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Montar brechó online

Como montar um brechó online de sucesso? [GUIA]

Se você for aquele tipo de pessoa com um guarda-roupa recheado de peças incríveis, montar um brechó online pode ser uma boa opção para você. Esse tipo de negócio pode significar uma renda extra no final do mês. Além disso, é ótimo para reaproveitar peças e evitar que elas fiquem paradas sem uso.

Os brechós, apesar de ser um conceito antigo, estão em ascensão atualmente, junto com o avanço da tecnologia. Sendo assim, além de servir como uma renda extra, muitos estão até se voltando para essa opção como sua renda principal. No texto de hoje vamos te mostrar várias dicas de como abrir um brechó online e lucrar com ele. Vamos lá!

13 passos para montar um brechó online

1 – Elabore um plano de negócio

A organização é a chave de qualquer negócio. Sendo assim, elaborar um plano de negócio pode ser o que irá lhe ajudar lá na frente. O plano de negócio na verdade é um documento, que reúne todas as informações da sua empresa, como investidores, sócio e capital de giro. Esse plano deve ser uma prioridade no seu planejamento.

2 – Defina um estilo

Como qualquer outro tipo de negócio, é preciso definir um nicho ao montar um brechó online. Dessa forma, você pode começar definindo o estilo de roupa que será vendida em sua empresa. Você pode escolher coisas como roupas vintage ou roupas de alta costura. Isso porque, ao definir um estilo, será mais fácil encontrar o seu público-alvo e fazer sua estratégia de marketing.

3 – Procure parceiros e fornecedores

Começar vendendo suas próprias roupas ao montar um brechó online é uma boa ideia, porém, acaba limitando o seu estoque. Dessa forma, o ideal é procurar parceiros e fornecedores de confiança. Você pode negociar com pessoas que estão praticando o desapego ou comprar peças de bazares de asilos e outras instituições.

4 – Comece com um pequeno estoque

Antes de montar o seu brechó online, e começar a vender de fato, é preciso ter um pequeno estoque. Mas por que? Bem, como esse tipo de negócio trabalha praticamente apenas com peças exclusivas, isso garante para o cliente pelo menos uma certa variedade. Portanto, depois de selecionar suas próprias peças e os fornecedores, você deve começar a preparar o estoque.

5 – Preserve bem os produtos

Outro ponto importante que deve ser feito antes de montar seu brechó online, é garantir que as peças estão em ótima qualidade. Mesmo que as roupas sejam usadas, elas devem estar visualmente preservadas. Portanto, verifique se tem alguma costura que deve ser refeita ou botões a ser substituídos, antes de colocar a venda.

6 – Precifique os itens

Esse tipo de negócio, ou seja, os brechós, tanto online quanto físico, são conhecidos por oferecer peças mais baratas que as lojas. Isso porque o produto já está usado, portanto, não faz muito sentido as peças serem extremamente caras. Sendo assim, para precificar, é preciso ter conhecimento no mercado na moda, para que você seja justa, mas ainda tenha lucro.

7 – Faça uma sessão de fotos

Para qualquer tipo de negócio na internet, é preciso ter um bom visual, já que as pessoas não podem ter contato com o produto. Sendo assim, faça uma sessão de fotos das suas peças antes de montar seu brechó online. As imagens precisam ter uma boa qualidade e mostrar vários ângulos e detalhes do produto, para que o cliente não tenha dúvidas.

8 – Desenvolva uma boa descrição

A descrição é um dos pontos chave na venda de produtos online. Uma boa descrição deve ser um texto bem elaborado contendo as principais características e os benefícios de se comprar aquele produto. Além disso, deve responder às dúvidas dos clientes, em relação a tamanhos e materiais.

9 – Escolha o melhor canal de vendas

O canal de vendas é um dos passos mais importantes ao se montar um brechó online. Isso porque é através desse canal que virá toda a sua renda. Dessa forma, você deve estudar o mercado e descobrir onde seu público-alvo está. Você pode escolher vender através de redes sociais, marketplaces ou através de um site próprio.

10 – Invista na imagem

Em lojas online, a imagem acaba sendo algo essencial no momento de vender, já que o recurso visual é o principal ponto das mídias. Sendo assim, crie uma identidade visual única e que transmita a mensagem da sua loja. Além disso, tire fotos pensando na iluminação e nos detalhes, para que seus clientes tenham noção de todos os detalhes.

11 – Faça um bom marketing

Mesmo que o canal de vendas escolhido não tenha sido as redes sociais, elas ainda fazem parte do seu marketing digital, sendo essenciais para divulgar a sua loja. Você pode usar redes como Pinterest, Instagram e Facebook para divulgar imagens das suas peças e usar o Ads para que esse conteúdo chegue em novos clientes.

12 – Não esqueça dos meios de envio e pagamento

Esses dois passos são os últimos a se definir ao montar um brechó online. Porém, mesmo sendo os últimos, eles não deixam de ser essenciais. Caso você monte sua loja em um site ou nas redes sociais, é preciso fornecer um canal pelo qual os clientes possam pagar e receber o seu rastreio. Agora se você escolher um marketplace, essas transições facilitam, já que o pagamento e o envio é feito através da plataforma.

13 – Seja criativo

Montar um brechó online pode significar o momento certo para liberar toda a sua criatividade. Selecionar os looks certos, montar cenários para tirar fotos das suas peças e muito mais. Essa criatividade pode ser o que vai fidelizar o seu cliente. Seja criativo!

5 plataformas de brechó online

Além dos marketplaces mais conhecidos como Shopee e Mercado Livre, existem algumas plataformas especializadas na venda de roupas usadas, ou seja, brechós. Listamos aqui algumas dessas plataformas e suas principais características, para que você possa escolher a melhor:

Troc

  • Especializada em vendas de artigos de luxo
  • Para começar a vender através da plataforma é preciso ter mais de 15 peças
  • Quem define o valor da peça é a plataforma
  • Caso sua peça não passe pelo controle de qualidade, você pode pedir ela de volta, enviar para brechós parceiros ou doar para uma instituição de caridade
  • A empresa tem uma política de comissão específica: peças de até R$ 250: 40%; peças de R$ 250,01 a R$ 750: 50%; peças de R$ 750,01 a R$ 2.999,99: 60%; a partir de R$ 3.000: 70%.

Repassa

  • Aceita roupas, calçados e acessórios, não necessariamente de luxo
  • É preciso enviar as peças para passar pela curadoria
  • Os valores são definidos pela plataforma
  • Itens rejeitados podem ser recebidos de volta ou doados
  • A comissão é fixa em 50% do valor da peça

Enjoei

  • Aceita itens diversos como roupas, eletrodomésticos, acessórios, móveis e brinquedos
  • Qualquer pessoa acima de 18 anos pode se cadastrar e vender na plataforma
  • A precificação, respeitando o valor mínimo de R$9,00, e o envio é feito por você
  • O valor é repassado pela plataforma em até 15 dias úteis
  • A comissão é de 13% mais uma tarifa que varia de acordo com o valor do item

Etiqueta Única

  • O brechó vende apenas itens de luxo
  • Você deve responder um questionário e aguardar o contato da plataforma
  • Os itens para curadoria são recolhidos em São Paulo ou no Rio de Janeiro
  • Itens rejeitados podem ser recolhidos ao pagar o valor do frete
  • A comissão varia de acordo com o valor do item

Garimpário

  • Aqui se vende roupas, calçados, acessórios e bolsas/mochilas
  • O foco da plataforma é responsabilidade ambiental
  • Quem busca as peças é a plataforma
  • Você pode entrar em contato e enviar suas peças para avaliação

Benefícios de montar um brechó online

Esse é um mercado em ascensão, portanto, a hora é agora de montar um brechó online. Esse segmento está ligado a responsabilidade ambiental e a economia compartilhada, o que já é uma divulgação positiva por si só. Além disso, o custo é baixo e os lucros podem ser vantajosos. Portanto, não deixe de montar o seu brechó!

E aí, acha que está preparado para montar um brechó? Então se liga nesses artigos:

Tráfego orgânico: o que é, qual a importância e como conseguir?

Como vender no Mercado Livre: passo a passo

Identidade visual: o que é, qual é a importância e como criar?

Fontes: Nuvem, Kangu, iDinheiro

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