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Close friends: como usar o recurso na estratégia de marketing?

“Close friends” ou “amigos próximos”, em uma tradução literal, é uma das aplicações dos Stories do Instagram. Dessa forma, fique sabendo que a ferramenta existe para separar os seus amigos ou pessoas que você quer que veja determinado conteúdo em seus stories, de todos os outros que te seguem.

O mais bacana de tudo isso, por mais que você possa pensar que não, é a possibilidade de usar essa ferramenta em suas estratégias de marketing! Você pode usar esse recurso para se aproximar dos seus clientes mais fiéis, se diferenciar da concorrência e oferecer conteúdo exclusivo e diferenciado para seus clientes mais próximos. Então, vamos lá saber tudo sobre essa aplicação?

O que é e como funciona o close friends?

Como já foi dito, o close friends do Instagram é uma aplicação que permite separar um grupo dos seus seguidores para verem stories exclusivos. Ou seja, você pode selecionar os seus clientes mais fiéis e oferecer conteúdos e ofertas exclusivas em seus stories para eles. Isso servirá para estreitar o seu laço com eles e aumentar a fidelização.

O close friends, então, pode oferecer um espaço de conteúdos mais exclusivos, os quais outras pessoas não poderão ter acesso, além de proporcionar também uma relação de pertencimento e exclusividade através desse recurso capaz de aproximar, e muito, você de seus seguidores.

Para maior comodidade e interesse, você poderá definir quem participa dessa ferramenta. Além disso, você pode excluir, a qualquer momento, pessoas da lista.

Logo, esse é um recurso e tanto para você, empreendedor, tendo em vista que pode usar o close friends para promover promoções e outras ofertas exclusivas.

Como colocar os perfis no close friends?

Aqui no Brasil a lista de close friends se chama “amigos próximos”. Veja abaixo o passo a passo para usar esse recurso:

  • Passo 1: acesse o aplicativo do Instagram;
  • Passo 2: em seguida, basta entrar nos stories normalmente e selecionar uma imagem ou vídeo para postar;
  • Passo 3: na parte inferior da tela, você verá duas opções: seu story e amigos próximos;
  • Passo 4: clique na opção “amigos próximos” e selecione as pessoas que você deseja adicionar a essse espaço;
  • Passo 5: pronto! Agora é só postar!

Um fato interessante é que o recurso dos melhores amigos pode ser usado tanto por contas pessoais quanto profissionais. Além disso, está disponível para Android e iOS. Essa lista poderá ser editada a qualquer momento, e os usuários não são notificados ao ser adicionados ou removidos da lista. Além disso, essa ferramenta possibilita que você saiba se está na lista de alguém ao observar um contorno verde no story de uma conta que você esteja seguindo.

Por que usar o close friends na sua estratégia de marketing?

O close friends é um dos recursos que mais gera engajamento no Instagram, o que por si só já é um ótimo motivo para usar essa estratégia. Sendo assim, algumas empresas conseguem até aumentar o seu lucro, usando o melhores amigos para vender conteúdo exclusivo. Além disso, a fidelização também é um dos pontos positivos dessa estratégia.

Essa ferramenta é uma ótima forma de segmentar o seu público-alvo, ação que pode funcionar muito bem na sua estratégia de marketing. Ao fazer essa segmentação, você poderá construir conteúdos mais direcionados, o que pode ajudar a impulsionar o engajamento e interação com a marca.

Por fim, uma outra característica que justifica o seu uso na estratégia de marketing é o fato de a ferramenta proporcionar um espaço para que você promova ofertas exclusivas, lançamentos de produtos, novidades da marca, cupons e muito mais!

10 dicas para usar o close friends como estratégia de marketing

Confira 10 dicas que podem te ajudar a usar o close friends como estratégia de marketing:

1 – Ofereça atendimento especializado

No close friends é mais fácil gerenciar o atendimento, já que a lista de seguidores é menor, e também se aproximar dos clientes, já que é possível atender eles com maior efetividade. O atendimento especializado e humanizado é uma das estratégias que pode fidelizar seus consumidores.

2 – Promova descontos e promoções exclusivas

Só de ser incluído na lista de melhores amigos, os clientes já irão se sentir especiais. Porém, a divulgação de descontos e promoções exclusivas para os membros dessa lista pode ser ainda mais efetivo na missão da fidelização. Além disso, eles vão se sentir validados, e acreditar que comprar com você foi uma boa ideia.

3 – Divulgue conteúdo exclusivo

Caso você tenha uma lojinha ou uma página comercial de qualquer tipo, pode ser uma boa ideia divulgar conteúdo de valor no seu close friends. Além disso, pode oferecer conteúdo interativo como caixinhas de pergunta ou quizzes. Dessa forma, você pode até combinar estratégias, como oferecer um cupom de desconto após o quiz. Essas estratégias, além de fidelizar, aumenta o engajamento!

4 – Mostre os bastidores da empresa

Você bem sabe como os humanos são curiosos. Sendo assim, mostrar os bastidores da sua empresa, como as coisas são fabricadas e os recebidos da semana, pode aproximar a sua marca do público. Portanto, não deixe de divulgar o que acontece por trás das cortinas em sua empresa.

5 – Dê recompensas para sua lista

A sensação de exclusividade já deverá existir, apenas por fazer parte da lista, porém, receber recompensas irá fazer com que seus clientes se sintam validados! Além de promoções e descontos, você pode promover uma promoção exclusiva para os membros do seu close friends, oferecer ingressos para eventos e também pode fazer uma pré-venda dos produtos.

6 – Invista na sua relação com os clientes

Investir nesse relacionamento é fundamental para criar um espaço de exclusividade e pertencimento. Dessa forma, caso trabalhe com divulgação de novos produtos, você pode mostrar os lançamentos antes que sejam apresentados ao público geral. Um dos pontos positivos é que você pode receber feedback e pensar em melhorias antes de ser lançado no mercado. Bem legal, né?

7 – Ofereça cursos e consultorias

Você pode usar o close friends para divulgar seus cursos, consultorias e muito mais. A ferramenta permite que a divulgação aconteça por meio de links – o que pode levá-los exatamente onde você queira.

8 – Use influencers para divulgar o seu produto nos melhores amigos

Se a sua empresa usa influencers para divulgar os seus produtos, saiba que essa pode ser uma excelente estratégia para atrair mais clientes. Isso porque os usuários que participam do close friends desses influencers são extremamente engajados nas postagens, o que pode contribuir para a conversão e maior visibilidade da sua empresa.

9 – Entenda os desejos do seu público

Para saber o que os seus seguidores realmente desejam, realize enquetes, abra caixinhas de perguntas ou outros recursos disponíveis na plataforma.

Dessa forma, você vai ter dados que vão te direcionar a objetivos específicos, facilitando a produção de conteúdo e interação com os usuários.

10 – Incentive o engajamento

Por último, mas não menos importante, incentive a interação dos seus seguidores através de curtidas, comentários e compartilhamentos. A ideia é realmente socializar.

Métricas

As principais métricas para se acompanhar no close friends são as reações nos stories e as visualizações. Dessa forma, o primeiro é traduzido na forma dos emojis prontos que a plataforma oferece para reagir a cada conteúdo. Além disso, dependendo dos emojis usados, é possível saber se o público gostou ou não daquele conteúdo. Ademais, quanto mais visualizações seu conteúdo tiver melhor, o que mostra um interesse do público.

Fontes: Etus, Tray, Nuvem Shop, Escola de E-commerce, Marketing nas Redes Sociais, Butia, Growth House

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