Branding é uma estratégia de gestão focada em construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.
O seu objetivo é criar conexões que serão fundamentais no momento de decisão de compra dos clientes.
De modo geral, ela é composta por ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca.
Nesse sentido, o branding abrange desde a criação de um logotipo, até o tom de voz da empresa.
Qual é a importância do branding?
Quando uma marca tem uma personalidade marcante e propósitos bem definidos, ela gera identificação com as pessoas, com suas histórias e suas causas.
Consequentemente, a visão que elas possuem do negócio muda, fazendo com que elas fiquem mais dispostas a comprar os produtos/serviços oferecidos pela empresa.
Desse modo, ter uma boa estratégia de branding é essencial para vender mais e adquirir novos clientes.
Como fazer um trabalho de branding com Marketing Digital?
O conceito de branding antecede ao Marketing Digital.
Contudo, com o avanço da tecnologia, o Marketing Digital trouxe para ele novas possibilidades.
Entre elas, podemos citar:
1 – Identidade visual
A identidade visual são as representações visuais que ajudam a criar uma identidade da sua marca na mente do consumidor.
Por exemplo: logo; fontes; cores etc.
Nesse sentido, para otimizá-la, é necessário:
1.1 Adequar o logo
O logo deve ser pensado para a web.
Os formatos de arquivo que são usados para materiais impressos são diferentes dos usados para a internet.
Desse modo, não se esqueça de fazer a adequação.
1.2 Crie o seu manual de marca
É importante que o seu manual contenha, dentre outras coisas, todas as cores que a marca pode ter; qual fonte foi usada na sua criação; quais são os códigos das cores etc.
1.3 Determine uma unidade de estilo
Busque seguir apenas um estilo.
Para isso, procure exemplos de fotos que tenham uma mesma linha e que sirvam de exemplo para o estilo que você quer adotar para a marca.
2 – Estratégia
Por sua vez, a estratégia é encarregada de transmitir os valores não visuais, o seu propósito.
Desse modo, se atente aos seguintes aspectos:
2.1 Personalidade da marca
Defina a personalidade da sua marca, pontue os adjetivos que ela tem.
Isso ajuda a criar uma imagem mais clara na mente das pessoas.
2.2 Tom de voz
Aqui, determine a linguagem da marca, se é descontraída ou mais formal.
Mas, não se esqueça, você precisa adequá-la ao público.
Desse modo, pesquise quais são os termos usados pelos seus clientes em conversas casuais e adote os que fazem sentido para sua marca.
2.3 Canais
Onde está o seu público? No Instagram, Facebook, WhatsApp?
A resposta dessa pergunta são os canais em que você deve estar presente.
Você não precisa estar presente em todos os canais, apenas nos que têm um papel estratégico para o crescimento do seu negócio.
2.4 Conteúdo
Em síntese, uma boa estratégia de conteúdo faz com que a sua marca tenha visibilidade e ganhe autoridade no meio.
Branding como estratégia de diferenciação para o seu negócio
Para Alex Lima, CEO da Glóbulo, branding a relação entre marca e cliente, e entre a marca e a comunidade em que ela está inserida.
Nesse sentido, ele levanta alguns pontos que desafiam a concepção que limita o termo à marca gráfica de uma empresa.
Um desses pontos está ligado à percepção de valor.
Para ilustrar, Alex usa como exemplo o case das Havaianas.
Por décadas, o marketing da marca focava nas características físicas do produto, o que criava a associação a algo barato e a ser evitado pelas classes mais altas.
Atualmente, as Havaianas atraem até as maiores celebridades do mundo, sendo distribuídas em sacolas com brindes na entrega do Oscar.
Sabe o que gerou essa atração? A brasilidade.
Hoje, esse é o branding do produto, que continua o mesmo, mas com outra percepção de valor.
A promessa é outro ponto abordado por Alex.
Ele bate na tecla de que uma boa estratégia de branding só sobrevive se a empresa entregar o que promete.
Isso porque o cumprimento das primeiras promessas permite que, no futuro, o cliente tenha a confiança de que você voltará a entregá-las.
De forma geral, o branding pode fazer com que a sua marca seja vista como uma amiga.
Mas, para que isso aconteça, ele precisa estar associado ao serviço real, outro ponto levantado por Alex.
Um exemplo disso é a fan page da Prefeitura de Curitiba, que virou sucesso abordando assuntos da administração da cidade com leveza, mesmo os mais burocráticos.
Por fim, é preciso lembrar que branding é propósito.
Para ilustrar, basta olharmos para a marca Tesla Motors, que já produz computadores sobre rodas.
Contudo, esse é só um exemplo e como a proposta de branding influencia a cultura, os valores e a estratégia.
Perguntas Frequentes
O que é branding?
Branding é uma estratégia de gestão focada em construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.
Qual é o objetivo do branding?
O seu objetivo é criar conexões que serão fundamentais no momento de decisão de compra dos clientes.
Por que o branding é importante?
O branding é importante para que a sua marca tenha uma personalidade e propósito próprios.
Como fazer branding?
Você pode fazer branding através da identidade visual, estratégias de comunicação, conteúdos e posicionamentos.
E aí, gostou do conteúdo?
Aproveite e confira: 10 livros que vão te ajudar a criar e gerenciar sua marca
Fonte: Resultados Digitais