Início » Marketing jurídico: saiba o que é e como colocar em prática
Marketing jurídico

Marketing jurídico: saiba o que é e como colocar em prática

O marketing jurídico é uma pauta em crescimento, apesar da certa dificuldade em se executar. Ele representa as ações que podem ser feitas por advogados no âmbito digital. Ou seja, em redes sociais e sites especializados. Essas boas práticas também podem ser executadas no off-line.

A dificuldade mencionada anteriormente diz respeito ao Código de Ética da OAB. De acordo com as regras, advogados não podem fazer propagandas para captar clientes. Contudo, neste artigo, vamos te mostrar os métodos para fazer marketing jurídico dentro das regras. Vamos lá?

O que é o marketing jurídico?

O marketing jurídico nada mais é que uma forma dos advogados se mostrarem no mundo digital. Isso, é claro, sem infringir as regras impostas pela OAB. A execução correta dessa estratégia irá ajudar a mostrar as habilidades do advogado, e as áreas em que ele atua.

Essa técnica fortalece a imagem de advogados e bancas, alcançando os clientes e destacando diferenciais entre a concorrência. Para executar o marketing jurídico é preciso de planejamento e estratégia. Para que os resultados sejam positivos, é preciso alinhar as estratégias com os objetivos do escritório.

Qual é a importância do marketing jurídico?

Diferente do que estamos acostumados no marketing digital, aqui o foco maior é no marketing de conteúdo. Sendo assim, o objetivo não é criar propagandas, e sim materiais informativos e educacionais. É importante investir nesse tipo de conteúdo dentro de um escritório, para que a empresa passe confiança para os clientes. Ou seja, é preciso mostrar que sabe do que está falando e que tem autoridade no assunto.

Além disso, fidelizar clientes também é um passo importante para esses escritórios. Não é porque um cliente está com você agora, que irá estar no futuro. Portanto, para garantir que não seja esquecido, é preciso estar na vida dessas pessoas, através desses conteúdos postados nas redes sociais. Para finalizar, essas estratégias também garantem aumento de autoridade e visibilidade, o que consequentemente pode aumentar o número de clientes.

Marketing jurídico: Por onde começar?

Fixar metas

Antes de colocar a mão na massa, é preciso definir os principais objetivos do projeto. Sendo assim, para definir coisas como os resultados que você quer atingir e em quanto tempo, você tem que se basear nas metas financeiras do escritório. Tente também diluir os números e os prazos em ciclos menores, ao invés de fazer metais semestrais ou anuais. Assim, seus objetivos ficarão mais fáceis de ser atingidos e você não perde ritmo.

Definir o público-alvo

Uma das maneiras de facilitar a criação de metas e objetivos é conhecer o seu público-alvo. Quanto mais informações você tiver sobre eles, mais fácil fica de definir seus objetivos e traçar projetos. Dados como o tipo de emprego que eles possuem e até qual a rede social mais usada são muito úteis para definir como, quando e onde aplicar o marketing jurídico.

Escolher onde atuar

Existem inúmeras redes sociais e outras mídias onde você pode aplicar os seus conhecimentos. Contudo, nem todos esses canais irão atrair os clientes ideais para você. Sendo assim, escolha com sabedoria os canais que irão receber os seus esforços e que trarão mais resultado para você.

Selecionar as ações

Com todos os pontos anteriores definidos, está na hora de começar a executar suas estratégias de marketing jurídico. Assim, você deve definir o tipo de conteúdo que irá produzir e selecionar a sazonalidade desse conteúdo. Portanto, defina os melhores dias e horários e se atenha a eles, já que constância é muito importante nesse tipo de marketing.

Principais estratégias para o marketing jurídico

1 – Delimite sua área de atuação

Esse passo serve tanto para uma região física, quanto para a área em que seu escritório advoga. Portanto, delimite a região em que seus clientes estão e onde você irá atuar. Além disso, produza conteúdo que mostre seus conhecimentos com precisão.

2 – Estabeleça um orçamento

Isso pode parecer óbvio, mas é muito importante no marketing jurídico. Esse orçamento vai desde a criação do seu site até o impulsionamento de publicações em redes sociais. Você deve encarar esse orçamento não como um gasto, mas sim como um investimento, já que esse marketing irá te trazer clientes.

3 – Faça um mix de comunicação

Depois de definir o seu conteúdo e em quais redes você irá divulgar, pense também em fazer um mix de comunicação. Ou seja, poste diferentes tipos de conteúdo em cada rede social. Isso porque, cada rede tem uma finalidade diferente, portanto, se você replicar o mesmo conteúdo em todas, não irá alcançar todo seu potencial.

4 – Direcione o conteúdo para a principal atividade

Como dito anteriormente, o objetivo é demonstrar a sua autoridade na área de atuação principal do seu escritório. A advocacia tem diversas ramificações e áreas de especialização. Sendo assim, não se perca dentro desses conteúdos e tenha foco.

5 – Use seu site como uma vitrine

Sem dúvidas, um escritório precisa ter um site. Esse site será o endereço oficial do seu escritório online, se tornando o ambiente ideal para compartilhar dados como sua forma de trabalhar e seus valores morais. Portanto, transforme seu site em uma vitrine do seu escritório, para mostrar como você e sua equipe está qualificada.

Livros sobre marketing jurídico

Esse tema é riquíssimo e merece uma abordagem mais aprofundada, como em livros. Assim, trouxemos algumas indicações de obras que se dedicaram a estudar e mostrar as boas práticas do marketing jurídico. Veja aqui:

  • Marketing Jurídico – O Poder das Novas Mídias
  • Marketing Jurídico – Os Dois Lados da Moeda
  • O Guia Definitivo do Marketing Jurídico

E aí, conseguiu entender tudo sobre o assunto? Então se liga nesses artigos:

Tráfego orgânico: o que é, qual a importância e como conseguir?

Geração de leads: como começar, dicas e estratégias

Isca digital: o que é, para que serve e como utilizar?

Fontes: Aurum, Rodrigo Padilha, 3Mind

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *