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OKR: saiba o que é e como implementar e veja exemplos

OKR é uma sigla em inglês que significa Objectives and Key Results. Ou “Objetivos e Resultados-Chave” no bom e velho português. Essa metodologia se popularizou no final do século passado, por ter sido usada em várias empresas do Vale do Silício, porém, principalmente, pelo Google.

Com o método, o Google passou de 40 para 60 mil funcionários, provando que é possível usá-lo por pequenas e mega empresas. O método, de maneira simples, se divide entre “eu vou” (objetivos) e “medido por” (resultados-chave). Com essa fórmula é possível definir metas e crescer a sua empresa. Então, vamos lá conhecer mais sobre o OKR?

O que é OKR?

Vamos direto ao ponto: o OKR é um modelo para uma gestão rápida e com um bom desempenho. Porém, o diferencial do OKR frente a outros métodos é sua característica comunicacional. O método alinha a empresa e motiva os colaboradores a trabalharem em união. Além disso, concentra os esforços para contribuições para o progresso da organização.

Esse método surgiu com Andrew S. Grove, o ex-CEO da Intel, porém, só se popularizou em 1999, quando um dos investidores do Google, John Doerr, apresentou o método para os funcionários. Dessa forma, o método foi o que fomentou o crescimento do Google, de uma pequena empresa para o que conhecemos hoje.

Estrutura

Para estabelecer as metas de maneira efetiva, Doerr simplificou a equação entre:

“eu vou” (objetivo): esse elemento se refere aonde a empresa deseja chegar. Para alcançar um objetivo, é preciso que ele seja descrito de maneira vívida, para que possam almejá-lo.

“medido por” (resultados chave): o segundo elemento são os resultados-chave, que são metas com impacto direto no alcance do objetivo.

Os objetivos são qualitativos e os resultados chave, que variam entre 2 e 5 entre cada objetivo, são quantitativos. Embora os objetivos devam ser direto ao ponto e simples, os resultados chave servem para mostrar se alcançaram o objetivo até o final do período estabelecido. Esse método é considerado muito eficaz, principalmente por suas características de gestão e comunicação. Portanto, os OKRs ajudam no foco dos colaboradores e combina o esforço da equipe em direção de um objetivo maior.

Como implementar OKR nas empresas?

1 – Comece pequeno

Deve-se abraçar os OKRs por completo em sua empresa, desde o início. Sendo assim, sua empresa não irá se tornar a Google da noite para o dia. Portanto, os objetivos devem começar pequenos, com uma abordagem mais interativa.

2 – Revise seus objetivos

Além disso, você pode evoluir seus objetivos após curtos períodos de tempo. Com a revisão você consegue perceber o que está dando certo e o que pode melhorar. Além disso, essas revisões mantém o objetivo fresco na mente de todos os colaboradores, fazendo com que não se esqueçam.

3 – Crie uma pequena vitória inicial

Para construir a cultura do OKR em sua empresa, você pode criar pequenas vitórias, para que a equipe se mantenha interessada. O ideal é fazer um piloto com uma área da empresa e ir expandindo. Além disso, pode fazer áreas que interajam muito trabalharem juntas nesse primeiro objetivo.

4 – Treine o time

Ainda sobre a criação da cultura OKR na empresa, treine e eduque seus colaboradores na importância das metas e o porque você adotou essa metodologia nos seus negócios. Entender os motivos aumenta a motivação do time e o engajamento dos funcionários.

5 – Tenha foco

Apesar do “multitarefa” ser um orgulho para algumas pessoas, é importante manter o foco nos objetivos iniciais. Sendo assim, busque finalizar e alcançar os objetivos antes de começar a pensar em outros, para que você e nem sua equipe se percam no processo.

Quais são os benefícios do OKR?

Como dito anteriormente, o uso do método OKR aumenta a colaboração e comunicação entre os colaboradores da empresa. Sendo assim, os funcionários fazem parte do processo estratégico da empresa. Além disso, o método ajuda na definição de prioridades e oferece feedback contínuo.

A transparência que vem com o uso do método é muito importante para os funcionários, que também recebem o devido reconhecimento por seus atos. Para finalizar, em relação ao método, uma de suas boas vantagens é que, por usar ciclos rápidos, o método facilita na descoberta e resolução de problemas.

Diferenças entre OKR e os demais métodos de gestão

Existem seis diferenças principais entre o OKR e os outros métodos de gestão:

  • As metas são mais curtas, permitindo a correção de problemas e sendo possível visualizar o que será alcançado;
  • A definição dos objetivos e dos resultados-chave são importantes para gerar o engajamento da equipe;
  • Os resultados-chave são reportados com uma frequência maior, fazendo com que os objetivos sejam mais tangíveis;
  • Esse método valoriza a transparência, assim, todos os funcionários engajam nos objetivos;
  • Com o OKR, as decisões são tomadas baseadas em dados, ou seja, detém confiança desde o início;
  • Aqui, o que é medido é o resultado e não as tarefas, deixando os funcionários mais confortáveis em sua execução.

Como acompanhar os OKRs?

A execução, certamente, é uma das partes mais importantes. Porém, acompanhar essas OKRs é um dos passos que facilitam o trabalho. Sendo assim, o acompanhamento é o melhor a se fazer, para ver se tudo está indo como planejado ou consertar ações, caso seja necessário.

Sendo assim, é importante fazer reports semanais, para que todos fiquem a par de novos OKRs ou quais melhorias devem ser feitas para atingir o objetivo. Além disso, outra forma de monitorar os OKRs é através de planilhas online, onde todos podem acompanhar o que pode ter mudado.

Bem legal essa metodologia né? Então vamos estudar mais um pouquinho com esses artigos:

Geração de leads: como começar, dicas e estratégias

Metodologias ágeis: como aplicar Scrum, Lean, Smart e Kanban

Tráfego orgânico: o que é, qual a importância e como conseguir?

Fontes: Endeavor, Resultados Digitais, CoBlue

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