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Tráfego direto: o que é, como aumentar e importância

Tráfego direto: o que é, como aumentar e importância

O tráfego direto é todo o tipo de acesso a um site que não pode ser rastreado. Logo, o tráfego direto pode ser entendido como uma forma da pessoa visitar um site digitando o URL. Ou seja, o que antigamente chamávamos de “entrar no site”. Isso, geralmente, é feito por usuários que já conhecem a marca – ou que acessaram o site por engano.

Vamos conhecer mais sobre tráfego direto?

O que é tráfego direto?

O tráfego direto é quando os usuários visitam diretamente um site ao digitar a URL da empresa. Logo, é possível defini-lo como todo tráfego realizado sem que o seu rastreamento seja possível.

Nesse caso, são considerados possíveis clientes fiéis que já estão familiarizados com a marca. No entanto, é importante destacar que essa nem sempre é a realidade. De fato, uma série de erros pode ter ocorrido, levando o usuário a acessar o seu site por acaso.

Por fim, embora não seja rastreável, isso não implica necessariamente que não seja uma ferramenta útil para avaliar a fidelidade dos clientes. Sempre busque outras ferramentas para realizar comparações, está bem?

Qual a importância?

O tráfego direto é muito importante para medir o impacto da sua marca através da perspectiva do usuário.

Em primeiro lugar, ele é importante porque mostra a relevância que um site tem construído. Pensa com a gente: é mais fácil pensar esse modelo de busca em um contexto de grandes marcas como a Apple, Samsung.

No entanto, ao considerarmos marcas de menor porte, pense no impacto positivo de as pessoas reconhecerem o site a ponto de digitarem diretamente o URL da marca na barra de busca. Isso indica um interesse frequente por parte do usuário.

Em segundo lugar, temos o impacto offline, frequentemente associado a anúncios em mídias tradicionais, como televisão, outdoors, entre outros. Nesse caso, é difícil quantificar a relevância dessa estratégia de promoção fora do ambiente digital, pois não é passível de rastreamento, mas pode contribuir para aumentar a demanda de visitas feitas por usuários ao seu site.

Você percebe como o tráfego direto continua sendo um recurso valioso?

Como aumentar o tráfego direto?

Essa tarefa, infelizmente, não é tão fácil como imaginamos. No entanto, isso não quer dizer que seja impossível de ser realizada. Vamos ver algumas dicas?

Dica 1: Investir em notícias no blog

Utilize informações pertinentes e atrativas para estimular as visitas ao blog.

Dica 2: investir em favoritação

Crie CTAs (chamadas para ação) para estimular a visitação ao site e fazer com que os usuários favoritem a página.

Dica 3: Utilize estratégias offline

Aqui, é muito importante promover a sua marca por meio de mecanismos considerados antigos: propagandas em tv, outdoors.

Dica 4: Reforce a URL

Faça Slugs simples e de fácil memorização, pois isso fará com que a busca por meio do URL se torne mais fácil.

Como analisar o tráfego direto?

O tráfego direto é analisado por meio de ferramentas de análise de tráfego, a exemplo do Google Analytics.

Essa ferramenta serve, essencialmente, para saber os impactos de campanhas realizadas por você, como reforçar estratégias offline, ou otimizar o URL do site.

Apesar de sua eficiência, é importante associá-lo a outras ferramentas para entender o caminho percorrido e o impacto que cada canal de comunicação desempenha, de modo a promover sucesso nas tomadas de ações pela empresa.

Quais são as possíveis origens do tráfego direto?

Como citamos anteriormente, um usuário pode digitar o URL por já conhecer a marca. No entanto, não é sempre o que acontece. Veja a lista das possíveis origens do tráfego direto.

  • Ausência de compreensão da origem pelo Google
  • O site está favoritado
  • Redirecionamento 301
  • Links compartilhados em redes sociais
  • Redirecionamento Http para Https
  • Links presentes em arquivos
  • Referências em sites

Qual a diferença entre tráfego direto e tráfego orgânico?

Como mencionamos no início, o tráfego direto é uma forma de acessar um site, ocorrendo diretamente quando o usuário digita o URL.

Por outro lado, o tráfego orgânico é gerado por meio de buscas realizadas de forma espontânea. Isso pode ocorrer, por exemplo, ao usar a ferramenta de busca do Google. Essa situação é bastante comum quando um potencial cliente não está familiarizado com uma marca específica, mas deseja obter mais informações sobre seus produtos ou serviços.

Então, podemos fazer a seguinte afirmação sobre a diferença entre as duas: a primeira forma de tráfego pode ocorrer quando a pessoa já conhece bem a marca, no entanto isso não é uma regra, pois vimos que alguns erros podem ocorrer ao tentar acessar uma página em específico. Já a segunda forma de tráfego acontece quando não há um conhecimento prévio sobre a marca, a ponto de impulsionar uma pesquisa espontânea, realizada na ferramenta de busca do Google, por exemplo.

Viu que, apesar de a origem dos usuários não ser rastreável, o tráfego direto não deixa de ser uma excelente ferramenta para o seu negócio?

Referências: Prosperidade Conteúdos, Conversion, Neil Patel, Ekyte

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