Início » Retenção do Instagram Stories: o que significa essa métrica?
retenção no instagram

Retenção do Instagram Stories: o que significa essa métrica?

A retenção no Instagram é um passo importante para uma empresa se destacar no mercado digital. No entanto, muitas vezes é difícil saber por onde começar. Neste texto, vamos conhecer algumas técnicas para transformar a exposição em retenção no Instagram.

O Instagram, por meio de sua plataforma visual, tem um grande impacto nos usuários. Ou seja, ele envolve as pessoas em níveis viscerais. Contudo, o público do Instagram é inconstante.

Neste sentido, os usuários seguem um grande número de influenciadores, por exemplo, mas não visualizam todas as postagens.

Agora você conhecerá algumas técnicas para reter o seu público no Instagram. Vale lembrar, que é preciso fazer o usuário se inscrever para notificações push ou e-mails.

O que é retenção no Instagram?

Diariamente, milhares de conteúdos são mostrados nos feeds dos Instagrams. Apesar da quantidade de perfis que seguimos, nem sempre é possível visualizar o conteúdo de todos os feeds. Sendo assim, a métrica de retenção do Instagram serve para calcular quantas pessoas assistiram aos stories, por exemplo, até o fim. 

Confira dicas de como aplicar a retenção no Instagram e engajar os seus clientes:

1 – Métricas do Instagram

retenção no instagram

As métricas do Instagram correspondem aos insights dos stories. Portanto, por meio delas você pode saber como sua estratégia de retenção no Instagram está funcionando. Para saber como o Instagram mede estes insights, vamos conhecer as métricas mais comuns:

  • Alcance: Corresponde ao número de contas que viram seu story;
  • Impressões: Veja no canto inferior esquerdo da tela ao abrir o story o número total de visualizações;
  • Toque para a frente: O número de vezes que alguém toca para pular para a próxima parte do story;
  • Toque de volta: O número que alguém retoma a uma parte de seu story;
  • Saídas: O número de vezes que alguém sai do story e volta ao feed;
  • Deslizar: O número de vezes que o usuário desliza para a próxima conta;
  • Resposta: O número de vezes que o usuário envia mensagens por meio de opção enviar em seu story;
  • Próxima história: O número de toques para o próximo story da conta.

2 – Criação de ímã de leads

retenção no instagram

Basicamente, o objetivo das principais campanhas do Instagram é a conversão. Ou seja, converter usuários em leads. Portanto, isto está ligado à retenção no Instagram.

Neste sentido, você precisa expor o usuário a uma oferta tentadora. Assim, a oferta se torna um grande ímã para trocar por informações.

Portanto, o usuário estaria disposto a compartilhar suas informações de contato para acessar esta oferta. No entanto, é preciso elaborar um ímã visual e interativo. Sendo assim, é importante incluir alguns itens como:

  • Vídeo instrutivo;
  • Videoaula sobre o tema;
  • Infográficos;
  • Quadrinho;
  • Cupons.

3 – Faça postagens condutoras para retenção no Instagram

retenção no instagram

Até aqui você já tem uma ideia sólida sobre a retenção no Instagram. Neste sentido, você conhece suas métricas e já elaborou um ímã de lead. Porém, é necessário conduzir o usuário para o ímã de lead.

Assim, é preciso criar postagens relevantes com assuntos voltados para seu segmento. Um bom exemplo de postagem condutora é mostrar um caminho, mas não revelar a solução.

Posteriormente, falar para o usuário que só encontrará a solução ao baixar o conteúdo.

4 – Utilize hashtags

retenção no instagram

Focando ainda no objetivo da retenção no Instagram, o uso de hashtags é importante. Incluir hashtags relevantes nas legendas das imagens é um bom caminho. Neste sentido, pesquise produtos de seus concorrentes para ver quais hashtags são mais usadas.

Em cada postagem pode incluir até 30 hashtags, mas cuidado com o exagero.

5 – Promova engajamento por identificação

Mostrar que sua marca é divertida e identificável é um ótimo passo para a retenção no Instagram.

Para o marketing digital, a promoção de engajamento em mídias sociais é muito importante. Ou seja, é a melhor maneira para desenvolver confiança nos potenciais clientes.

A propósito, no Instagram, 65% dos usuários se envolvem com as marcas, maior que os 32% do Facebook. Uma das melhores maneiras para causar identificação com o público é uso dos stories do Instagram.

Este recurso torna as marcas mais divertidas e interessantes. Além disso, humanizam a sua empresa.

6 – Interaja com seu público para retenção no Instagram

Os recursos do Instagram Stories são ótimos também para a interação. Assim, utilize a marcação de localização geográfica, hashtags, enquetes, gifs adesivos e outros.

Para utilizar estes recursos, abuse da criatividade. Para dar um exemplo, por meio das hashtags e geo-tagging o usuário encontra você. Os fatores que contam para este encontro são a sua localização e o interesse do usuário.

O funcionamento do geotagging é simples. Cada vez que você entra em uma cidade o Instagram agrega histórias. Estas histórias, os outros usuários colocaram em sua localização.

Esta divulgação é ótima para empresas que querem mostrar o que acontece ao redor do usuário. No entanto, os assuntos ligados à localização precisam estar relacionados às empresas.

7 – Faça enquetes

Uma outra forma de promover retenção no Instagram é a enquete. Quando feitas no Instagram Stories, são utilizadas para obter feedback dos fãs. No entanto, as enquetes fazem com que o seu público se sinta fortalecido com sua marca.

Dessa forma, as perguntas podem ser direcionadas para as opiniões dos usuários. Ou seja, pergunte sobre novos produtos e frequência de e-mails. Assim, pergunte com que frequência gostariam de receber e-mail da empresa, por exemplo.

Além disso, você pode perguntar sobre produtos favoritos, bem como que tipos de conteúdos que gostariam de ver no perfil.

 

E então, o que achou da matéria? Se gostou, continue com a gente e leia também:

Selecionadas para você

One thought on “Retenção do Instagram Stories: o que significa essa métrica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *