Início » Link building: aprenda o que é e como fazer
Link building

Link building: aprenda o que é e como fazer

O link building, assim como outras estratégias, como os links internos, funcionam junto do SEO, para melhorar o ranqueamento do seu site. Link building é um termo em inglês, que no bom e velho português significa “construção de links”. Dessa forma, essa técnica nada mais é que a construção de uma rede de links para o seu site, que ajudam na sua autoridade e também no seu posicionamento.

Os buscadores usam de algoritmos, ou seja, robôs, para identificar os melhores sites de cada segmento. Assim, esses robôs “escutam” as redes de links, fazendo com que seu site seja reconhecido pela qualidade. Contudo, essa estratégia deve ser feita com cautela, para que o resultado não seja o oposto do esperado. Então, vamos lá entender tudo sobre essa técnica?

O que é link building?

O link builduing tem por objetivo construir uma rede de links, que direcione tráfego para uma página e aumente o seu ranqueamento nos sites de busca. Essa estratégia faz parte do conjunto de estratégias de SEO, que são usadas para aumentar a autoridade de sites.

Dentro do link building é possível ter links internos e externos, porém, eles geralmente são externos. Ou seja, links de referência vindos de outros sites, mais conhecidos como backlinks. Esses links não podem ser construídos sem critério, e é isso que vamos te mostrar no decorrer desse texto.

Qual é a importância do link building para o SEO?

Como dito anteriormente, os links são extremamente importantes para as páginas de busca, como o Google, e estão conectados diretamente ao bom posicionamento dessas páginas. Dessa forma, o link building acaba se tornando uma estratégia conectadas as estratégias de SEO.

Aqui, para que tudo dê certo, é preciso conquistar esses links de maneira orgânica. Além disso, é preciso que os outros sites tenham uma boa reputação, senão, você também cairá junto com ele. Para finalizar, para que seu site tenha um impacto real, os links precisam ser obtidos continuamente, e não apenas durante um período.

Como avaliar seus backlinks?

Para começar a usar a estratégia de backlinks no seu site, você precisa primeiro fazer uma avaliação de outros sites e do seu próprio. Sendo assim, você precisa buscar as seguintes informações: quantos backlinks o seu site tem atualmente; analisar quais sites estão linkando para o seu; verificar a reputação de tais sites; analisar quais páginas do seu site tem mais links e quais tem potencial para crescer mais.

Para obter e analisar essas informações você deve precisar de algumas ferramentas, como o MajesticSEO, o Moz e o Google Search Console. Com essas informações e os meios para analisá-las, você também pode analisar os seus concorrentes, para descobrir o que fazer ou deixar de fazer em sua estratégia.

Como fazer uma estratégia de link building?

1 – Busque parceiros

Uma das desvantagens dessa técnica é que você precisa de terceiros para executá-la. Ou seja, você precisa buscar parceiros e eles irão decidir se vão criar backlinks para sua página ou não. Porém, se você tiver uma boa relação com outros sites, essa relação será construída de maneira natural.

2 – Crie ativos de marketing digital

O marketing de conteúdo é um dos principais pilares do link building. Sendo assim, antes de fechar as parcerias, é preciso ter certeza que o público gosta do seu conteúdo. Além disso, se você já tiver um tráfego vindo do seu público, pode facilitar e gerar mais links para o seu site.

3 – Faça co-marketing

Depois de encontrar os parceiros certos e garantir que seu conteúdo é de qualidade, está na hora de definir como a parceria será feita. Dessa forma, saiba que as técnicas mais usadas são as de guest posting e co-marketing. Ou seja, no guest posting você cria conteúdo como convidado em um site. Já no co-marketing, o conteúdo é criado em parceria.

4 – Invista em assessoria de imprensa

Sites de notícia e imprensa em geral costumam gerar links valiosos. Além disso, eles costumam ser verificados pelo Google, mantém um bom ranqueamento e tem bastante autoridade. Sendo assim, a assessoria de imprensa pode te ajudar a aparecer em algum desses sites, e conseguir uma divulgação espontânea através deles.

5 – Rejeite backlinks duvidosos

Nem todos os backlinks recebidos são confiáveis ou bons. Inclusive, de maneira frequente, os sites acabam recebendo links que são spam ou de sites duvidosos. O uso desses links acaba prejudicando seu posicionamento nas páginas de busca. Portanto, tome cuidado.

Melhores ferramentas de link building

Majestic

A Majestic provavelmente é a ferramenta mais completa de análise de backlinks. A ferramenta analisa o perfil de backlinks da página, estima a qualidade e observa o volume de citações em outros sites. Infelizmente a ferramenta não é gratuita.

Google Search Console

O Google Search Console provavelmente é a ferramenta mais popular para analisar os backlinks. Além disso, ela é gratuita e funciona diretamente com as estratégias de SEO. A ferramenta cria uma comunicação entre o site e o Google. Assim, o administrador identifica problemas e oportunidades com mais agilidade.

Link Explorer (Moz)

A Moz é uma empresa referência no mercado de SEO. Além disso, ela oferece algumas ferramentas gratuitas de análise, como o Link Explorer, que ajuda no link building. A ferramenta analisa qualquer página que você quiser, oferecendo um relatório completo sobre backlinks, concorrentes e outros pontos no final.

E aí, conseguiu entender tudo sobre o link building? Então fique ligado nesses artigos:

Geração de leads: como começar, dicas e estratégias

Metodologias ágeis: como aplicar Scrum, Lean, Smart e Kanban

Tráfego orgânico: o que é, qual a importância e como conseguir?

Fontes: Resultados Digitais, Rock Content, Experta

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *