As metodologias ágeis se referem a estratégias criadas no início do século e que foram consideradas um divisor de águas na indústria de softwares, por oferecer uma abordagem revolucionária. Isso porque havia uma dificuldade extrema em organizar os processos e entregar tudo a tempo. Sendo assim, essas metodologias surgiram para ajudar na criação de projetos.
Cada vez mais empresas estão apostando em metodologias ágeis, como Scrum e Lean, para deixar o trabalho mais eficiente. Essas metodologias ajudam a alinhar a equipe, transmitem mensagens com mais clareza e auxiliam a equipe a manter o foco no projeto. Então, vamos lá conhecer mais sobre essas metodologias?
O que são as metodologias ágeis?
Resumindo, a metodologia ágil é uma forma de acelerar o processo de entrega de um projeto. A criação dessas técnicas foram necessárias porque, cada vez mais, os processos precisam ser agilizados, principalmente com a evolução da tecnologia. Sendo assim, as empresas precisaram evoluir e buscar soluções rápidas.
Além disso, as metodologias ágeis contam com processos mais curtos, ao contrário dos processos tradicionais, que demandam muitos passos e muito tempo. Assim, as entregas são feitas em um tempo menor e com um alinhamento mais consistente entre a equipe. Essas metodologias foram construídas em cima de 4 pilares:
- Comunicação entre os indivíduos;
- Softwares são melhores que documentos abrangentes;
- Colaboração com o cliente;
- Adaptabilidade e flexibilidade.
Para que servem as metodologias ágeis?
As metodologias ágeis servem para entregar o resultado pedido pelo cliente no menos tempo possível e com maior qualidade. Sendo assim, ao invés de entregar o projeto final, você entrega a cada parte que for sendo concluída. A maior utilidade desses métodos é o foco total no cliente, para uma entrega eficaz e rápida do processo requerido. Assim, o cliente tem total integração com o projeto e se beneficia a cada passo, já que mudanças e melhorias ainda podem ser feitas, diferente de quando o projeto é entregue de uma vez.
Quais são as vantagens em usar as metodologias ágeis?
Velocidade
Como existe uma maior eficiência na execução dos processos, as entregas acabam sendo mais ágeis. Além disso, os projetos são entregues mais rapidamente, já que os clientes conseguem acompanhar todos os processos e validar todos os passos até a entrega final.
Qualidade
Durante a aplicação das metodologias ágeis, um dos passos mais importantes é a integração dos clientes com a empresa. Sendo assim, todas as fases do projeto passam pela avaliação dos contratantes, certificando que tudo está dentro do combinando e com a máxima qualidade possível.
Personalização
Ainda sobre a integração dos clientes com a empresa fornecedora do serviço, uma das maiores vantagens é a personalização do produto entregue. Assim, os clientes podem enviar sugestões, fazendo com que o resultado final seja exatamente como ele pensou.
Produtividade
Como os processos são acelerados pela remoção da burocracia, a equipe de produção fica mais criativa e produtiva. Além disso, a equipe fica mais livre para buscar soluções e resolver problemas. Sendo assim, as metodologias ágeis trazem muitas vantagens para as empresas.
Manifesto ágil
Em 2011, um grupo de 17 pessoas se reuniu para discutir e debater sobre novas abordagens de gerenciamento de projetos. Apesar de muitas metodologias antecederem à esse encontro, foi nesse momento que o Manifesto Ágil foi criado. Esse documento, de certa forma, oficializou a existência das metodologias e estabeleceu os princípios que as compõe.
Existem 4 sentenças que definem esse documento: agilidade; múltiplas entregas; intensa participação do cliente; customização do produto. Além disso, 12 princípios definem o documento: valor; frequência; flexibilidade; união; motivação; comunicação; funcionalidade; sustentabilidade; revisão; simplicidade; organização; auto avaliação.
Quais são as metodologias ágeis?
1 – Scrum
O Scrum é um dos métodos ágeis mais populares, e tem como principal objetivo auxiliar em projetos que tenham um curto prazo de entrega. Muitos confundem esse método com a própria metodologia ágil, já que ele é baseado em todos os pontos principais do manifesto.
Para que o Scrum funcione, é imperativo que toda sua equipe saiba exatamente a sua função e não se desvie dela. Além disso, para que o método tenha sucesso, é necessário que um integrante da equipe contratante esteja presente na sua equipe. Na prática, o Scrum funciona com ciclos, conhecidos como sprints, que são os intervalos de tempo entre cada etapa desenvolvida e avaliada.
2 – Lean
O Lean também é conhecido por ser enxuto, ou seja, mais rápido e simples de ser executado. Esse método é mais conhecido no universo das startups. Além disso, é indicado para projetos mais reduzidos e objetivos. Aqui, o objetivo é eliminar todos os desperdícios dentro de um projeto ou organização.
Assim, existe uma redução de custos, na complexidade das tarefas realizadas, aumento da produtividade da equipe e uma melhor distribuição das informações. Todos esses passos resultam em uma melhor entrega dos resultados. Ademais, esse métodos é construído por três passos:
- construir;
- medir;
- aprender.
3 – Smart
A metodologia Smart é ideal para traçar metas e é conhecida por ser uma alternativa que ajuda a criar projetos realistas e possíveis de serem executados. Para usar esse método, você precisa ter em mente seus princípios, que são indicados por cada letra de seu nome:
- S: se refere a specific, o que significa que sua meta precisa ser específica, para evitar confusões.
- M: se refere a measurable, o que significa que sua meta deve ser mensurável, ou seja, avaliável a partir de números.
- A: se refere a attainable, o que significa que as metas tem de ser alcançáveis.
- R: se refere a relevant, o que significa que as metas devem ser relevantes para o resultado final.
- T: se refere a time-related, o que significa que o time precisa de um prazo, para que trabalhem com mais foco.
4 – Kanban
O método Kanban é para quem ama uma checklist e gosta de ter um maior controle sobre os processos sendo desenvolvidos. Assim, esse método oferece uma visão de todo o projeto que está sendo desenvolvido. Esse é também um dos métodos mais ágeis, simples e utilizados pelas empresas. A sua adaptação para qualquer tipo de negócio também é admirável. Portanto, para seguir esse método, é preciso criar um quadro e dividi-lo da seguinte maneira:
- To do: atividades a serem realizadas;
- Doing: atividades sendo realizadas;
- Done: atividades que foram finalizadas, avaliadas e aprovadas.
Como implementar metodologias ágeis na empresa?
Para implementar esse método na sua empresa, o ideal é investir em treinamento para sua equipe. Dessa forma, um pedagogo empresarial poderá ajudá-lo. Além disso, é preciso realizar diagnósticos, com a ajuda de ferramentas como a análise SWOT, que ajuda a traçar planejamentos estratégicos.
E aí, conseguiu entender tudo sobre esses métodos? Então se liga nesses artigos:
Mapa da empatia: o que é, para que serve e como criar?
Isca digital: o que é, para que serve e como utilizar?
Geração de leads: como começar, dicas e estratégias
Fontes: Rock Content, Sambatech, Fia, Lumis