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Slow content: a estratégia de não postar todos os dias

Com o novo século e a revolução da internet, passamos a viver em um ritmo frenético, nunca antes visto. Além disso, a informação viaja de uma maneira muito rápida e, muitas vezes, sem qualidade. Portanto, é aí que entra as teorias do slow content, que valoriza a produção de conteúdo de uma forma mais fluida e orgânica.

O slow content se inspira nos conceitos do slow living, que prioriza um estilo de vida mais calmo em meio ao caos da vida cotidiana. Aqui, o objetivo é diminuir a constância do conteúdo e focar na qualidade. Então, vamos lá conhecer tudo sobre essa técnica?

O que é slow living e slow content?

Como dissemos anteriormente, o slow living é um conceito que prioriza um estilo de vida mais calmo. O comportamento acelerado da vida moderna pode acarretar em problemas, tanto na vida quanto na saúde. Portanto, o slow living surgiu para prevenir esses malefícios de surgirem.

Agora, o slow content se inspirou nesse conceito, igual outros segmentos, como slow food e slow fashion. Essa técnica é uma tendência para o marketing de conteúdo e procura diminuir a assiduidade do conteúdo em prol da qualidade. Aqui, a ideia principal é de que a pressa é inimiga da perfeição.

Com todas as páginas e empresas que surgem e crescem cada dia mais, as plataformas digitais não entregam todo esse conteúdo para os seguidores. Sendo assim, ao invés de lançar muito conteúdo para tentar atingir todo o seu público, se lança pouco mas com uma maior qualidade. Isso acaba chamando mais a atenção e retém mais o público.

Princípios do slow content

  • Mais qualidade, menos quantidade
  • Mais conteúdo, menos frases prontas
  • Mais criatividade, menos trends
  • Mais conteúdo rico, menos termos simples
  • Mais ideias criativas, menos praticidade
  • Mais foco no objetivo, menos foco no lucro
  • Mais formatos, menos conteúdos curtos
  • Mais humano, menos consumismo
  • Mais reflexão sobre o conteúdo, menos rapidez
  • Mais tradição, menos normas

Como colocar o slow content em prática?

1 – Faça pesquisas

Certamente pesquisar sobre o seu público e as plataformas disponíveis para você divulgar é importante. Porém, a pesquisa deve ir além disso. Você pode se inspirar em conteúdos que deram certo para seus concorrentes, pesquisar materiais do seu segmento em outros países, se envolver com temas mais complexos e valorizar opiniões diferentes. Tudo isso vai enriquecer o seu conteúdo e trazer algo novo para seu público.

2 – Descubra a identidade do seu conteúdo

Durante esse processo de pesquisa, uma das coisas que você precisa fazer é descobrir a identidade do seu conteúdo. Além disso, o seu conteúdo precisa ser parte de um contexto, uma história que sua empresa está contando para o mundo. Dessa forma o seu conteúdo se tornará único e distinguível entre os demais.

3 – Elabore cuidadosamente

Uma maneira de valorizar o seu conteúdo e o impacto que ele terá nos seus consumidores, é sempre testar e refazer ele. Mas, porque isso? Bem, esses testes são o que vai te dizer com certeza se você está no caminho certo. Além disso, vão te mostrar a resposta do público àquele conteúdo, te mostrando o que fazer e melhorar no futuro.

4 – Ouça seu público

Como já ressaltamos, o seu conteúdo será feito para as pessoas, o que é um ponto bastante valorizado no slow content. Sendo assim, você deve escutá-los, ler seus comentários e tentar melhorar sempre. Se a relação com o público é valorizada, eles se sentirão ouvidos e respeitados pela sua empresa.

5 – Ofereça valor com seu conteúdo

Conteúdo de valor é aquele que realmente muda algo na vida do consumidor e agrega em seu cotidiano. Sendo assim, o principalmente objetivo do slow content é oferecer conteúdo rico para o público. Você deve almejar a singularidade do seu conteúdo e oferecer sempre algo que vá agregar na vida do seu público.

Benefícios em se trabalhar com o modelo de slow content

Depois de nossas explicações e dicas, você já percebeu que no slow content não vence aquele que faz mais rápido, mas sim aquele que faz melhor. Sendo assim, aqui vão alguns dos benefícios de aplicar esse método em sua empresa:

  • Menos desperdício de recursos e tempo
  • Maior fidelização dos consumidores
  • Mais autoridade para sua marca
  • Maior engajamento da audiência

Se liga nessas outras teorias para melhorar o seu conteúdo:

Brainstorming: Descubra O Que É, Como Fazer (Passo a Passo)

10 livros que vão te ajudar a criar e gerenciar sua marca

Comunicação não violenta (CNV): como usar no marketing?

Fontes: Rock Content, Digital House, Ana Carollina Leitão, Influency.me

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