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O que é Inbound Marketing: estratégias e como fazer

Inbound Marketing é um conceito estadunidense popularizado em 2009. O foco está em atrair clientes por meio de mecanismos digitais acessíveis.

Inbound Marketing

O nome pode parecer confuso, mas o conceito do Inbound Marketing é bastante acessível para empreendedores e produtores de conteúdo.

Assim, o conceito dessa estratégia se baseia em uma promoção de ações capazes de conquistar o cliente de maneira sútil e sem ser invasivo. Diferentemente das propagandas de televisão, os objetivos são:

  • Aumentar a visibilidade;
  • Diminuir possíveis custos;
  • Atrair clientes relacionados ao produto;
  • Criar novos conteúdos atrativos;
  • Otimização do processo de vendas.

Origem

A expressão Inbound Marketing surgiu através de seu conceituador, Brian Halligan cofundador da empresa Hubspot. Por meio do livro: “Inbound Marketing. Seja encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs”.

O termo passou a ser popularizado em 2009, sendo bastante eficaz na aproximação dos negócios para com o cliente.

Portanto, desde a popularização deste conceito, empresas e empreendedores passaram a inovar nos mecanismos que despertam o interesse do cliente com relação ao produto ofertado.

Métricas de aplicação

Para mensurar resultados em tempo real, a Hubspot relatou que 72% das organizações que utilizaram o método obtiveram resultados eficazes.

Sendo assim, o sucesso da aplicação do Inbound Marketing está em um pacote de controle. Ou seja, estratégias de marketing digital, conteúdo, redes sociais ou SEO.

Portanto, o objetivo principal nessa coleta de informações está na forma de traçar novas estratégias.

Além disso, o Inbound Marketing se estrutura da seguinte forma:

1- Características

As características do Inbound Marketing estão na conquista de novos clientes através do marketing digital. O meio digital é fundamental, pois o possível cliente se utiliza dele para buscar o produto/conteúdo que deseja de uma maneira prévia.

2- Benefícios

Sendo assim, os benefícios da estratégia do Inbound Marketing estão na criação de conteúdos relevantes, dos quais o cliente compartilha, se engaja e estabelece um vínculo com o produto ofertado.

Nesse sentido, ao se estabelecer tal relacionamento, o público alvo conquistado fica suscetível para ouvir as demandas dos negócios. Além de entender todo o processo para aquisição do produto desejado.

Segundo Brian Halligan, executivo da HubSpot e precursor do Inbound Marketing, 62% das pessoas fazem uma pesquisa prévia do que irão consumir, utilizando-se de sites de buscas.

Sendo assim, o foco do Inbound Marketing se baseia na comunicação aberta com o público de maior acessibilidade.

3- Processo do Inbound Marketing

Basicamente, o processo da estratégia de Inbound é focado em: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Atrair

Portanto, o interesse do cliente é promovido devido a um trabalho prévio de criação sólida e legítima de um produto, do qual esteja disponível avaliações e opiniões do produto desejado.

Converter

Sendo assim, a conversão é uma etapa em que o cliente se torna lead, ou seja, se dispõe a passar suas informações para adquirir o produto desejado.

Relacionar

Além disso, uma vez demonstrado o interesse, cabe ao agente do produtor conduzir da melhor forma possível a necessidade do cliente com a demanda disponível do produto desejado.

Vender

A etapa de venda, seguindo as instruções anteriores, se torna algo simples e natural do cliente, pois, com interesse despertado, basta concluir as necessidades exigidas.

Analisar

A etapa de análise é um dos pontos-chave da estratégia de Inbound Marketing, para além do auxílio do cliente para com o produto. Nesta etapa, pode-se observar os pontos principais que despertaram no cliente o interesse para adquirir o produtor.

4- Dados

Neste caso, podemos buscar dados de outras pesquisas que reforçam o sucesso do método Inbound de Marketing.

  • Lojas virtuais conquistaram 13,2 vezes mais visitantes, bem como 5,7 vezes mais clientes. (E-commerce Trends, 2017)
  • 69,4% dos clientes descobrem as lojas virtuais, via rede social. (E-commerce Trends, 2017)
  • 92% dos profissionais de marketing afirmaram que o meio digital gerou maior exposição dos negócios. (Social Media Examiner, 2016)
  • 94,1% das instituições de ensino utilizam de publicações nas redes sociais como forma de investimento. (EduTrends, 2016)

5- Exemplos de Inbound Marketing

Portanto, temos vários exemplos a serem seguidos e que demonstram resultados eficazes do método estratégico.

Por exemplo, Magazine Luiza, Ladder Sport, Dell ou até mesmo o Nubank, demonstram o valor que há nas redes sociais para lidar com os clientes.

 

Então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: Mapa mental: como fazer e para quê serve essa técnica?

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