Se você é produtor de conteúdo, certamente já ouviu falar do termo “palavra-chave”, mas afinal o que é isso?
O que é a palavra-chave?
A palavra chave é um dos pontos mais importantes dentro de um texto feito com as técnicas de SEO.
Também conhecida por keyword, a palavra-chave é a ferramenta perfeita para ajudar a divulgar um texto dentro do Google ou em outras plataformas.
Contudo, ela é um termo de pesquisa. Ou seja, se alguma pessoa pesquisar sobre o assunto da palavra-chave, será direcionada para o link do conteúdo criado através dela.
Seja como for, esse instrumento de busca pode ser uma ou mais palavras que definem um termo de pesquisa estratégica. O objetivo principal é solucionar a dor de uma pessoa.
Em outras palavras, esse direcionamento pode ajudar na captação de cliques dentro de uma página, por exemplo.
O que é SEO?
Antes de mais nada, é importante saber o que é o SEO. Primeiramente, o SEO, do inglês Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), funciona como uma junção de táticas para fazer um conteúdo ser bem posicionado.
Esse grupo de ações serve para que a pesquisa digital direcione todas as pessoas que procuram pela solução de algum problema em plataformas de pesquisa, como o Google.
Dessa forma, se tudo for feito de forma correta, o conteúdo irá aparecer na página principal da pesquisa, gerando mais cliques.
Qual a importância e como funciona a palavra-chave?
Diversos profissionais do marketing digital já perceberam que usar as técnicas de SEO, juntamente com a palavra-chave, pode ajudar muito em um bom desenvolvimento para seu site. Empresas, blogs, mídias tradicionais e muito mais já começaram a usar esse tipo de técnica.
Com a palavra-chave, o criador de conteúdo passa uma mensagem muito clara para o Google: meu conteúdo é relevante para as pessoas e pode passar informações necessárias para solucionar o problema de alguém.
Com isso, o Google irá entregar a sua matéria para todas as pessoas e, consequentemente, as chances da sua página ganhar muitos cliques e compartilhamentos é bem grande.
Dessa forma, ao usar a repetição de uma determinada palavra ao longo de um texto, você mostra ao Google que seu texto é importante e, do mesmo modo, as pessoas que pesquisarem sobre o assunto deverão ser apresentadas a esta matéria.
Palavras-chave negativas
Sim, isso também existe. Estas palavras existem para que a empresa que criou o conteúdo as usem como uma forma de demonstrar ao público e ao Google o que não quer atrelado a sua marca.
Dessa forma, apenas o público do nicho adequado será exposto ao texto que você produziu. Além disso, ela também ajudará em campanhas pagas de Ads, por exemplo, já que o texto será direcionado apenas ao público correto.
Ferramentas para ajudar a encontrar uma palavra-chave
Dentre as ferramentas mais usadas para fazer pesquisa de palavras-chave, temos:
1- Google Keyword Planner
Um planejador de palavras-chave do Google, que pode ser utilizado por meio do Google AdWords.
2- SemRush
Ferramenta para ajudar na navegação, tráfego e palavras-chave. Além disso, dentro do SemRush é possível criar projetos com o link do seu site e, com isso, monitorar posicionamento, palavras-chave melhor ranqueadas e etc.
3- Keywordtool.io
Ferramenta que ajuda a entender o recurso de autocompletar do Google.
4- Google Trends
Ferramenta para encontrar as palavras e temas que estão em alta no momento. Dessa forma, é possível desenvolver conteúdos relevantes e que podem gerar maior engajamento.
5- Ubersuggest
Plataforma para encontrar a palavra-chave ideal para o seu conteúdo. Além disso, o Ubersuggest mostra o ranqueamento do seu conteúdo, o que pode melhorar e dá sugestões de palavras-chave e perguntas relacionadas com o tema sugerido.
Quais são os seus truques?
A dica é tentar explicar qual o seu objetivo, ou o do seu produto, para uma criança de cinco anos, depois para adolescentes, adultos e, por fim, para um especialista. Dessa forma, você conseguirá abordar todos os pontos do produto e ninguém ficará com dúvidas.
Outra coisa importante é pensar como cliente, pois, dessa forma, você irá pesquisar o que está causando a dor, ou seja, qual problema o cliente quer solucionar.
Logo, você saberá qual palavra-chave deve ser usada. Sob o mesmo ponto de vista, é bom estudar a concorrência para entender o comportamento e também quais as jogadas que eles fazem, incluindo a palavra-chave.
O que é a palavra-chave de cauda longa?
A palavra-chave de cauda longa nada mais é do que uma combinação de três ou mais palavras, podendo até mesmo formar frases. Ela pode atrair um volume menor de pesquisa, mas seu tráfego é muito mais relevante.
Além disso, elas também são menos competitivas e mais fáceis de serem classificadas, ajudando a especificar o produto.
E então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: Plágio nas redes sociais: como evitar cópia do seu conteúdo?