das imagens proporcionará maior engajamento e identificação com o público.
16- Contrate influenciadores digitais
Os influenciadores digitais são pessoas com bastante autoridade em seus segmentos. Então eles já possuem um público muito grande que confia em suas propostas e dicas. Se algum influencer indica sua marca, esteja certo que os resultados podem ser bem positivos.
Além disso, os seguidores desse influenciador sabem que ele não indicaria um produto de má qualidade. Assim, haverá uma transferência de autoridade para a sua marca. No entanto, é preciso alguns cuidados para que este influencer seja de seu segmento e que seus princípios coincidam com os seus.
17- Faça publicidade paga
A publicidade paga tem a função de impulsionar os seus posts, o que é útil quando sua página ainda não atingiu o alcance desejado. Para construir autoridade nas redes sociais, é essencial gerar leads qualificados, ou seja, informações de um público que no futuro se tornará defensor da sua marca, uma vez que você tem a solução para seus problemas.
Os anúncios pagos em plataformas como Facebook, LinkedIn e Instagram possibilitam uma segmentação mais precisa do seu público. Assim, seus investimentos alcançam o público certo, tornando suas campanhas mais eficazes.
18- Analise os momentos certos de postagens
O sucesso de sua postagem está diretamente ligado ao momento certo de publicá-la. Cada rede social possui horários ideais para as postagens, embora esses horários possam variar ao longo do tempo.
Portanto, a melhor abordagem é analisar quando seu público é mais ativo e engajado. Além disso, utilize os dados disponíveis nas próprias redes sociais, pois eles fornecem dicas sobre os melhores horários e dias para as postagens.
19-Fale sobre a sua trajetória
Apesar de o foco não ser a sua história, é necessário que você reserve um espaço para contar um pouco sobre a trajetória da sua empresa.
20- Comunicar com clareza
A comunicação é uma ferramenta chave para garantir o sucesso. Por isso, utilize estratégias de comunicação em que a clareza e o conteúdo sejam bem planejados, deixando a informação acessível.
21- Invista em SEO
O SEO (Seach Engine Optimization) é uma ferramenta que usa um conjunto de técnicas para que sites sejam encontrados com mais facilidade.
Uma marca com a autoridade bem consolidada deve estar sempre nas primeiras posições, tá?
22- Participe do processo de criação de contéudo
Um empreendedor deve participar ativamente do processo de criação de conteúdo, além de criar caminhos para ter uma relação cada vez mais próxima do seu público.
23- Colabore e se envolva com o seu público
É muito importante construir um relacionamento mais próximo com o seu público. Sendo assim, ouça o que eles têm a dizer e veja de que forma você pode tirar dados sobre isso para estreitar laços através de campanhas, por exemplo.
24- Use o e-mail marketing
Essa ferramenta é um importante recurso para a empresa divulgar as suas promoções e cupons. É um tipo de relação que só tem vantagens para o consumidor e empreendedor. Que tal incluí-la no seu planejamento?
E então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: O que é claim de produto no marketing e como explorar essa estratégia?
Referência: Rock Content, Coursify, Manalais, Etus, JRM Coaching