O marketing para farmácias é muito necessário nesse ramo, já que a competitividade é muito grande. Além disso, para se destacar entre as demais, você precisa fazer um esforço maior, que pode ser feito com essas estratégias de marketing. É um ramo bem amplo, com os produtos comercializados sendo variados.
No marketing digital, uma das primeiras coisas que você deve fazer é entender sua persona. Ademais, gerenciar suas redes sociais com qualidade também é necessário. Especificamente no marketing para farmácias, divulgar os serviços junto dos produtos é essencial. Assim, nós iremos te guiar com as melhores estratégias de marketing. Vamos lá?
10 dicas e ideias de marketing para farmácias
1 – Marketing digital
A primeira dica é, certamente, investir no marketing digital. Com o avanço da tecnologia e da internet, a maneira de consumir acabou ficando diferente de anos atrás. Sendo assim, busque investir no marketing digital, nas redes sociais, nos anúncios pagos e em conteúdo de valor para os seus clientes.
2 – Marketing de conteúdo
Como mencionado no tópico anterior, o conteúdo de valor é de extrema importância ao se fazer marketing para farmácias. Esse tipo de marketing tem como objetivo atrair a atenção dos consumidores através de conteúdo que agregará algo na vida deles. Ou seja, conteúdo de valor, que passa informações importantes para os clientes.
3 – Marketing para farmácias: Redes sociais
Um dos principais pontos do marketing digital é a presença nas redes sociais. Instagram, Facebook e outras redes se fazem importantes na hora de divulgar seu comércio. Dessa forma, faça um estudo, descubra onde está o seu público e comece a divulgar nesses locais. Além disso, tome cuidado ao usar muitos anúncios, tente equilibrar o engajamento orgânico com os anúncios.
4 – Ofereça brindes
Entre as ações de marketing para farmácias, a entrega de brindes pode parecer simples, mas é bem efetiva. A maioria dos clientes gosta de se sentir visto e valorizado. Sendo assim, entregar um brinde com a sua logomarca fará com que ele se lembre de um lugar em que foi bem tratado. Inclusive, existem várias opções, como chaveiros, lixas de unha, canetas, entre outras.
5 – Divulgue os serviços
Se a farmácia promove serviços como delivery, aplicação de injeções e outros, é importante deixar isso bem claro para os seus clientes. Dessa forma, uma boa dica é adesivar o baú da moto ou a bag com o número de telefone do estabelecimento. Além disso, não deixe de colocar essas informações em outros materiais institucionais, como folhetos e encartes.
6 – Faça publicidade no local
É importante que você faça também uma publicidade no local em que sua farmácia está. Coloque placas, use as vidraças, coloque windbanners em locais estratégicos próximos do espaço, ou seja, use o máximo do espaço para que os clientes próximos saibam que ali tem uma farmácia. Além disso, deixe explícito os itens que estão com desconto e os serviços que você oferece no espaço.
7 – Ofereça serviços gratuitos
Oferecer alguns serviços mais simples, de maneira gratuita, pode ser uma boa ideia para manter o cliente fiel à sua farmácia. Ou seja, serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, balança com medidor de altura. Todos esses itens são úteis para a população em geral e podem estreitar a relação dos clientes com o seu estabelecimento.
8 – Divulgue promoções sazonais
Durante um ano, existem diversas datas que podem lhe ajudar a alavancar as vendas. Black Friday, Dia das Mães, Natal, Carnaval. Em datas mais específicas, como o Dia das Mães, você pode oferecer descontos em itens específicos para mulheres. Agora, em datas como Black Friday e Natal, você pode oferecer descontos progressivos e cupons especiais.
9 – Tenha um site e um blog
Como já pontuamos aqui na nossa lista de dicas, a internet e o marketing digital estão sendo pontos indispensáveis no momento de fazer marketing para farmácias. Sendo assim, a criação de um site, onde você pode divulgar os produtos e serviços, e um blog, onde você pode colocar conteúdo de valor, são importantes para o seu negócio.
10 – Marketing para farmácias: Faça demonstrações
A demonstração de como os produtos funcionam ou de serviços, é uma das melhores estratégias para chamar a atenção de clientes em eventos ou inaugurações. Sendo assim, se a sua farmácia tiver uma vasta variedade de maquiagens e perfumaria, uma boa ideia é colocar uma maquiadora para fazer uma demonstração com os clientes.
Quais são as regras do marketing para farmácias?
Por ser um seguimento especial, o marketing para farmácias tem algumas regras que devem ser seguidas. Definido pela RDC nº 96/2008, para as farmácias populares, só é permitida a divulgação de medicamentos que não exijam prescrição médica. Além disso, é necessário colocar avisos sobre efeitos colaterais e princípios ativos. Para finalizar, existem alguns requisitos para se fazer a publicidade:
- nome comercial do medicamento;
- nome do princípio ativo;
- número do registro do medicamento na Anvisa;
- a indicação do medicamento;
- a advertência obrigatória: “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”.
É recomendado que, caso você vá fazer a divulgação de uma farmácia, leia todas as regras necessárias.
E aí, conseguiu entender tudo? Então se liga nesses artigos:
Marketing de fidelização: o que é, tipos, benefícios e dicas
Close friends: como usar o recurso na estratégia de marketing
Black hat e white hat no SEO: o que são e diferenças
Fontes: Eurofarma, Farmarcas, MyPharma