O Telegram é, atualmente, um dos maiores aplicativos de comunicação por mensagem instantânea do mundo. Inclusive, muitos até o preferem ao seu maior concorrente, o WhatsApp. Criado em 2013 pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, na Rússia, o Telegram está cheio de oportunidades para o marketing.
A plataforma conta com muitos recursos que auxiliam na otimização da rotina de trabalho. Além disso, o canal aproxima ainda mais as empresas de seus consumidores. Então, nesse artigo vamos te explicar tudo sobre o Telegram e como usá-lo em suas estratégias de marketing! Vamos lá?
Como usar o Telegram em suas estratégias de marketing?
1 – Marketing no Telegram: Bots
Uma das maiores vantagens do Telegram em relação à outros aplicativos de comunicação é o uso de bots! Esses bots servem para se comunicar com seus cliente e resolver problemas de baixa complexidade. Além disso, eles podem ser usados também para a distribuição de informação importante. Você pode criar um bot diretamente no Telegram ou pesquisar na biblioteca um que se encaixe na sua necessidade.
2 – Marketing de conteúdo
Como dito anteriormente, os bots podem divulgar informações importantes. Além disso, você também pode usar o marketing de conteúdo no Telegram. Ou seja, o conteúdo que você divulga no seu site e nas suas redes sociais, você pode compartilhar na plataforma.
3 – Personalização
Uma das maiores vantagens do Telegram é a personalização que a plataforma permite. Isso é importante nas estratégias de marketing, já que você pode se divulgar com mais facilidade. Portanto, você pode personalizar sua conta com o nome da sua empresa e também divulgar o link do seu site com um espaço exclusivo.
4 – Criação de grupos e canais
Grupos e canais são essenciais para a divulgação de conteúdo. Assim, no marketing para Telegram, uma das melhores estratégias é a criação de grupos. A plataforma permite a criação de grupos de até 200 mil pessoas. Assim, é um canal de grande alcance para divulgar seu conteúdo.
5 – Canal para ofertas e brindes
Além da divulgação de conteúdo valioso, é possível usar o seu canal na plataforma para divulgar ofertas e brindes. Sendo assim, você pode promover diversas atividades com os participantes do grupo. Ademais, pode oferecer promoções exclusivas para os consumidores que estão ali.
O que é o Telegram?
O Telegram é um aplicativo de comunicação lançado em 2013 exclusivamente para Android. Contudo, atualmente ele é multiplataforma. Ou seja, está presente em todos os sistemas operacionais. Além disso, ele conta com cerca de 400 milhões de usuários mensais.
O Telegram se apresenta como uma alternativa entre os concorrentes mais populares, como o WhatsApp e o Facebook Messenger. Sendo assim, ele conta com ferramentas similares de envio de mensagens e criação de grupos. Além disso, o aplicativo é fácil de ser usado e muito intuitivo.
Como o Telegram funciona?
Como dito anteriormente, o Telegram tem aplicações similares a outros mensageiros conhecidos. Porém, eles se apresentam com algumas vantagens além das conhecidas no WhatsApp. Por exemplo, o envio de arquivos. No WhatsApp você pode enviar arquivos de até 100 MB. Já no Telegram é possível enviar arquivos de até 1,5 GB.
Em relação a marketing no Telegram, uma das melhores soluções é a criação de canais. Nesses canais, diferente dos grupos, apenas a marca ou dono do canal pode divulgar mensagens. A criação de grupos com até 200 mil usuários também é uma ótima vantagem para marcas.
Diferenças entre Telegram e WhatsApp?
Os usuários assíduos de Telegram sempre defendem a plataforma com unhas e dentes. Entre os argumentos estão a liberdade e privacidade que o app fornece. As duas plataformas usam a ferramenta de criptografia ponta a ponta. Contudo, para além dessa ferramenta, o Telegram permite a criação de chats secretos, o que aumenta a privacidade.
Agora, em relação ao marketing no Telegram, como falamos anteriormente, uma das melhores estratégias é o uso dos canais. Isso porque, além de você conseguir divulgar da maneira que preferir, o número de pessoas que segue o seu canal é ilimitado. Ou seja, você pode crescer sempre.
Em relação aos grupos, o WhatsApp tem um limite de 256 participantes por grupo. Agora, no Telegram, você pode ter até 200 mil usuários em um grupo. Além disso, você pode compartilhar uma mensagem com quantas pessoas quiser. Já no WhatsApp, pode enviar para apenas 5 outras contas por vez.
Por que utilizar o Telegram em suas estratégias de marketing?
Embora não seja tão popular quanto o WhatsApp, o Telegram conta com aplicações importantes para o marketing da sua empresa. Além disso, essas ferramentas te ajudam a fortalecer o relacionamento com o cliente, o que pode fazer com que suas vendas cresçam.
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Fontes: Exame, Rock Content, Sebrae, Conexorama, Hubspot