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ROI e payback

ROI e payback: quais as diferenças entre eles e como calcular?

Com ROI e payback você consegue entender melhor como funciona suas aplicações, e como receber mais investindo pouco. Além disso, percebe quais estratégias estão dando mais certo e quais precisam de ajuste. Entender esses conceitos é essencial para uma gestão mais eficaz.

Através dessas métricas é possível entender quais ações geram mais retorno e quanto tempo determinada atividade demora para se pagar. Além disso, com os resultados das análises, você direciona uma maior parcela do investimento para estratégias mais eficazes.

O que é ROI?

ROI é uma sigla em inglês para “Return On Investment”, que significa “retorno sobre o investimento”. Ou seja, é usado por profissionais do marketing para determinar qual o retorno para cada real gasto. Portanto, ao calcular o ROI, fica mais fácil determinar se uma campanha foi positiva ou negativa para seu negócio. Dessa forma, você consegue decidir qual a melhor estratégia no futuro.

O que é Payback?

O payback é comumente confundido com o ROI. Contudo, eles são levemente diferentes. O payback significa tempo de retorno de investimento. Ou seja, através do cálculo é possível determinar quanto tempo uma campanha vai levar para se pagar. Esse cálculo é um pouco mais complexo que o do ROI, porém, oferece uma resultado mais eficaz em médio e longo prazo.

Quais as diferenças entre ROI e Payback?

Os dois cálculos são usados para determinar o retorno que a empresa vai ter através do investimento. E, é claro, ajudam as áreas a determinar quais estratégias devem seguir em frente e quais não. O ROI é o retorno direto sobre o investimento. Ou seja, ele é usado para verificar se vale a pena investir em tal ação. Já o payback calcula o tempo do retorno. Portanto, calcula o tempo que vai levar para o valor investido ser recuperado.

Como calcular ROI e Payback?

ROI

Para calcular o ROI, você deve saber os custos da campanha e qual a receita gerada. Com isso em mãos, você precisa aplicar as informações na fórmula:

ROI = (receita – custo)/custo

Exemplo: você executou uma campanha do Google Ads que custou R$8 mil. A receita gerada foi de R$30 mil. Portanto, através da fórmula acima, foi possível determinar que o ROI foi 2,75 vezes maior que o investimento inicial.

Payback

Para calcular o payback você precisa saber o valor inicial do investimento e qual o ganho dentro de um determinado período de tempo. O período é determinado por você, portanto, é só aplicar a fórmula:

Payback = Investimento inicial/ganhos em um período determinado

Digamos que você investiu R$50 mil e, mensalmente, você tenha um lucro de R$7 mil. Ao aplicar na fórmula, o resultado será 7. Portanto, essa é a quantidade de meses necessários para você reaver o investimento inicial.

Roi e Payback: Por que acompanhar as métricas?

Como dito anteriormente, essas métricas ajudam a conduzir campanhas de marketing. Além disso, auxiliam a determinar quais estratégias foram ou não bem-sucedidas. O payback especialmente, ajuda a determinar em quanto tempo você vai conseguir reaver o dinheiro investido.

Utilizar esses cálculos nos seus negócios vai te ajudar a investir menos e ganhar mais. Esses medidores também ajudam a alinhar as expectativas com a realidade, já que vão te ajudar a saber quanto investir em determinada estratégia.

É importante saber tudo sobre esses cálculos, né? Então vem conhecer outros artigos aqui do site:

Marketing disruptivo: o que é e como funciona como estratégia

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Fontes: Teclógica, Von Jess, Rock Content

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