O marketing para o Natal se faz muito importante, já que essa é a maior data comercial do ano. No Brasil, as expectativas tanto para essa data quanto para a Black Friday, que antecede ao Natal, são grandes para o comércio. Segundo pesquisas da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 54 bilhões de reais devem ser injetados na economia do país esse ano.
Certamente, um segmento de vendas que está incluso nisso é o ecommerce, ou seja, as vendas online. Dentro desse segmento, as principais estratégias estão nas redes sociais, que ajudam em todo o marketing da empresa. Então, vamos lá conhecer todas as dicas?
10 dicas de marketing para o Natal
1 – Se prepare com antecedência
Essa dica vale para todas as datas comerciais do ano. Porém, para datas como o Natal, que aumentam de forma exponencial as vendas, ela é mais importante ainda. Dessa forma, é necessário avaliar se o seu estoque irá comportar todas as vendas, é preciso produzir conteúdo de marketing para o Natal e preparar os canais de atendimento e vendas para comportar as novas demandas.
2 – Produza conteúdo para as redes sociais
Uma boa estratégia para aumentar as suas vendas nesse período é produzir conteúdo em suas redes sociais. A comunicação feita através das redes é capaz de expor sua marca, tanto para novos clientes quanto para os antigos. Sendo assim, é ideal que você faça conteúdo sobre essa data e organize posts sobre as promoções e produtos que serão vendidos no Natal.
3 – Marketing para o natal: Verifique o seu orçamento
É importante saber quanto você poderá investir em divulgação e publicidade paga. Ao mesmo tempo que estratégias mais tradicionais, como panfletos, é interessante para sua loja física, o uso de Ads é essencial para sua loja virtual. Dessa forma, busque separar um valor do seu orçamento exclusivamente para fazer publicidade online. Essa estratégia irá te trazer visibilidade em um curto período de tempo, o que é ideal para datas como o Natal.
4 – Prepare ofertas exclusivas de Natal
Datas comerciais tão importantes como essa, geralmente, vem acompanhadas de promoções e ofertas exclusivas para seus clientes. Essas ofertas, obviamente, tem de ser coerentes, para que você ainda tenha lucro. Dessa forma, não deixe de oferecer desconto em itens específicos, frete grátis, garantia estendida e outras formas de benefícios.
5 – Use o marketing de conteúdo
Usar o seu blog ou site para alcançar novos clientes pode ser uma boa nessa data comercial, principalmente se você tiver um bom SEO e posicionamento nas SERPs. Sendo assim, você pode produzir artigos: respondendo dúvidas frequentes dessa época; fornecendo soluções para problemas que possam surgir; expondo as promoções da época.
6 – Lembre dos clientes antigos
Uma ótima estratégia de fidelização é se lembrar das pessoas que já foram seus clientes. Segundo Philip Kotler, custa cerca de 6 vezes mais encontrar um novo cliente do que gerenciar um antigo. Sendo assim, é essencial formar um bom relacionamento com as pessoas que já consumiram na sua empresa. Durante o Natal faça questão de enviar ofertas exclusivas para eles, com mensagens que os façam se sentir especiais.
7 – Faça e-mail marketing para o natal
Muitos podem achar o e-mail marketing uma estratégia defasada. Porém, na verdade, ela é um ótimo meio de enviar novidades e conteúdos relevantes para os seus clientes. Nesse período, muitos já esperam receber diversas ofertas de diversas lojas. Sendo assim, o objetivo aqui é achar uma maneira de se destacar.
8 – Personalize produtos e serviços
Uma boa estratégia para aumentar as vendas durante esse período é fazer as clássicas “edições de Natal”. Mas, como assim? Bem, dependendo do seu tipo de produto e serviço, é possível personalizá-lo. Essa personalização acaba chamando a atenção dos clientes, que certamente vão se sentir atraídos pela exclusividade dos itens dessa época.
9 – Marketing para o natal: Faça um concurso
Sorteios e concursos são uma das estratégias mais utilizadas nessa época. Inclusive, poucas ações tem um alcance tão vasto quanto essas! Isso porque, durante um período em que os gastos são tão elevados, qualquer chance de ganhar algo gratuito é bem recebido. Sendo assim, promova sorteios e concursos em suas redes sociais.
10 – Invista na identidade visual de Natal
Outro ponto importante é se dedicar à identidade visual. É importante para os clientes se sentirem ambientados durante períodos como esse. Portanto, adapte a identidade das suas redes sociais para uma condizente com a época. Além disso, se você tiver uma loja física, decorar o espaço também pode ser ideal.
E aí, já anotou todas as dicas? Então se liga nesses outros artigos:
Identidade visual: o que é, qual é a importância e como criar?
Marketing de fidelização: o que é, tipos, benefícios e dicas
Como vender no Mercado Livre: passo a passo
Fontes: Resultados Digitais, NerdWeb, Team Lewis, Cliengo