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Marketing para farmácias

Marketing para farmácias: confira dicas para vender mais

O marketing para farmácias é muito necessário nesse ramo, já que a competitividade é muito grande. Além disso, para se destacar entre as demais, você precisa fazer um esforço maior, que pode ser feito com essas estratégias de marketing. É um ramo bem amplo, com os produtos comercializados sendo variados.

No marketing digital, uma das primeiras coisas que você deve fazer é entender sua persona. Ademais, gerenciar suas redes sociais com qualidade também é necessário. Especificamente no marketing para farmácias, divulgar os serviços junto dos produtos é essencial. Assim, nós iremos te guiar com as melhores estratégias de marketing. Vamos lá?

10 dicas e ideias de marketing para farmácias

1 – Marketing digital

A primeira dica é, certamente, investir no marketing digital. Com o avanço da tecnologia e da internet, a maneira de consumir acabou ficando diferente de anos atrás. Sendo assim, busque investir no marketing digital, nas redes sociais, nos anúncios pagos e em conteúdo de valor para os seus clientes.

2 – Marketing de conteúdo

Como mencionado no tópico anterior, o conteúdo de valor é de extrema importância ao se fazer marketing para farmácias. Esse tipo de marketing tem como objetivo atrair a atenção dos consumidores através de conteúdo que agregará algo na vida deles. Ou seja, conteúdo de valor, que passa informações importantes para os clientes.

3 – Marketing para farmácias: Redes sociais

Um dos principais pontos do marketing digital é a presença nas redes sociais. Instagram, Facebook e outras redes se fazem importantes na hora de divulgar seu comércio. Dessa forma, faça um estudo, descubra onde está o seu público e comece a divulgar nesses locais. Além disso, tome cuidado ao usar muitos anúncios, tente equilibrar o engajamento orgânico com os anúncios.

4 – Ofereça brindes

Entre as ações de marketing para farmácias, a entrega de brindes pode parecer simples, mas é bem efetiva. A maioria dos clientes gosta de se sentir visto e valorizado. Sendo assim, entregar um brinde com a sua logomarca fará com que ele se lembre de um lugar em que foi bem tratado. Inclusive, existem várias opções, como chaveiros, lixas de unha, canetas, entre outras.

5 – Divulgue os serviços

Se a farmácia promove serviços como delivery, aplicação de injeções e outros, é importante deixar isso bem claro para os seus clientes. Dessa forma, uma boa dica é adesivar o baú da moto ou a bag com o número de telefone do estabelecimento. Além disso, não deixe de colocar essas informações em outros materiais institucionais, como folhetos e encartes.

6 – Faça publicidade no local

É importante que você faça também uma publicidade no local em que sua farmácia está. Coloque placas, use as vidraças, coloque windbanners em locais estratégicos próximos do espaço, ou seja, use o máximo do espaço para que os clientes próximos saibam que ali tem uma farmácia. Além disso, deixe explícito os itens que estão com desconto e os serviços que você oferece no espaço.

7 – Ofereça serviços gratuitos

Oferecer alguns serviços mais simples, de maneira gratuita, pode ser uma boa ideia para manter o cliente fiel à sua farmácia. Ou seja, serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, balança com medidor de altura. Todos esses itens são úteis para a população em geral e podem estreitar a relação dos clientes com o seu estabelecimento.

8 – Divulgue promoções sazonais

Durante um ano, existem diversas datas que podem lhe ajudar a alavancar as vendas. Black Friday, Dia das Mães, Natal, Carnaval. Em datas mais específicas, como o Dia das Mães, você pode oferecer descontos em itens específicos para mulheres. Agora, em datas como Black Friday e Natal, você pode oferecer descontos progressivos e cupons especiais.

9 – Tenha um site e um blog

Como já pontuamos aqui na nossa lista de dicas, a internet e o marketing digital estão sendo pontos indispensáveis no momento de fazer marketing para farmácias. Sendo assim, a criação de um site, onde você pode divulgar os produtos e serviços, e um blog, onde você pode colocar conteúdo de valor, são importantes para o seu negócio.

10 – Marketing para farmácias: Faça demonstrações

A demonstração de como os produtos funcionam ou de serviços, é uma das melhores estratégias para chamar a atenção de clientes em eventos ou inaugurações. Sendo assim, se a sua farmácia tiver uma vasta variedade de maquiagens e perfumaria, uma boa ideia é colocar uma maquiadora para fazer uma demonstração com os clientes.

Quais são as regras do marketing para farmácias?

Por ser um seguimento especial, o marketing para farmácias tem algumas regras que devem ser seguidas. Definido pela RDC nº 96/2008, para as farmácias populares, só é permitida a divulgação de medicamentos que não exijam prescrição médica. Além disso, é necessário colocar avisos sobre efeitos colaterais e princípios ativos. Para finalizar, existem alguns requisitos para se fazer a publicidade:

  • nome comercial do medicamento;
  • nome do princípio ativo;
  • número do registro do medicamento na Anvisa;
  • a indicação do medicamento;
  • a advertência obrigatória: “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”.

É recomendado que, caso você vá fazer a divulgação de uma farmácia, leia todas as regras necessárias.

E aí, conseguiu entender tudo? Então se liga nesses artigos:

Marketing de fidelização: o que é, tipos, benefícios e dicas

Close friends: como usar o recurso na estratégia de marketing

Black hat e white hat no SEO: o que são e diferenças

Fontes: Eurofarma, Farmarcas, MyPharma

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