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Cultura organizacional: o que é, quais são os tipos e importância

Se você  pensa em abrir um negócio, já deve ter ouvido falar de cultura organizacional, mas poucos empresários sabem de sua importância.

Para isso, é preciso de um plano de trabalho; buscar união entre objetivos e colaboradores. Este plano que unifica a empresa, dá início a uma cultura.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é a união de fatores da empresa na condução de seus negócios. Entre esses fatores estão: crença, valores e normas.

Crença é o que a empresa acredita ser melhor para a sociedade. Valores é tudo que ela oferece. Por fim, o fator “norma” está ligado aos objetivos e como atingi-los.

No entanto, para entender o que é cultura organizacional, nada como uma comparação. Podemos compará-la com a sociedade. O conceito de cultura está ligado com costumes e tradições de um povo. Ou seja, seus sotaques, sua culinária, sua arte etc.

Quando nos referimos a uma empresa, a lógica é a mesma. A cultura de uma empresa guia os seus funcionários. Em outras palavras, faz com que os comportamentos dos colaboradores se alinhem à empresa. Essa estratégia é fundamental para ampliar e garantir os resultados almejados pela sua empresa.

Quais são os tipos de cultura organizacional?

Agora que já sabemos do que se trata a cultura organizacional, conheça os seus tipos:

Cultura de papéis

Isso quer dizer que a estrutura hierárquica da empresa é bem definida dentro de um planejamento. Aqui, o colaborador só faz aquilo que é pré-determinado e bem definido dentro das suas funções. É um modelo de cultura bem fundamentado por regras.

Cultura de tarefas

É uma estrutura que conta com profissionais específicos para a realização de tarefas. Um ponto positivo é o de que há um espaço maior para expressar a criatividade, além de promover um grau maior de produtividade ao realizar as funções.

Cultura do poder

Nesse tipo de cultura o foco da empresa são os resultados. Para isso, cria-se um cenário de disputa entre os colaboradores, a fim de que os resultados sejam atingidos.

É muito comum em empresas pequenas, nas quais o empreendedor tem um papel muito importante e muitas funções dentro da estrutura do negócio.

Cultura das pessoas

É uma estratégia que valoriza os colaboradores, almejando o desenvolvimento dentro e fora das empresas. Esse tipo de construção de espaço seguro e de valorização é muito importante para criar um ambiente de trabalho tranquilo e de sucesso.

Como definir a cultura organizacional de uma empresa?

Para definir a cultura organizacional de uma empresa, alguns pontos deverão ser levados em consideração. Veja abaixo:

Converse com os colaboradores

É uma estratégia que você pode aderir para acompanhar de perto a percepção que os colaboradores têm sobre a empresa. Isso é fundamental para garantir um ambiente de trabalho mais saudável, além de promover feedbacks que ajudaram nas possibilidades de mudança;

Estabeleça as suas prioridades no relacionamento com os clientes

Os pilares missão, visão e valores precisam estar bem definidos na sua relação com os clientes. Uma gestão transparente é inegociável. Sendo assim, muito importante para atrair a atenção do seu público.

Tenha uma política bem estabelecida

Estabelecer limites e regras para guiar o planejamento da empresa é ideal para qualquer modelo de gestão. Assim, fica bem mais fácil conduzir o trabalho dos líderes.

Cultura organização desde o processo seletivo

Essa é uma estratégia que vai atrair futuros colaboradores, pois os objetivos estarão bem definidos. Logo, há um grande chance de os novos profissionais estarem dentro do perfil de trabalho da empresa.

Estabeleça a missão, visão e os valores

Esse é o tripé de sucesso do planejamento de qualquer empresa.

  • missão: razão que justifica a existência da empresa;
  • visão: lugar de sucesso almejado;
  • valores: o modo como deseja ser visto;

O que é uma cultura tóxica e/ou negativa?

A cultura organizacional é uma preocupação atual de todo empresário. Isso porque ela interfere na visão da marca na sociedade, a qual tem ficado cada vez mais exigente. Isso vem ficando bem claro na atualidade com a geração do milênio, pois ela está atenta para tudo que envolve uma cultura tóxica no local de trabalho.

Sendo assim, local de trabalho tóxico vai interferir na imagem da marca. Um exemplo de cultura tóxica, que é extremamente negativa, são os eventos de assédio sexual nas empresas, os quais vão influir negativamente em sua imagem. Portanto, uma cultura tóxica pode ser definida como uma extensão de comportamentos que são considerados imorais perante a sociedade, o que desencadeia uma espécie de aversão do cliente a empresa.

Um exemplo disso é o que aconteceu atualmente na empresa de jogos Activision Blizzard. O CEO da empresa, Bobby Kotick, estava envolvido e fazia vista grossa em muitos casos de assédio.

Quais a diferença entre clima e cultura organizacional?

Embora sejam bem parecidos, clima e cultura organizacional são conceitos distintos.

A cultura organizacional é como um conjunto de normas responsáveis por guiar o relacionamento com os colaboradores. Em contrapartida, o clima organizacional é a percepção que os colaboradores têm sobre as condições oferecidas no ambiente de trabalho.

Assim, um fator que pode definir uma diferença na dinâmica entre esses dois conceitos é que o clima organizacional pode ser alterado para que o ambiente de trabalho se torne mais tranquilo e produtivo. Para isso, é muito importante buscar feedbacks, a fim de que as mudanças, caso necessárias, sejam realizadas.

Exemplos de cultura organizacional

Na prática, há alguns bons exemplos de cultura organizacional. Veja abaixo:

Netflix

A Netflix defende a flexibilidade pra evitar despesas desnecessárias. Para isso, valoriza muito os resultados que não dependem do tempo de trabalho, além de estimular a autonomia dos colaboradores.

Starbucks

Um cafeteria famosa que se destaca por promover valores como sustentabilidade e inclusão social. Há uma conexão bem fundamentada com o cliente, e há diversas ações organizadas pela marca para garantir o reconhecimento de seus colaboradores.

Caterpillar

Uma empresa do segmento de produção de equipamentos para máquinas direcionadas para construção civil e mineração. É uma empresa que privilegia o alinhamento das ações de forma global, ou seja, segue os mesmos princípios em todos os países em que ela se encontra.

A característica marcante dessa empresa é o fato de estar sempre preocupada com a mudança do clima e a comunicação interna da marca.

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Referências: Rock Content, Gupy, Sólides, Pontotel

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