A geração Z compreende as pessoas que já nasceram em meio ao mundo da tecnologia digital. Com um perfil bem exigente, essa geração tem à disposição um universo com infinitas possibilidades e conta com um conhecimento ilimitado, sobretudo quando se trata das tecnologias digitais. Logo, surge um importante desafio na hora de elaborar uma estratégia de marketing para a geração Z.
Sendo assim, é fundamental conhecer muito bem esse público para que as estratégias sejam bem definidas. Isso porque o tempo deles vale ouro, viu? E isso representa um grande desafio para conquistar a atenção dessa geração.
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Quem faz parte da geração Z?
Volta e meia nos deparamos com o termo ‘geração Z’. Mas a pergunta que fica é: quem faz parte dela? A Geração Z, ou Gen Z, compreende os primeiros nativos digitais. Eles não precisaram se adaptar à tecnologia, pois nasceram imersos nesse ambiente.
Portanto, as pessoas nascidas entre a segunda metade da década de 90 e 2010 fazem parte do grupo conhecido como Geração Z.
Um aspecto relevante sobre eles é que os jovens pertencentes a essa geração estão sempre atentos aos meios digitais, como redes sociais, e, por isso, estão de olho nas melhores oportunidades de consumo dentre as múltiplas possibilidades do mundo digital.
Logo, para conseguir alcançar e conquistar esse público, é muito importante que a ideia de marketing não seja apenas o produto, mas sim a identidade e que tipo de experiência a empresa poderá oferecer.
Qual é importância de investir em estratégias para esse público?
Uma das razões que evidenciam a importância de investir em estratégias de marketing para esse público foi destacada pela revista Forbes, que publicou uma pesquisa realizada antes da pandemia sobre o alto poder de compra dessa geração.
Além desse fator, outro aspecto crucial diz respeito à influência que essa geração exerce sobre o padrão de compra de gerações anteriores, atuando como uma espécie de propagadora de produtos e marcas.
Com isso em mente, a afirmação mais relevante sobre o motivo de investir tanto em marketing para esse grupo é: eles são propagandas ambulantes! Portanto, ao conhecer bem a sua marca, eles a divulgarão.
10 dicas de como fazer marketing para a geração Z
Para que seus esforços sejam direcionados para o caminho certo e você consiga conquistar cada vez mais a atenção desse público, siga as nossas 10 dicas abaixo:
1- Crie uma marca que todos admirem
Essa geração admira empresas que se esforçam para apoiar a diversidade e se engajar em causas sociais e ambientais, por exemplo.
Essa atitude não deve estar presente apenas em discursos ou textos. A geração Z está atenta a como a marca coloca isso em prática na vida real, para além das mídias sociais. Compreende?
2- Conquiste a lealdade através da interação
Essa geração adora uma boa interação, sobretudo quando se trata das mídias sociais. Portanto, invista em uma estratégia nas redes sociais em que os seus valores e princípios estejam bem evidentes. Isso chama a atenção de clientes que apresentam esses mesmo valores.
Um outro fator importante é que a interação deve ser construída com agilidade, porque essa geração está conectada com o mundo de forma ilimitada através de um simples aparelho, como o celular.
Sendo assim, para uma boa comunicação e para conquistar a lealdade, você precisa se aproximar desses clientes através de valores estampados na empresa, além de uma comunicação de qualidade e eficaz.
3- Invista na experiência móvel
Mais de 70% dessa geração faz uso do telefone móvel. Sabe o que isso quer dizer? Que você precisa facilitar a experiência de quem usa essa ferramenta, e os seus canais precisam estar preparados para possíveis ações de compras através desses dispositivos.
4- Defina o seu propósito
Todo e qualquer empreendedor precisa estar atento aos desejos e oportunidades presentes no mercado. É preciso definir bem qual tipo de objetivo vocês buscam construir, e de que forma isso será realizado.
Sendo assim, defina quais valores a sua empresa carrega e não faça questão alguma de escondê-los, tendo em vista que é esse o caminho para conquistar a geração Z.
5- Foque em estratégias de marketing menos tradicionais
Os influencers são um grande exemplo desse tipo de marketing menos tradicional. A maioria esmagadora dessa geração privilegia a experiência de pessoas que caminham lado a lado com o seus valores. Quem melhor que eles para divulgar isso de modo rápido nas redes sociais?
Sendo assim, invista em influenciadores que tenham os mesmos valores carregados pela sua empresa.
6- Invista em um bom relacionamento
Procure investir em colaboradores que passem a ideia de que a demanda pela qual esse público entrou em contato é especial e única, e deverá ser atendida da mesma maneira.
Nada de respostas automáticas ou tratar a comunicação como algo genérico. Lembre-se sempre: o objeto de desejo dessa geração é o sentimento de pertencimento, de ser único.
7- Crie conteúdo rápido e compartilhável
A geração Z ama conteúdos fáceis e rápidos, tendo em vista que o seu perfil é o de seguir ações imediatistas.
Sendo assim, você pode promover conteúdos que conquistem a atenção desse público e garanta a presença dele nas redes sociais. São eles:
- Podcast
- Vídeos curtos
- Memes
- Stories
8- Explore os diferentes canais digitais
Essa é uma dica importantíssima, então, não deixe de avaliá-la.
A sua presença em diferentes canais digitais significa a sua existência no mundo para a geração Z. Isso porque toda e qualquer informação sobre o seu produto ou marca vai ser buscado nós principais canais digitais. Logo, é preciso participar de todas as plataformas disponíveis, se possível.
9- Humanização
É a forma como a sua empresa cria conexões mais humanas e empáticas. Pense nisso ao mostrar a sua história, além de outras características que ajudaram a construir os valores e a relação da sua empresa com o mundo.
Ao fazer esse tipo de comunicação, você estará construindo um relacionamento mais próximo com o seu público.
10- Equipe de marketing atualizada
Por último, mas não menos importante, é fundamental que a sua empresa esteja trabalhando com uma equipe de marketing atualizada.
Logo, ao conhecer melhor a geração Z, vocês poderão conversar a mesma língua. Isso é importante para garantir um bom planejamento, de modo a alcançar os objetivos traçados pela sua marca.
Afinal, o objetivo do marketing é esse: conhecer bem o seu público-alvo para que decisões sejam tomadas. Não é?
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Referências: Agência Contato, Agência Pulso, Rock Content, Emeritus