Inbound Marketing é um conceito estadunidense popularizado em 2009. O foco está em atrair clientes por meio de mecanismos digitais acessíveis.
Inbound Marketing
O nome pode parecer confuso, mas o conceito do Inbound Marketing é bastante acessível para empreendedores e produtores de conteúdo.
Assim, o conceito dessa estratégia se baseia em uma promoção de ações capazes de conquistar o cliente de maneira sútil e sem ser invasivo. Diferentemente das propagandas de televisão, os objetivos são:
- Aumentar a visibilidade;
- Diminuir possíveis custos;
- Atrair clientes relacionados ao produto;
- Criar novos conteúdos atrativos;
- Otimização do processo de vendas.
Origem
A expressão Inbound Marketing surgiu através de seu conceituador, Brian Halligan cofundador da empresa Hubspot. Por meio do livro: “Inbound Marketing. Seja encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs”.
O termo passou a ser popularizado em 2009, sendo bastante eficaz na aproximação dos negócios para com o cliente.
Portanto, desde a popularização deste conceito, empresas e empreendedores passaram a inovar nos mecanismos que despertam o interesse do cliente com relação ao produto ofertado.
Métricas de aplicação
Para mensurar resultados em tempo real, a Hubspot relatou que 72% das organizações que utilizaram o método obtiveram resultados eficazes.
Sendo assim, o sucesso da aplicação do Inbound Marketing está em um pacote de controle. Ou seja, estratégias de marketing digital, conteúdo, redes sociais ou SEO.
Portanto, o objetivo principal nessa coleta de informações está na forma de traçar novas estratégias.
Além disso, o Inbound Marketing se estrutura da seguinte forma:
1- Características
As características do Inbound Marketing estão na conquista de novos clientes através do marketing digital. O meio digital é fundamental, pois o possível cliente se utiliza dele para buscar o produto/conteúdo que deseja de uma maneira prévia.
2- Benefícios
Sendo assim, os benefícios da estratégia do Inbound Marketing estão na criação de conteúdos relevantes, dos quais o cliente compartilha, se engaja e estabelece um vínculo com o produto ofertado.
Nesse sentido, ao se estabelecer tal relacionamento, o público alvo conquistado fica suscetível para ouvir as demandas dos negócios. Além de entender todo o processo para aquisição do produto desejado.
Segundo Brian Halligan, executivo da HubSpot e precursor do Inbound Marketing, 62% das pessoas fazem uma pesquisa prévia do que irão consumir, utilizando-se de sites de buscas.
Sendo assim, o foco do Inbound Marketing se baseia na comunicação aberta com o público de maior acessibilidade.
3- Processo do Inbound Marketing
Basicamente, o processo da estratégia de Inbound é focado em: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.
Atrair
Portanto, o interesse do cliente é promovido devido a um trabalho prévio de criação sólida e legítima de um produto, do qual esteja disponível avaliações e opiniões do produto desejado.
Converter
Sendo assim, a conversão é uma etapa em que o cliente se torna lead, ou seja, se dispõe a passar suas informações para adquirir o produto desejado.
Relacionar
Além disso, uma vez demonstrado o interesse, cabe ao agente do produtor conduzir da melhor forma possível a necessidade do cliente com a demanda disponível do produto desejado.
Vender
A etapa de venda, seguindo as instruções anteriores, se torna algo simples e natural do cliente, pois, com interesse despertado, basta concluir as necessidades exigidas.
Analisar
A etapa de análise é um dos pontos-chave da estratégia de Inbound Marketing, para além do auxílio do cliente para com o produto. Nesta etapa, pode-se observar os pontos principais que despertaram no cliente o interesse para adquirir o produtor.
4- Dados
Neste caso, podemos buscar dados de outras pesquisas que reforçam o sucesso do método Inbound de Marketing.
- Lojas virtuais conquistaram 13,2 vezes mais visitantes, bem como 5,7 vezes mais clientes. (E-commerce Trends, 2017)
- 69,4% dos clientes descobrem as lojas virtuais, via rede social. (E-commerce Trends, 2017)
- 92% dos profissionais de marketing afirmaram que o meio digital gerou maior exposição dos negócios. (Social Media Examiner, 2016)
- 94,1% das instituições de ensino utilizam de publicações nas redes sociais como forma de investimento. (EduTrends, 2016)
5- Exemplos de Inbound Marketing
Portanto, temos vários exemplos a serem seguidos e que demonstram resultados eficazes do método estratégico.
Por exemplo, Magazine Luiza, Ladder Sport, Dell ou até mesmo o Nubank, demonstram o valor que há nas redes sociais para lidar com os clientes.
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