O tráfego direto é todo o tipo de acesso a um site que não pode ser rastreado. Logo, o tráfego direto pode ser entendido como uma forma da pessoa visitar um site digitando o URL. Ou seja, o que antigamente chamávamos de “entrar no site”. Isso, geralmente, é feito por usuários que já conhecem a marca – ou que acessaram o site por engano.
Vamos conhecer mais sobre tráfego direto?
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O que é tráfego direto?
O tráfego direto é quando os usuários visitam diretamente um site ao digitar a URL da empresa. Logo, é possível defini-lo como todo tráfego realizado sem que o seu rastreamento seja possível.
Nesse caso, são considerados possíveis clientes fiéis que já estão familiarizados com a marca. No entanto, é importante destacar que essa nem sempre é a realidade. De fato, uma série de erros pode ter ocorrido, levando o usuário a acessar o seu site por acaso.
Por fim, embora não seja rastreável, isso não implica necessariamente que não seja uma ferramenta útil para avaliar a fidelidade dos clientes. Sempre busque outras ferramentas para realizar comparações, está bem?
Qual a importância?
O tráfego direto é muito importante para medir o impacto da sua marca através da perspectiva do usuário.
Em primeiro lugar, ele é importante porque mostra a relevância que um site tem construído. Pensa com a gente: é mais fácil pensar esse modelo de busca em um contexto de grandes marcas como a Apple, Samsung.
No entanto, ao considerarmos marcas de menor porte, pense no impacto positivo de as pessoas reconhecerem o site a ponto de digitarem diretamente o URL da marca na barra de busca. Isso indica um interesse frequente por parte do usuário.
Em segundo lugar, temos o impacto offline, frequentemente associado a anúncios em mídias tradicionais, como televisão, outdoors, entre outros. Nesse caso, é difícil quantificar a relevância dessa estratégia de promoção fora do ambiente digital, pois não é passível de rastreamento, mas pode contribuir para aumentar a demanda de visitas feitas por usuários ao seu site.
Você percebe como o tráfego direto continua sendo um recurso valioso?
Como aumentar o tráfego direto?
Essa tarefa, infelizmente, não é tão fácil como imaginamos. No entanto, isso não quer dizer que seja impossível de ser realizada. Vamos ver algumas dicas?
Dica 1: Investir em notícias no blog
Utilize informações pertinentes e atrativas para estimular as visitas ao blog.
Dica 2: investir em favoritação
Crie CTAs (chamadas para ação) para estimular a visitação ao site e fazer com que os usuários favoritem a página.
Dica 3: Utilize estratégias offline
Aqui, é muito importante promover a sua marca por meio de mecanismos considerados antigos: propagandas em tv, outdoors.
Dica 4: Reforce a URL
Faça Slugs simples e de fácil memorização, pois isso fará com que a busca por meio do URL se torne mais fácil.
Como analisar o tráfego direto?
O tráfego direto é analisado por meio de ferramentas de análise de tráfego, a exemplo do Google Analytics.
Essa ferramenta serve, essencialmente, para saber os impactos de campanhas realizadas por você, como reforçar estratégias offline, ou otimizar o URL do site.
Apesar de sua eficiência, é importante associá-lo a outras ferramentas para entender o caminho percorrido e o impacto que cada canal de comunicação desempenha, de modo a promover sucesso nas tomadas de ações pela empresa.
Quais são as possíveis origens do tráfego direto?
Como citamos anteriormente, um usuário pode digitar o URL por já conhecer a marca. No entanto, não é sempre o que acontece. Veja a lista das possíveis origens do tráfego direto.
- Ausência de compreensão da origem pelo Google
- O site está favoritado
- Redirecionamento 301
- Links compartilhados em redes sociais
- Redirecionamento Http para Https
- Links presentes em arquivos
- Referências em sites
Qual a diferença entre tráfego direto e tráfego orgânico?
Como mencionamos no início, o tráfego direto é uma forma de acessar um site, ocorrendo diretamente quando o usuário digita o URL.
Por outro lado, o tráfego orgânico é gerado por meio de buscas realizadas de forma espontânea. Isso pode ocorrer, por exemplo, ao usar a ferramenta de busca do Google. Essa situação é bastante comum quando um potencial cliente não está familiarizado com uma marca específica, mas deseja obter mais informações sobre seus produtos ou serviços.
Então, podemos fazer a seguinte afirmação sobre a diferença entre as duas: a primeira forma de tráfego pode ocorrer quando a pessoa já conhece bem a marca, no entanto isso não é uma regra, pois vimos que alguns erros podem ocorrer ao tentar acessar uma página em específico. Já a segunda forma de tráfego acontece quando não há um conhecimento prévio sobre a marca, a ponto de impulsionar uma pesquisa espontânea, realizada na ferramenta de busca do Google, por exemplo.
Viu que, apesar de a origem dos usuários não ser rastreável, o tráfego direto não deixa de ser uma excelente ferramenta para o seu negócio?
Referências: Prosperidade Conteúdos, Conversion, Neil Patel, Ekyte