Início » Tráfego digital: o que é, como funciona e quais são os tipos?
tráfego na internet

Tráfego digital: o que é, como funciona e quais são os tipos?

O tráfego digital refere-se ao número de pessoas que circulam pelas páginas da web. Sabemos que a palavra ‘tráfego’, quando usada em contexto de trânsito, por exemplo, faz referência ao movimento de carros.

Na internet, o sentido é o mesmo, porém utilizamos para denominar os usuários que buscam novidades neste ambiente. Atualmente, existem muitas ferramentas para promover tráfego em nossos sites.

O que é tráfego digital?

O tráfego digital é a movimentação dos usuários nas páginas de busca do navegador. Isso é: fluxo de usuários na internet.

Uma loja online com um bom tráfego é um fator muito positivo, pois quanto maior o fluxo, maior as conversões. Ainda há outro ponto muito positivo: atender um público maior.

Quais são os tipos de tráfego digital?

Logo abaixo listamos os tipos de tráfego digital. São eles: 

Tráfego orgânico

O tráfego é muito relacionado com o conteúdo, pois é um tráfego que é atraído pelas páginas de busca do Google. Ele é o responsável por uma porcentagem bem significativa de visitas a longo prazo.

No entanto, para a obtenção de tráfego orgânico, é preciso investir em técnica de SEO (Search Engine Optimization). Estas técnicas otimizam o mecanismo de pesquisa.

Muitas pessoas acham que o tráfego orgânico é obtido de maneira gratuita, mas isso não é exatamente correto. Mesmo que você não esteja pagando por cada clique, otimizar seu site para SEO envolve algum investimento, como por exemplo investir em tempo, recursos e manutenção.

Tráfego pago

Esse é o tráfego gerado por públicos que clicam em seus anúncios, ou seja, anúncio em rede social pago por clique. Os anúncios em mídias sociais, como Facebook Ads ou TikTok Ads, podem atrair muitos visitantes para seu site.

Além disso, eles fornecem estatísticas sobre o comportamento dos usuários. Você também tem informações sobre dados demográficos e interesses do usuário. Neste sentido, você pode adquirir métricas de resultados e realizar campanhas cada vez mais assertivas.

Tráfego direto

O tráfego direto é bem variado e inclui visitantes que vieram por diversos canais, tais como:

  • Pessoas que salvaram o link nos favoritos;
  • Usuários que digitaram a URL do seu site diretamente no navegador;
  • Acesso a partir de links em documentos offline, como PDFs ou documentos impressos;
  • Cliques em links de aplicativos de mensagens diretas.

A propósito, para ter mais chances neste tipo de tráfego, é bom que seu URL seja simples e fácil de lembrar.

Tráfego de referência

Este tráfego é originado por pessoas que acessam seu site ao clicar em links de outros sites, geralmente provenientes de fóruns ou blogs. Neste contexto, é crucial ter estratégias bem definidas para a construção de links.

Para alcançar isso, você pode utilizar o Guest Blogging se quiser promover seu site em diretórios. No entanto, é fundamental estar atento às políticas do Google em relação a links, a fim de evitar penalidades.

É importante destacar que você ganha autoridade quando uma página faz referência ao seu site. Dessa forma, o Google compreende a relevância do seu conteúdo quando as pessoas utilizam esses links. Vale ressaltar que esses links são conhecidos como backlinks.

Tráfego de e-mail marketing

Esse tipo de tráfego é mais pessoal e ocorre por meio de e-mails. Portanto, quanto mais e-mails, maiores são as chances de conversão e fidelização. Nesse contexto, é essencial contar com um programa de gerenciamento de e-mail marketing.

Através da automação, é possível medir o sucesso da sua campanha, monitorando, por exemplo, quantos visitantes chegam ao seu site por meio das mensagens. Além disso, esses programas fornecem diversas informações, como cliques em links, total de cliques, taxa de abertura, taxa de entrega, entre outros dados.

Tráfego social

O tráfego proveniente das redes sociais refere-se aos visitantes que chegaram ao seu site através das mídias sociais.

Em um planejamento estratégico bem elaborado, é possível discernir quais redes sociais proporcionam os resultados mais positivos. Nestas ferramentas, a obtenção de maior engajamento amplia significativamente o alcance. Adicionalmente, é possível conquistar backlinks valiosos por meio dos compartilhamentos. Esses backlinks exercem influência nos algoritmos dos motores de busca.

Vale ressaltar que, ao maximizar o engajamento, não apenas se amplia o alcance, mas também se estabelece uma interação mais significativa com o público-alvo. Essa interação pode resultar em feedback valioso, contribuindo para aprimorar ainda mais a estratégia de marketing nas redes sociais.

5 dicas para gerar tráfego para seu site

Para gerar tráfego para o seu site, siga as dicas abaixo:

1- Otimização de SEO

A otimização de SEO é essencial para garantir que seu conteúdo seja facilmente encontrado pelos usuários nos mecanismos de busca.

Escolha cuidadosamente as palavras-chave e utilize técnicas de SEO para aumentar a visibilidade do seu site, resultando em uma maior taxa de conversão.

2- Backlinks

É crucial que seu site seja referenciado por outras páginas. Estabelecer parcerias e acordos de troca de menções com empresas do mesmo nicho pode ser uma prática eficaz.

Além de conferir autoridade à sua empresa, essa estratégia contribui significativamente para gerar mais tráfego.

3- Conteúdo de qualidade

Investir em conteúdo informativo e relevante é fundamental para conquistar a confiança do Google. Mantenha as informações atualizadas para construir autoridade.

Compreender seu público-alvo, suas principais dúvidas e como sua marca pode ajudá-los é essencial para atrair a atenção. Fique de olho nos concorrentes para adotar práticas eficazes e obter insights valiosos.

4- Tráfego pago

Embora envolva custos, o tráfego pago é uma estratégia amplamente utilizada para aumentar a visibilidade do conteúdo. Destacar-se nas primeiras posições da página de busca é crucial, pois a maioria dos usuários raramente avança para a segunda página.

Investir em tráfego pago pode ser um impulso significativo para o tráfego digital.

5- Redes sociais

As redes sociais desempenham um papel crucial na divulgação. Utilize essas plataformas para promover sua marca. Além do emprego de influenciadores digitais para aumentar o tráfego, crie posts interativos, compartilhe memes, forneça dicas e explore a criatividade para atrair a atenção do seu público.

O que é tráfego qualificado?

Um tráfego quualificado é aquele no qual o planejamento leva em consideração a persona, o seu público-alvo. Para isso, é importante fazer uma segmentação, pois não ter um propósito bem definido pode tornar o seu negócio genérico e pouco rentável.

Logo, conheça bem o seu público, defina um planejamento e os produtos que serão comercializados. Isso faz parte do que chamamos tráfego qualificado, o qual tem a sua estrutura bem definida dentro do mercado.

Gostou das nossas dicas? Continue conosco!

Referência: Neil Patel, Prosperidade Conteúdos

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *