Ao longo da vida, precisamos tomar decisões sobre o que faz sentido permanecer na nossa trajetória, e o que vale a pena descartar, pois essa atitude vai impactar diretamente os nossos sonhos e projetos. Ao fazer essa comparação na construção e planejamento de um site, você deve seguir o mesmo princípio: tudo que não for relevante deve ser descartado. Nesse sentido, entra em ação o content pruning, ou poda de conteúdo.
Deseja saber um pouco mais sobre o content pruning e como essa estratégia pode te ajudar? Continue a leitura!
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O que é o content pruning?
O content pruning é uma estratégia que objetiva podar todo tipo de conteúdo irrelevante, ou seja, que não agrega valor, do seu site.
Imagina uma publicação que não obteve o tráfego esperado e possui poucas chances de melhorar sua visibilidade. Essa situação é um exemplo clássico do que deve ser removido de seu blog. Mas por quê? Isso ocorre porque tal conteúdo é pouco convidativo, não gera tráfego e não contribui positivamente para sua empresa.
Falando em conteúdo sem valor ou contribuição real para sua proposta, esse é outro aspecto que deve ser observado. O Google define conteúdo de valor como sendo aquele que oferece originalidade, relevância e qualidade. Com isso em mente, é importante levar em consideração esses três pilares ao decidir o que remover.
Portanto, a essência dessa estratégia é justamente eliminar tudo o que não agrega valor, como uma fruta deteriorada em um mercado que precisa ser retirada das prateleiras de venda.
Qual é a importância dessa estratégia?
Embora possa parecer que não há necessidade de excluir postagens de baixo valor e que o foco deve ser apenas na criação de novos conteúdos, essa abordagem não é a mais indicada. Seguir por esse caminho implica em correr o risco de reduzir o número de visitantes e não atingir a taxa de conversão desejada.
No entanto, isso não quer dizer que você deve desistir de produzir novos materiais, mas sim de que precisa filtrar o que não contribui com os objetivos do site. Sendo assim, alguns dos pontos que afirmam a relevância dessa estratégia são:
Distribuir autoridade
Ao remover páginas que não agregam valor ao seu blog, você redireciona os seus esforços a links internos que apresentam relevância, ou seja, que são úteis a sua página, e que podem aumentar o tráfego.
Performance para a experiência do usuário
Nesse ponto, é importante garantir uma experiência satisfatória ao usuário. Portanto, invista em um conteúdo com originalidade, e que possa atender as expectativas dos visitantes.
Tempo de rastreio
A premissa aqui é economizar tempo, direcionando os esforços do crawl budget a páginas que apresentem relevância, de modo a eliminar a perda de tempo com textos antigos, por exemplo.
Como fazer content pruning?
Agora que já conhecemos um pouco dessa técnica, que tal conferir um passo a passo de como usar a poda de conteúdo de modo estratégico? Veja abaixo.
- Primeiro passo: através de um rastreio, você vai relacionar todas as páginas que estão indexadas no site;
- Segundo passo: veja quais são as páginas com domínio de referência, as keywords e o número de palavras-chaves através de uma ferramenta que o possibilite fazer isso.
- Terceiro passo: agora, é o momento de identificar quais páginas devem ser removidas e quais páginas merecem permanecer e ser atualizadas.
- Quarto passo: a essa altura, você deve redirecionar as páginas que serão removidas a outras páginas que apresentem conteúdo semelhante.
- Quinto passo: é o momento de se planejar, e isso envolve elaborar um cronograma para as atualizações que serão necessárias.
Ao utilizar esse recurso, o content pruning, você pode investir em conteúdos que realmente importam para o seu público-alvo, e garantir que se alcance um aumento da visibilidade.
Como selecionar os conteúdos que serão removidos?
Essa seleção vai precisar de uma automatização em sua planilha, de modo que fique claro o que é ou não prioridade.
Embora pareça fácil, excluir um conteúdo não é uma tarefa fácil. Para isso, leve em consideração os seguintes pontos para que essa tarefa seja mais simples e direcionada:
- Impossibilita um bom tráfego de outras páginas;
- Conteúdo sem relevância;
- Tema antigo e ultrapassado;
- Não possui nenhuma keyword relevante;
Ao seguir esses passos, você poderá visualizar qual será a melhor forma de tomar essa decisão para podar o conteúdo irrelevante. Lembre-se: tudo envolve planejamento e construção de bons resultados.
Portanto, a reflexão que fica é: até o que não está bom deve ser analisado.
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Referências: Live Seo, Conversion