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Marketing para agência de viagens

12 dicas e estratégias de marketing para agência de viagens

O marketing para agência de viagens se faz necessário principalmente porque esse segmento está perdendo espaço para sites de venda de viagens. Sendo assim, as agências mais tradicionais, que contam com espaços físicos, precisam inovar, para se manter vivas no mercado. Um marketing bem feito pode ser a solução!

Os clientes tem certa facilidade em comprar viagens pela internet. Porém, muitos não tem o tempo para selecionar as melhores ofertas. E é aí que entra as agências de viagem! Portanto, para que você apareça para os clientes, trabalhar bem suas redes sociais é apenas dos passos essenciais. Vamos lá conhecer todas as dicas?

12 dicas de marketing para conquistar mais clientes para sua agência de viagens

1 – Faça um bom planejamento

Para qualquer ação de marketing, um bom planejamento é necessário para se ter sucesso. Sendo assim, além de evitar erros, esse planejamento ajuda a direcionar as atividades e a definir as ações dos colaboradores. Além disso, pode te ajudar a definir o que esperar para o futuro da sua empresa.

2 – Estude a persona

A persona é uma espécie de personagem, que representa com precisão o seu público-alvo. Focar na sua persona te ajudará a melhorar suas estratégias de marketing, já que elas terão um direcionamento mais direto. Portanto, você deve fazer uma pesquisa na sua base e definir sua persona, para que suas ações de marketing sejam mais efetivas.

3 – Construa um bom site

Atualmente, ter um bom site é essencial no marketing para agências de viagem. Isso porque as agências estão perdendo espaço para os sites de venda. Dessa forma, você deve construir um bom site, intuitivo, e que forneça todas as informações necessárias para os seus clientes.

4 – Crie um blog

O blog funciona como uma extensão do seu site, onde você pode criar conteúdos exclusivos e de grande importância pro seu público. O blog e o site tem uma diferença primordial, onde no site o seu objetivo é atrair os clientes para a venda. Já no blog existe uma jornada de educação sobre diversos temas, até chegar no momento da venda.

5 – Crie uma loja online

Como já ressaltamos anteriormente, uma das desvantagens das agências de viagem em relação à suas contrapartes online é o fato da facilidade na compra dos pacotes de viagem. Sendo assim, nada melhor do que oferecer praticidade para os seus clientes e promover uma loja online para eles.

6 – Crie conteúdo relevante

Os viajantes pesquisam sobre viagens com frequência. Qual o valor para determinado destino? O que comer em tal cidade? Como se locomover no transporte público da cidade? Dessa forma, o ideal é criar conteúdo sobre os principais pontos turísticos do mundo e aqueles que são menos conhecidos também.

7 – Use as redes sociais

Atualmente, a presença online é uma das maiores aliadas ao marketing digital. Apesar disso, não é necessário criar uma conta em todas as redes que estão disponíveis por aí. Descubra onde a sua persona está mais presente e foque seus esforços nessas redes. Além disso, abuse de recursos visuais, já que eles são de extrema importância no marketing para agências de viagem.

8 – Faça promoções

Uma das maneiras mais efetivas de conquistas novos clientes é promover descontos e promoções. Isso porque, todo mundo quer viajar, mas nem todos tem as condições de pagar o valor todo. Portanto, crie diversos tipos de pacotes, ofereça opções de parcelamento e promova preços especiais em baixa temporada ou datas comerciais.

9 – Use a prova social

No mundo virtual, as pessoas tendem à confiar umas nas outras. Sendo assim, a prova social é um dos assets mais interessantes no marketing para agências de viagem. Portanto, estimule os seus clientes a escrever ou gravar depoimentos sobre o atendimento e a viagem em si. Use-os em suas campanhas para chamar a atenção de novos clientes.

10 – Utilize recursos visuais

Como já apontamos aqui no artigo, os recursos visuais são de extrema importância no mundo virtual e principalmente no marketing para agência de viagens. Isso porque vídeos e imagens geram mais engajamento que textos. Dessa forma, use esse tipo de recurso no seu marketing para chamar a atenção de possíveis clientes.

11 – Considere usar chatbots

Muitas vezes os clientes tem dúvidas simples que podem ser resolvidas através de um sistema automático. Os chatbots ainda não são uma das estratégias mais usadas no momento, mas eles representam o futuro do marketing digital. Essa estratégia pode te ajudar a gerenciar seus clientes!

12 – Invista na personalização e no atendimento

Apesar dos chatbots ajudar em soluções de problemas simples, nada melhor que um atendimento especializado e personalizado para resolver problemas mais complexos. Além disso, esse é um dos maiores diferenciais das agências de viagens, já que os concorrentes virtuais geralmente não contam com esse atendimento exclusivo. Explore isso!

Desafios enfrentados pelo setor

Como já ressaltamos ao longo do artigo, o maior desafio enfrentado pelo setor é a ascensão da digitalização dos processos para se fazer uma viagem. Com o advento da internet ficou muito mais fácil pesquisar, acessar e comprar passagens, hospedagens e afins. Além disso, novas plataformas como Airbnb, WorldNomads e Couchsurfing, que facilitam a organização de viagens, podem ser uma pedra no sapato desse segmento. Mas, com as dicas citadas, é possível se manter vivo nesse mercado.

E aí, anotou todas as dicas? Então se liga nesses textos:

Mapa da empatia: o que é, para que serve e como criar?

Marketing de fidelização: o que é, tipos, benefícios e dicas

Metodologias ágeis: como aplicar Scrum, Lean, Smart e Kanban

Fontes: Rock Content, Neil Patel, Amura, Get Malas

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