A análise SWOT, também conhecida como análise FOFA, é uma ferramenta de gestão. Ela serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. Nesse sentido, engloba a análise de cenários para a tomada de decisões, proporcionando um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno.

O que é análise SWOT?

A sigla SWOT é uma abreviação das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats. Significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Essas palavras identificam quais análises são feitas. Por exemplo, as forças e as fraquezas se referem à análise interna.

O que é análise SWOT?

Em contrapartida, as oportunidades e ameaças se referem ao ambiente externo. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural. Por fim, o resultado da análise desses fatores é uma matriz 2×2, chamada de Matriz SWOT.

Fatores que compõem a SWOT

Dentro dele é possível ter o controle de tudo que o envolve, como a tecnologia utilizada, ações de marketing etc. Você precisa avaliar critérios como: a qualidade da tecnologia; o marketing/a mídia; os recursos financeiros; a gestão; o portfólio dos clientes; a produção e a criação.

1 – Ambiente interno

Em forças, são analisados fatores como: O que faz com que os clientes optem por determinado negócio; Qual é a disponibilidade de recursos imprescindíveis para a manutenção dos serviços ou produtos; O que diferencia o negócio dos demais etc.

1 – Ambiente interno

Já nas fraquezas, são analisados fatores que podem ser ruins para o negócio, como: Altos custos com transporte; Maiores gastos com a manutenção de equipamentos; Colaboradores com valor/hora mais caro etc.

1 – Ambiente interno

dentro do ambiente externo deve-se observar as oportunidades e ameaças. Nele entram questões relacionadas à política; crises econômicas; desastres ambientais; taxa de juros etc. É essencial que a empresa esteja atenta a tudo que envolve o mercado no qual está inserida: o ambiente externo envolve o microambiente e o macroambiente.

2 – Ambiente externo

O microambiente envolve as forças que trabalham em seu setor de atividade e a forma como sua agência se relaciona com elas. Os aspectos que podem ser tratados como oportunidades ou ameaças envolvem: clientes; fornecedores; concorrentes; barreiras; substitutos; intermediários etc.

2 – Ambiente externo

Por outro lado, o macroambiente se refere a tudo que está além da agência e do segmento. É importante analisar o que os índices econômicos têm a dizer sobre o futuro do país. É interessante observar aspectos como: a política e a legislação; economia; demografia; novas tecnologias; sociedade e cultura; meio ambiente etc.

2 – Ambiente externo

Pontos positivos da análise SWOT

A análise permite saber como a empresa está posicionada no mercado. Também é possível comparar a sua atuação com as demais opções disponíveis.

1 – Posição estratégica

Possibilita identificar melhorias no portfólio do cliente, ao identificar os pontos que precisam de ajuste.

2 – Melhora dos serviços e produtos

As dificuldades detectadas durante a utilização da ferramenta podem ser tratadas com ações específicas para serem solucionadas.

3 – Insights para solucionar problemas

Tendências para criar produtos também podem ser mapeadas. Lembrando que desenvolver novas ou melhores soluções já é um passo para a inovação.

4 – Oportunidade para novos produtos

A ferramenta mostra um panorama da empresa. Ela facilita o processo de tomada de decisão e serve de embasamento para resolver dilemas de gestão.

5 – Tomada de decisão estratégica

A partir da análise SWOT é possível desenvolver planos e priorizar as atividades que precisam ter foco para atingir os objetivos do cliente.

6 – Priorização de ações

A ferramenta possibilita identificar fraquezas em seu portfólio e promover parcerias para suprir tal lacuna.

7 – Promoção de parcerias

Permite que gestores avaliem as estratégias em andamento. É possível verificar quais delas devem ser replicadas, ajustadas e, até mesmo, desconsideradas do planejamento da empresa.

8 – Análise das estratégias

Quem deve fazer a análise SWOT?

Deve ser feita por toda a equipe do negócio, não apenas pelos gestores. São os colaboradores que vivem o dia a dia e podem levantar mais informações: é interessante reunir os especialistas de cada área para relatar as qualidades, dores e desafios do seu trabalho, enquanto os gestores contribuem com sua visão global.

Para que serve a análise SWOT?

Serve para tirar as ideias do papel. Ela traz todas as informações necessárias para formular estratégias com mais segurança. É possível conhecer a fundo o negócio, identificando fatores positivos que podem ser reforçados; e fraquezas que apontam o que você precisa melhorar.

Como montar uma análise SWOT?

Reúna a equipe envolvida no projeto para discutir os pontos e levantar informações. Deixe a conversa livre para surgirem várias ideias e percepções. Contudo, seja realista.

1 – Faça um brainstorm com a equipe

Comece olhando para as duas primeiras letras da sigla: Forças e Fraquezas. Também fique de olho nos concorrentes.

2 – Analise os fatores internos

Olhe para as Oportunidades e Ameaças. A análise SWOT permite que você identifique quais fatores externos são relevantes, se podem impactar no projeto e como vai lidar com isso. Não esqueça de olhar para os dois ambientes que cercam o negócio: o micro e o macroambiente.

3 – Analise os fatores externos

Priorize aquilo que tem mais impacto para o projeto. Nos quadrantes superiores da matriz, ficam os fatores internos (forças e fraquezas). Já nos quadrantes inferiores, coloque a análise externa (oportunidades e ameaças). Você também deve posicionar os fatores positivos (forças e oportunidades) nos quadrantes à esquerda e os pontos negativos (fraquezas e ameaças) à direita.

4 – Monte a matriz

Veja se é o momento certo de tirar aquela ideia do papel, avalie se existe algum ponto atrapalhando. Caso seja alguma característica interna da empresa, você pode adotar medidas para melhorar esse ponto. Se for algo externo à empresa, fica mais difícil. Porém, ainda assim, você pode tentar se adaptar ou adotar medidas que reduzam o impacto no negócio.

5 – Avalie a viabilidade do projeto

Tire as ideias do papel. Trace as estratégias do projeto, a partir das informações coletadas para a análise SWOT.As estratégias devem mirar nos seguintes objetivos: Forças devem ser potencializadas; Fraquezas devem ser controladas ou corrigidas; Oportunidades devem ser aproveitadas; Ameaças devem ser minimizadas.

6 – Transforme a análise em estratégia