Basicamente, os valores de uma empresa colaboram para a sua consolidação através da sua filosofia. Assim, ela tem um conjunto de características essenciais que a diferencia da concorrência.
Portanto, as crenças apoiam o propósito da empresa, a exemplo definir como ela será vista pelo seu público. Além disso, influem no comportamento dos clientes e trazem o propósito da organização.
Ao definir os valores de uma empresa, você deve associá-los a comportamentos positivos. Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto? Boa leitura!
O que são os valores de uma empresa?
Como dissemos acima, os valores de uma empresa funcionam como uma impressão que os clientes terão da marca, e por isso ela tem um papel muito importante para consolidar a empresa no mercado. É através das crenças que a empresa vai se relacionar com o mundo: colaboradores, clientes a fornecedores.
Essas características que a marca carrega funcionada como uma impressão digital: é única. O que seria, então, essa impressão digital? A filosofia e princípios são exemplos de valores. Logo, é muito importante tê-los em mente e como eles serão usados como um bom artifício para a consolidação da marca no mercado.
Portanto, sempre é importante lembrar que, ao adotar valores, você precisará praticá-los. Por exemplo, imagine uma empresa que tem como uma de suas características o combate a fome. No entanto, nada faz para diminuir o seu impacto. De que modo isso impacta a sua credibilidade? É interessante estar atento a como eles são estruturados e praticados, pois o seu consumidor estará e esse será um diferencial para você se destacar em relação aos seus concorrentes.
Qual a importância de defini-los?
Definir os valores de uma empresa é fundamental, pois é uma decisão que vai impactar diretamente a sua estratégia de negócio. Logo, se posicione, seja claro e pratique aquilo que acredita.
A forma de se posicionar é de extrema importância para garantir uma relação com o mundo. Ao defini-los, você garantirá um alinhamento de sucesso com os colaboradores e, sobretudo, com os seus clientes.
A dinâmica social, atualmente, se estrutura a partir do que acreditamos e exercemos. Isso significa que as pessoas desejam construir um relacionamento no qual suas crenças estejam presentes. Um exemplo disso é um candidato a uma vaga de emprego. Com os valores alinhados, a possibilidade de construir um bom relacionamento e um ambiente agradável para trabalhar é maior.
Como definir o valores de uma empresa
Agora que já sabemos a importância de definir valores de uma empresa, você vai conhecer 5 dicas para defini-los, as quais foram pensadas de 2 formas na empresa: de forma interna e externa. Ou seja, para funcionários e clientes.
1- Liderar com um propósito básico
A princípio, o propósito de uma empresa a define. Ou seja, ele é a razão da organização. Dessa forma, o propósito também é o impacto que você quer criar na comunidade.
Assim, quando uma empresa tem propósitos bem definidos, ela integra mais. Neste sentido, um propósito claro toca no desejo de fazer parte de algo maior. Sendo assim, é a base para se construir os demais valores.
2- Valores de uma empresa como o custo das boas escolhas
Geralmente, um bom propósito sempre tem um custo que vale a pena seguir. Neste sentido, a escolha de um valor pode gerar despesas.
Um exemplo disto foi quando a Johnson & Johnson teve que desembolsar US$ 100 milhões. No entanto, este dinheiro foi gasto para retirar comprimidos adulterados de Tylenol do mercado.
A princípio, não foi uma decisão barata. Apesar disso, estava de acordo com os valores desta empresa.
3- Singularidade nos valores de uma empresa
Primeiramente, muitas vezes queremos imitar empresas. No entanto, evite agir exatamente igual a elas. Ou seja, cada cultura local de trabalho é única.
Basicamente, você pode até copiar o que as empresas fazem. Contudo, não pode se comportar como uma empresa que não é.
4- Valores de uma empresa com fácil entendimento
A princípio, se o que você defende em sua empresa for muito complexo, terá pouca adesão. Assim, se as pessoas não conseguem entender, não concordarão com estas crenças.
Dessa forma, algumas empresas como Netflix e Zappos possuem 10 valores. No entanto, você pode definir 5 valores claros.
5- Atualização de valores
Antes de tudo, é importante lembrar que quando a sua empresa cresce, surgem novos valores. Portanto, precisam se adequar ao novo.
Além disso, as mudanças sociais podem mudar valores. Assim, palavras ou crenças podem ser atualizadas. A propósito, a Netflix adicionou valores como ética, inclusão, bem como integridade ao seu deck de cultura inicial.
7 exemplos de valores de uma empresa
A seguir, vamos ver exemplos de como algumas empresas já consolidadas definem os seus valores. Portanto, por meio deles, você pode ver quais valores fazem mais sentido.
1- Facebook
- Foco no impacto;
- Criação de valor social;
- Mover-se rápido;
- Ousadia;
- Abertura a novas ideias.
2- Vale
- Ações corretas;
- A vida em primeiro lugar;
- Cuidar do planeta;
- Fazer acontecer;
- Valorizar quem faz a sua empresa;
- Crescer e evoluir juntos.
3- Pixar
- Não vê o fracasso como um mal necessário;
- Não confundir processo com objetivos;
- O melhor plano de negócio é a qualidade;
- Pessoas são mais importantes que ideias;
- Todos deveriam ter capacidade de se comunicar com qualquer pessoa;
- Prepara-se para o desconhecido;
- Dê boas notas.
4- Apple
- Responsabilidade do fornecedor;
- Acessibilidade;
- Educação;
- Ambiente;
- Inclusão e diversidade;
- Privacidade.
5- Coca-Cola
- Inovação;
- Responsabilidade;
- Integridade;
- Paixão;
- Colaboração;
- Diversidade;
- Qualidade;
- Liderança.
6- Avon
- Confiança;
- Respeito;
- Crença;
- Humildade;
- Integridade;
7- Starbucks
- Criar uma cultura de cordialidade e pertencimento;
- Coragem e desafio do status quo;
- Presença com transparência, dignidade e respeito;
- Responsabilidade pelos resultados;
8- Adidas
- humildade e disciplina;
- honestidade;
- Ser autêntico;
- Inclusão global;
9- Cacau Show
- Atenção;
- Fazer acontecer;
- Inovar;
- fazer mais com menos;
10- Nike
- Modernidade;
- Inovar;
- Focar nas necessidades do seu público;
- combate ao preconceito no esporte;
- encorajar conquistas e desafios;
11- Kopenhagen
- Respeito;
- Ética;
- Trabalho em equipe;
- Proatividade;
- Liderança;
11- Natura
- Equilíbrio;
- Transparência;
- Humanismo;
- Criatividade;
12- Petrobras
- Respeito à vida e ao meio ambiente;
- Resultados; Superação e confiança;
- Orientação ao mercado;
- Ética;
- Transparênncia;
13- HSBC
- Ética;
- Trabalho em equipe;
- Comunicação clara;
- Consistência;
- Transparência;
14- Itaú
- Ética;
- As pessoas representam tudo;
- O que é bom para o outro é um parâmetro do que é bom para nós;
- Simplicidade;
15- Nestlé
- Ética;
- Melhoria dos produtos;
- Bom relacionamentos com clientes e fornecedores;
- A satisfação do cliente é foco;
- Preza a verdade;
16- Micr0soft
- Honestidade;
- Apreço pela tecnologia;
- Respeito;
- Postura crítica;
- Integridade;
- Responsabilidade;
17- Samsung
- Integridade;
- Proosperidade;
- Qualidade;
- Pessoas;
18- Disney
- Sonho;
- Criatividade;
- Ação;
19 – Netflix
- Inovar;
- Impacto;
- Comunicar;
- Coragem
- Honestidade
- Abnegar;
20 – Gerdau
- Segurança;
- Focar em resultados;
- Integridade;
- Sustentabilidade;
Após entender mais sobre os valores de uma empresa e a sua importância, fica a pergunta para você, leitor: quais são os valores da sua empresa?
Gostou? Leia também: Amazon: se inspire com as estratégias de marketing da marca, Social analytics: aprenda o que é e como analisar
Referências: Linkedin, Siteware, G4 Educação
3 thoughts on “Valores de uma empresa: o que são, como defini-los e dicas”