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Isca digital: o que é, para que serve e como utilizar?

O conceito de isca digital é muito útil no marketing, já que existe para atrair leads. Essas iscas nada mais são que conteúdos, oferecidos muitas vezes de maneira gratuita, que revertem a sua distribuição em leads. Dessa forma, é uma estratégia com um custo razoável, mas que certamente trará frutos no futuro.

Atualmente, é preciso se “armar” de todas as maneiras, já que o marketing digital está se tornando cada vez mais competitivo. Sendo assim, é de extrema importância se inteirar de novas estratégias, para que sua empresa continue a crescer. As técnicas de isca digital servem exatamente para isso. Então, vamos lá conhecer mais sobre elas?

O que é isca digital e para que serve?

A isca digital nada mais é que uma estratégia para atrair leads para sua empresa. Mas como isso é feito? Bem, através da distribuição de conteúdos de valor para o seu público-alvo, é possível adquirir novos leads. É similar a uma troca, isso porque, enquanto sua empresa oferece conteúdo de maneira gratuita, o usuário deixa seus dados.

Certamente, toda estratégia de conteúdo tem por objetivo atrair clientes. Contudo, apesar de seguir essa ideia, as iscas se tratam de conteúdos com maior qualidade, profundidade e, muitas vezes, pode ser educativo. Eles podem até ter um caráter de entretenimento. Essas iscas geram tráfego e, quando o usuário deixa seus dados, se torna um lead. Esses leads são potenciais clientes, que podem ser nutridos até consumir com sua empresa.

Tipos de iscas digitais

1 – E-books

Por conta de sua popularidade, os e-books são uma das formas mais populares de isca digital. Sendo assim, os e-books geralmente oferecem informações aprofundadas e privilegiadas de determinado assunto. Para se obter um e-book é preciso preencher um formulário. Assim, se forma um lead de qualidade.

2 – Webinar

Uma boa maneira de fazer uma isca digital é produzir um webinar. Esse modelo, por usar a voz e a imagem de pessoas responsáveis pela empresa, aproxima o público. Além disso, faz com que tudo tenha um toque mais pessoal. Caso você grave o webinar, poderá gerar leads durante um longo período de tempo.

3 – Infográficos

Infográficos tem um alto valor para qualquer conteúdo, já que mistura imagens e textos. Ademais, esse conteúdo é feito com o objetivo de ser de fácil entendimento. Ou seja, pode ser compartilhado com todos. Com esse tipo de conteúdo dinâmico a geração de leads se torna mais fácil e torna o infográfico uma isca digital de sucesso.

4 – Quiz

Quizzes são extremamente ricos e servem também como um entretenimento para os usuários. Além disso, é relativamente fácil de ser feito, se a ferramenta certa for usada. Para além disso, quando um quiz instiga o usuário a compartilhá-lo, ele tem um grande potencial de viralidade.

5 – Vídeos

Os vídeos são, atualmente, a mídia de maior sucesso em todas as redes sociais. Todos adoram esse tipo de conteúdo, e ativamente o buscam em todos os lugares. Sendo assim, esse formato tem um potencial incrível de ser uma isca digital. Não existe uma fórmula para a produção de vídeos, o único objetivo é que ele seja interessante o suficiente para gerar tráfego e leads.

6 – Pesquisas e estudos

Em determinados mercados, pesquisas e estudos também são conteúdos bastante difundidos. Por muito tempo, tivemos acesso à esses conteúdos através de revistas e livros. Contudo, essas mídias não comportam todo o potencial desses estudos. Sendo assim, no contexto do marketing digital, qualquer empresa pode criar e divulgar um estudo, o que pode ajudar na geração de leads.

7 – Cursos online

Como você já percebeu, a isca digital serve para oferecer algo para os usuários de maneira gratuita. Sendo assim, nada melhor que oferecer um curso em uma área de interesse do seu público-alvo. Esse tipo de investimento demanda muito esforço e investimento, porém, também pode converter com maior efetividade.

8 – Sorteios e concursos

Sorteios e concursos em redes sociais, promovidos por diversas empresas, são comuns. Geralmente o objetivo é aumentar a visibilidade e o número de seguidores. Porém, também pode ser usado para gerar leads. Isso pode ser feito através de uma landing page, em que os usuários cadastram seus dados para participar das ações.

Quais são as vantagens em usar as iscas digitais?

Como dito anteriormente, a maior vantagem de usar essa estratégia é o potencial de atrair novos clientes para a sua marca. E, dessa forma, quanto mais potenciais clientes, mais vendas serão concluídas. Para além disso, o relacionamento com o público também se torna uma vantagem da estratégia. Quando você oferece conteúdo de qualidade, os usuários acabam criando empatia pela empresa e, consequentemente, se tornam clientes.

Quando e onde utilizar iscas digitais?

Se utilizadas no momento certo, as iscas digitais tem grande potencial para sua empresa. Portanto, um dos momentos ideais de usá-la é quando há poucos leads em seu funil. Sendo assim, quando os funis parecerem vazios, busque implementar as iscas, para preencher as lacunas.

Outro bom momento para aplicar a estratégia é quando sua empresa quiser gerar mais oportunidades de vendas. Dessa forma, quando as oportunidades de venda estiverem baixas, tente implementar as estratégias. Além disso, o ideal é planejar iscas de maneira recorrente, já que isso também ajuda no relacionamento com o público.

Para que as iscas funcionem da maneira correta, é preciso posicioná-las em canais com bastante visibilidade e tráfego. Assim, o ideal é colocar as iscas em redes sociais, em blogs ou em sites institucionais. Portanto, há grandes chances de um bom volume de usuários alcançarem esse conteúdo e se tornarem leads.

Como criar iscas digitais?

Para criar uma isca digital, é preciso analisar todos os aspectos da sua empresa. Ou seja, o tipo de isca pode variar de acordo com o segmento da empresa, do seu público, de estratégias, de campanhas, etc. Sendo assim, depois de analisar essas questões, é preciso desenvolver um planejamento estratégico.

Para criar as iscas é preciso ter uma boa landing page. Isso porque a landing page é um elemento fundamental para essa estratégia. É na landing page que o conteúdo será ofertado e é lá também que os dados dos usuários serão coletados. Além disso, é preciso ter um bom CTA (Call-To-Action), já que é assim que você vai atrair o usuário. Assim, com esses pontos alinhados, é hora de criar a sua isca digital.

E aí, gostou dessa matéria? Então vamos estudar mais um pouquinho com esses artigos:

Marketing no Telegram: estratégias para usar essa rede social

Tráfego orgânico: o que é, qual a importância e como conseguir?

Mapa da empatia: o que é, para que serve e como criar?

Fontes: Rock Content, Eixo Digital, Enotas

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