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Black hat e white hat

Black hat e white hat no SEO: o que são e diferenças

Uma coisa é fato: muitas empresas e profissionais estão sempre buscando formas de melhorar o posicionamento de páginas em buscadores como o Google e o Bing. A estratégia padrão para que esse posicionamento melhore é o SEO. Porém, é imperativo saber o que é certo e o que é errado ao trabalhar com essa estratégia. É por isso que vamos falar sobre as técnicas black hat e white hat.

De maneira resumida, a técnica black hat se aproveita de possíveis falhas nas regras do Google para ranquear melhor. Ou seja, as técnicas de black hat representam o “lado ruim” dessa estratégia. Agora, como você já pode imaginar, a técnica white hat é o exato oposto. Todas as estratégias dessa técnica seguem fielmente as regras. Então, vamos lá conhecer mais sobre esses dois lados?

O que são white hat e black hat?

O SEO, ou Search Engine Optimization, é um sistema de técnicas que faz com que seu conteúdo chegue nos consumidores de maneira orgânica. Além disso, essa estratégia usada por profissionais do marketing, aumenta a relevância do seu site. Depois que os buscadores legitimam seu conteúdo, você fica no topo por muito mais tempo. O black hat e o white hat existem dentro da estratégia SEO, com cada um deles trabalhando de uma maneira.

Essas duas técnicas são o extremo oposto uma da outra. O white hat representa boas ações e, consequentemente, o black hat representa más ações. Mas, de onde surgiu esses nomes? Bem, a inspiração veio dos filmes de faroeste, onde os mocinhos geralmente usavam chapéus brancos e os vilões chapéus pretos. Essa era uma maneira de diferenciar os personagens na época dos filmes em preto e branco.

White hat

Praticar ou fazer o white hat nada mais é do que seguir as boas práticas do SEO e usar as ferramentas e estratégias corretas para melhorar o posicionamento da sua página de maneira orgânica. Além disso, é claro, essa técnica não descumpre nenhuma regra dos buscadores. Mesmo que os resultados demorem a chegar, sua página não será penalizada ao seguir as regras.

Black hat

Como você pode imaginar, o black hat é o completo oposto do white hat. As técnicas usadas nessa estratégia vão contra as diretrizes do SEO. O black hat trabalha com formas de hackear e burlar as regras, para que os resultados cheguem mais rápido. Contudo, o uso dessas estratégias podem acarretar na exclusão permanente de seu site.

Quais são os riscos do black hat para um site?

Como já apontamos ao longo do texto, o black hat usa de técnicas para tentar enganar os motores de busca. Ou seja, não são aprovadas e podem trazer diversos malefícios para sua página. Sendo assim, a penalização do seu site é, provavelmente, o pior que pode acontecer.

Dessa forma, o que estava ruim, e te faz usar técnicas não autorizadas, vai ficar pior, já que o Google retira qualquer autoridade e posicionamento que seu site tinha antes. Portanto, o caminho para se recuperar de uma penalização é árduo, e você precisará trabalhar muito com o SEO para se reerguer.

E o gray hat, o que é?

Gray hat significa “chapéu cinza” e se refere ao meio termo, à área cinza entre essas duas estratégias tão distintas. A diferença do gray hat para o black hat está na frequência do uso dessas técnicas. Ao mesmo passo que o black hat é intenso, em busca de uma escalada rápida, o gray hat usa técnicas duvidosas, mas de uma maneira branda.

Alguns exemplos da prática de gray hat são aqueles spams que você recebe no e-mail. Além disso, nessa área cinza se compra links de domínios antigos para se criar backlinks. Essas práticas não são proibidas, mas elas também não são positivas para sua empresa e site. Além disso, não se usa o gray hat por um longo período de tempo. Apenas para dar um “boost” no site.

Principais práticas que devem ser evitadas

Como já sabemos, o black hat tenta manipular as diretrizes do Google e burlar as suas regras. Talvez você faça isso sem perceber, portanto, trouxemos aqui as práticas que não devem ser feitas, para você não sofrer uma penalização do Google:

  • Não use textos ou links ocultos;
  • Não crie múltiplas páginas com o mesmo conteúdo;
  • Não use palavras-chave irrelevantes em suas páginas;
  • Não utilize o cloaking, ou seja, a camuflagem do verdadeiro conteúdo da página;
  • Não use páginas de entrada com pouco conteúdo original.

Se liga nesses outros artigos, para manter uma boa prática de SEO:

SEO x SEM: conheça as diferenças entre as estratégias

Links Internos: o que são, por que usar e 7 dicas de SEO

SEO on-page: o que é e quais são as boas práticas?

Fontes: SEOMarketing, Rock Content, LiveSEO, Digital House

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