Em síntese, tráfego qualificado é aquele que vai trazer retorno sobre o investimento feito para atraí-lo.
Nesse sentido, ele é composto por visitantes interessados no conteúdo e com grande potencial para comprar/contratar um produto/serviço oferecido por uma empresa.
Um exemplo disso são os visitantes que interagem positivamente, retornam para consumir mais conteúdos, compartilham etc;
Conquistar tráfego qualificado significa gerar engajamento; elevar a autoridade do negócio; e adicionar valor ao conteúdo.
Contudo, ele pode ser interpretado de diferentes maneiras em cada negócio.
Nesse sentido, a definição da persona é essencial, uma vez que isso direciona todos os critérios de personalização do conteúdo e as estratégias do Marketing Digital.
Quais tipos de tráfego um site pode gerar?
Os seis tipos principais de tráfego são:
1 – Tráfego orgânico
O tráfego orgânico é gerado sem a necessidade de impulsionamentos pagos.
2 – Tráfego pago
Por sua vez, o tráfego pago é gerado a partir de cliques em anúncios em buscadores e mídias pagas.
3 – Tráfego direto
Em síntese, o tráfego direto é aquele em que o visitante digita o endereço na barra de pesquisa, e, como no conceito de vendas diretas, não há intermediários que o tenham direcionado para aquele conteúdo.
4 – Tráfego social
O tráfego geral é aquele gerado a partir das redes sociais.
5 – Tráfego de referência
Já o tráfego de referência é originado a partir de um link em outro blog ou página.
6 – Tráfego de email marketing
Por fim, o tráfego de email marketing é aquele em que o visitante do site assina a newsletter e continua usufruindo do conteúdo a partir dos links selecionados para avançá-lo no funil de vendas.
De modo geral, ao definir a persona de forma eficiente, todos esses geradores de visitantes podem receber uma estratégia de qualificação.
Qual é a importância do tráfego qualificado?
Além do poder de conversão de vendas, o tráfego qualificado faz com que o seu site ganhe relevância nos buscadores.
Desse modo, pode-se afirmar que quando o seu público-alvo interage com os seus estímulos, eles estão dizendo para o algoritmo que o seu conteúdo pode ser valioso para outros usuários que venham a fazer a mesma pesquisa.
Nesse sentido, o tráfego qualificado conecta o site com uma rede de contatos qualificada.
Contudo, para que esses resultados deem certo, é preciso adotar uma estratégia organizada de acordo com o processo de tomada de decisão do lead, conteúdos do seu interesse e alinhados com seu perfil.
Os números do Google Analytics condizem com a realidade?
Nem sempre.
Alguns dados, especialmente sobre o tráfego, precisam ser tratados e analisados mais eficientemente.
Por exemplo, o Facebook e Google contabilizam seus visitantes de formas distintas.
Desse modo, não é incomum que os valores de tráfego social — aquele que vem das redes sociais — estejam muito aquém da realidade.
Outro ponto que pode ser citado é o número de pageviews.
Ele pode ser alto, mas se não estiver acompanhado de uma taxa de abandono baixa, é apenas um indicativo de que o tráfego atraído não é qualificado.
Além disso, maior geração de leads em campanhas nem sempre é sinônimo de sucesso, já que eles ainda não foram convertidos em venda.
Os números são essenciais para o planejamento de ações e campanhas para atrair tráfego qualificado, mas não devem sobrepor o conhecimento dos donos do negócio.
Como conseguir tráfego ainda mais qualificado?
Para otimizar o processo de gerar tráfego qualificado:
1 – Escolha as palavras-chave certas para a jornada do cliente
Ou seja, faça uma curadoria.
Para isso, considere os principais questionamentos e necessidades do lead em cada etapa do funil de marketing.
Considerar a jornada de decisão da persona e as suas principais dores nesse processo também vai ajudar na escolha das palavras-chave ideais.
Além disso, é essencial que o SEO dos conteúdos seja bem-feito com as palavras-chave, assim como seu uso em meta tags, títulos das páginas e descrições.
2 – Revise a persona com frequência
Revisar a persona permite que você alinhe a comunicação com as novas demandas e necessidades do público-alvo.
Isso porque os valores e as necessidades das pessoas mudam com o tempo, assim como as ferramentas e mecanismos do Marketing Digital.
Desse modo, é necessário adequar suas personas e conteúdos para aproveitar o tráfego qualificado que elas podem gerar.
3 – Faça co-marketing
Em síntese, co-marketing é a união de duas empresas para a promoção de um conteúdo valioso para os dois negócios.
Nesse sentido, elas podem, por exemplo, compartilhar as despesas de impulsionamento.
Dessa forma, a associação com uma empresa que tenha personas semelhantes ajuda a atrair um tráfego qualificado para o seu negócio.
4 – Faça link building com boas práticas de SEO
De forma geral, o link building faz com que o visitante permaneça mais tempo no site da empresa.
Contudo, é possível otimizar essa prática para que ela atraia ainda mais tráfego qualificado.
Para isso, use palavras exatas para formar os links; priorize os conteúdos pilares; use links para sites externos que são considerados referências ou autoridades etc.
5 – Atualize seus conteúdos mais antigos
Os visitantes e o próprio algoritmo do Google privilegiam posts mais recentes.
Dessa forma, é importante atualizar os conteúdos antigos.
No entanto, para realizar essa tarefa de forma eficiente, é preciso utilizar os dados do Google Analytics para criar uma ordem de urgência.
O recurso de comparar (compare to) da ferramenta permite que você faça uma análise usando os dados do tráfego do ano anterior e o atual.
Assim, aqueles conteúdos que tiverem o maior decréscimo devem ligar o sinal de alerta.
6 – Aposte no storytelling
Conteúdos como storytellings de clientes satisfeitos ou páginas com cases de sucesso têm ótimas aplicações em uma estratégia de Marketing Digital.
Isso acontece porque eles ajudam o visitante a vislumbrar o seu futuro positivamente usando determinado produto ou serviço.
7 – Faça a segmentação correta na hora de impulsionar os conteúdos
É muito importante fazer uma boa segmentação do impulsionamento.
Nesse sentido, pense bem na hora da escolha do canal, na definição do público-alvo, na escolha da palavra-chave a ser patrocinada, no período da campanha e em outros detalhes do investimento.
Como analisar a eficácia das suas estratégias para gerar tráfego qualificado?
Fique de olho nos seguintes aspectos:
1 – Quantidade de leads gerados
Embora seja um resultado bruto, para avaliar a qualidade da campanha de marketing, a quantidade de leads é um número importante.
Contudo, esse indicador precisa ser trabalhado com outras referências.
2 – Tráfego total e taxa de rejeição
Em síntese, quando volume de tráfego e taxa de rejeição estão em sintonia, isso indica que a qualidade dos visitantes atraídos é boa.
Ou seja, eles estão interagindo e gostando do conteúdo que estão acessando.
3 – Retorno sobre o investimento (ROI)
O ROI é o indicador que traz a visão do retorno gerado com a estratégia de tráfego.
Desse modo, quanto maior o ROI, melhor terá sido a qualificação do tráfego gerado.
4 – Taxa de conversão
De forma geral, a taxa de conversão está relacionada ao número de vendas realizadas a partir das campanhas de Inbound Marketing.
Aqui, é importante entender que o estudo do tráfego qualificado envolve números quantitativos e qualitativos ao mesmo tempo.
Desse modo, os KPIs do marketing são valiosos nessa análise.
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Fonte: Rock Content