O Mercado Livre é um dos sites mais populares do Brasil. Além disso, é o lugar ideal para quem deseja iniciar suas vendas online. O marketplace abre as suas portas para quem quiser ser um vendedor. Sendo assim, qualquer um pode montar uma lojinha e começar a lucrar junto do site. Mas como vender no Mercado Livre?
Aqui no Brasil, esse modelo de ecommerce está cada vez mais popular, com sites como Shopee e Magazine Luiza crescendo e também se tornando grandes concorrentes para o Mercado Livre. Dessa forma, nesse artigo nós vamos te mostrar algumas das vantagens de se vender no Mercado Livre, como a grande visibilidade do site, e como se tornar um vendedor. Então, vamos lá?
O que é o Mercado Livre e como funciona?
Como dito anteriormente, o Mercado Livre é um marketplace. Ou seja, é um vitrine virtual, onde os vendedores podem anunciar seus produtos. Essas plataformas oferecem divulgação, o seu próprio nome, popularidade e uma grande estrutura, para que os usuários consigam vender com frequência.
Sendo assim, para começar a vender no Mercado Livre você precisa produzir um bom produto ou ser um revendedor. Além disso, você pode vender praticamente qualquer coisa na plataforma, contudo, eles se popularizam pela venda de eletrônicos.
Passo a passo de como vender no Mercado Livre
Para começar sua jornada com o Mercado Livre você precisa apenas de um CPF ou um CNPJ. Esses documentos são necessários para fazer um cadastro na plataforma. Além disso, você pode iniciar uma empresa sendo pessoa física ou jurídica. Portanto, os itens necessários são: nome e sobrenome, e-mail, CPF ou CNPJ e razão social, no caso da pessoa jurídica.
Apesar de contemplar as duas opções, vender no Mercado Livre tem mais vantagens para pessoas jurídicas. Isso porque o faturamento mensal pode ser maior e existem benefícios para as empresas. Porém, caso você ainda não tenha iniciado uma empresa, não se preocupe, você pode começar a vender como pessoa física e depois mudar para pessoa jurídica.
Vender no Mercado Livre: Primeiro anúncio
Para fazer o seu primeiro anúncio na plataforma é preciso saber de algumas coisas. A primeira delas é que, para que suas vendas tenham sucesso, os títulos, descrições e imagens devem ser bem feitas e pertinentes para o anúncio. Sendo assim, não deixe de prestar uma atenção especial nesses passos.
Após cadastrar os produtos, você deve escolher qual tipo de anúncio você irá usar. Atualmente, a plataforma tem três tipos de anúncio: Grátis, Clássico e Premium. O anúncio grátis tem uma baixa exposição, dura apenas 60 dias e parcela com juros. O anúncio clássico tem uma exposição maior, mas ainda parcela com juros. Agora, o anúncio premium tem a máxima exposição, ou seja, aparece no topo da página, e parcela em 12x sem juros. Incrível, né?
Benefícios de vender no Mercado Livre
1 – Estrutura
Vender no Mercado Livre significa contar com uma estrutura completa para amparar suas vendas. Sendo assim, você tem todas as ferramentas para vender, enviar seu produto e receber o valor referente. Portanto, todo o processo de gestão é simplificado e feito dentro da própria plataforma.
2 – Visibilidade
O Mercado Livre é o 5º site mais acessado do Brasil e conta com mais de 6 mil buscas por segundo. Ou seja, essa visibilidade será convertida para a sua empresa dentro da plataforma. Além disso, eles fazem publicidade constantemente, o que pode aumentar esses números. Com o auxílio dos anúncios patrocinados que você pode fazer para sua empresa, suas chances de conversão podem aumentar consideravelmente.
3 – Baixo investimento
Certamente que vender através da plataforma conta com o pagamento de algumas taxas. Contudo, para os novos vendedores, principalmente aqueles que usam os anúncios grátis, vender no Mercado Livre significa um retorno rápido e positivo, com um investimento irrisório.
4 – Autoridade
O Mercado Livre, ao longo dos anos de sua existência, acabou se tornando uma referência nacional entre os marketplaces. Além disso, a empresa é líder do segmento aqui no nosso país. Portanto, a confiança e a autoridade da empresa fazem com que os clientes sejam fiéis e voltem a comprar várias vezes. Isso significa que podem voltar a comprar com você.
Vale a pena vender no Mercado Livre?
Claro que a resposta para essa pergunta não é simples, já que uma resposta positiva ou negativa depende de alguns fatores. Além disso, o seu modelo de negócios também é importante para se tomar essa decisão. Como vimos, existem vários benefícios para se vender no Mercado Livre. Contudo, você deve decidir se depender de outra empresa e ter que pagar algumas taxas faz sentido para você.
Gostou de saber mais sobre o Mercado Livre? Então se liga nesses textos:
Como ganhar dinheiro na internet: 30 dicas [GUIA]
Como vender na Shopee e ganhar muito dinheiro pela internet?
15 dicas de sucesso para vendas na Black Friday
Fontes: Nuvem, Resultados Digitais, Mercado Livre